Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: fabsilFrancesinhas
    só se for no TimeOut, ou no Cafe S.João, á Cufra da Av da Boavista não vou lá desde 2004, ou mais a Norte na Taberna Belga ou na Real Taberna.
    Concordam com este comentário: fabsil
    • Iko
    • 8 janeiro 2025

# 82

Eu não percebi nada disto, mas aqui em casa para colocar uma bomba de calor nesses valores precisava de mais de 50 anos para amortizar o custo da mesma, e tendo em conta que isso precisa de manutenções caríssimas, e duvido muito que elas cheguem aos 10 anos sem ter que por uma nova… 😮

Não entendo, ou gastam água que nem doidos a tomar banho ou vivem e zonas geladas e precisam de aquecer a casa constantemente e mesmo assim duvido que compense.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Contratempo
    • SrR
    • 8 janeiro 2025

# 83

Colocado por: jorgealvesTaberna Belga ou na Real Taberna.
    tens bons gostos pah
  2.  # 84

Colocado por: IkoEu não percebi nada disto, mas aqui em casa para colocar uma bomba de calor nesses valores precisava de mais de 50 anos para amortizar o custo da mesma, e tendo em conta que isso precisa de manutenções caríssimas, e duvido muito que elas cheguem aos 10 anos sem ter que por uma nova… 😮

Não entendo, ou gastam água que nem doidos a tomar banho ou vivem e zonas geladas e precisam de aquecer a casa constantemente e mesmo assim duvido que compense.
    uma bomba para AQS custa entre 1500€ e 3000€.
  3.  # 85

Colocado por: IkoEu não percebi nada disto, mas aqui em casa para colocar uma bomba de calor nesses valores precisava de mais de 50 anos para amortizar o custo da mesma, e tendo em conta que isso precisa de manutenções caríssimas, e duvido muito que elas cheguem aos 10 anos sem ter que por uma nova… 😮

o valor não pode ser unico e exclusivamente o que paga ao fim do mês. há quem tenha a lenha e diz que lhe sai muito mais barato porque tem lenha, ok é uma realidade, mas esquece-se de fazer contas ao tempo perdido a meter abaixo os pinheiros, a esperar que seque e a rachar. fora gastos de combustivel do motosserra, desgaste de maquinas, etc.

Colocado por: lmcaet
    Pode partilhar (pode ser por mensagem privada) que empresa top1 da zona centro é essa? Sou dos arredores de Coimbra, tenho interesse.
    Obrigado

posso indicar aqui, sem problema. Piclima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  4.  # 86

Não deixa de ser um luxo, é verdade.

O conforto também tem o seu preço.

Mas realmente são valores monstruosos para o comum mortal.

Eu estou numa de colocar a pre instalação do PHR (não tenciono mudar de casa tão cedo na minha vida... E é algo que quero para futur). Mas não iria ser um prioridade colocá-la a trabalhar.

A única coisa que me deixa de pé atrás é mesmo custo de manutenções poderm torna-se num elefante. Mas...
  5.  # 87

Colocado por: jorgealvessó se for no TimeOut, ou no Cafe S.João, á Cufra da Av da Boavista não vou lá desde 2004, ou mais a Norte na Taberna Belga ou na Real Taberna.
    Concordam com este comentário:fabsil
    . Que seja. Ando para ir a esses sítios. Não sou bem do Porto, mas dá-se o jeito :D
    • mica
    • 8 janeiro 2025

# 88

Colocado por: jorgealvestodas as desvantagens enunciadas são erros de calculo derivados de má escolha do equipamento.

esqueceu-se da maior vantagem em ter 2 equipamentos em separado: qualquer sapateiro põe aquilo a deitar agua quente enquanto que num equipamento unico já se precisa saber analisar, desenhar e configurar a maquina e a instalação, no entanto o simples ligar
    á corrente e dar ao botão não se traduz numa configuração acertada e muito menos eficiente.

Concordo, quê qualquer picheleiro consiga ligar as monobloco,No meu caso era mais fácil seria mais fácil ligar as AQS á 3R, colocar numa válvula de 3 vias e uma sonda e umas programações, seria mais fácil do que andar a meter tubo de cobre fazer corrimento a azoto, vácuo acrescentar gás etc, e olhe que sou mesmo sapateiro de profissão.😁😁
    • Iko
    • 8 janeiro 2025 editado

# 89

Sim tb tem mesmo de ser um luxo, acredito no entanto que fique muito mais em conta e com menos chatices ter outro sistema e AC para aquecimento e arrefecimento, (sim não é a mesma coisa). Mas para zonas com clima mais temperado é uma melhor opção.
    Para bolsos fundos, o problema não se coloca claro…

Colocado por: fabsil

Não deixa de ser um luxo, é verdade.

O conforto também tem o seu preço.

Mas realmente são valores monstruosos para o comum mortal.

Eu estou numa de colocar a pre instalação do PHR (não tenciono mudar de casa tão cedo na minha vida... E é algo que quero para futur). Mas não iria ser um prioridade colocá-la a trabalhar.

A única coisa que me deixa de pé atrás é mesmo custo de manutenções poderm torna-se num elefante. Mas...
    • HFSF
    • 8 janeiro 2025

# 90

Andei eu a perder tempo a configurar os termostatos e as valvulas com PID para perceber depois que a configuração deve ser feita toda na BC...

Alguma coisa aprendi pelo menos!
  6.  # 91

Colocado por: IkoSim tb tem mesmo de ser um luxo, acredito no entanto que fique muito mais em conta e com menos chatices ter outro sistema e AC para aquecimento e arrefecimento, (sim não é a mesma coisa). Mas para zonas com clima mais temperado é uma melhor opção.

Exato, não é a mesma coisa.

E para ter um conforto térmico (do tal que não é a mesma coisa) nas divisões mais importantes... Preciso de pelo menos 3 máquinas AC.

Custo aqui, custo acolá... Acaba por ir parar no mesmo.

E já são 4/5 máquinas para fazer manutenção.

Mas, sem dúvida, neste momento ainda tenho tudo em cima da mesa. O dinheiro não cai das árvores.
    • ARV
    • 8 janeiro 2025

# 92

Boa noite, era só para saber, se se sabia, o que era o sistema inverter, é um varidor de velocidade, porqe num sistema de compressor é melhor fazer uma variação analógica, do que trabalhar on-off, por acaso já vendi muitos e até os sei reparar.
    Como trabalhei quase toda a vida em controlo de temperatura, sei como se faz e sei escolher as melhores opções para o cliente, e só me espanta que ao cliente só seja dada uma solução, ou passas frio, ou gastas uns milhares numa BC!
    Eu tenho uma casa em zona I3 V3 não gastei metade dos valores que aqui vejo explanar, e quando chego com 5...7ºC ao fim de meia hora já começo a ficar confortavel, é que esses milhares todos são para 3..4 meses, depois é para estar parado, é como ter um Ferrari, para ir à padaria da esquina comprar um pão!
    É preciso ter sempre em conta a relação custo/beneficio.
    Quem precisar de climatizar a casa (aquecimento) deve ver as várias opções que há no mercado, fazer contas e optar.
    Tenho uns amigos que também têm casa na mesma zona, têm uma bela Daikin 16Kw com piso radiante, e quando querem vir ao fim de semana, para terem algum conforto têm de a programar para ligar 24 horas antes, e até ficam com os cabelos em pé quando vêm a fatura de energia!
    Ainda há outro ponto a considerar, quando se tem uma avaria numa BC, e se está a 100Km da assistência, lá vai uma deslocação de 200Km, e como o técnico não leva uma BC na mala da ferramenta, para tirar uma peça, vê qual é a avaria, diz ao cliente que vai encomendar a peça e volta passados 3 ou 4 dias mais 200Km, isto para colocar um nova bomba de circulação, na tal Daikin, e não digo em quanto é que ficou a "bucha" para niguém ficar escandalizado.
    Nós portugueses não somo uns "expert" em matemática, não se fazem bem as contas, por isso somos o que somos.
  7.  # 93

Colocado por: ARVBoa noite, era só para saber, se se sabia, o que era o sistema inverter, é um varidor de velocidade, porqe num sistema de compressor é melhor fazer uma variação analógica, do que trabalhar on-off, por acaso já vendi muitos e até os sei reparar.
    Como trabalhei quase toda a vida em controlo de temperatura, sei como se faz e sei escolher as melhores opções para o cliente, e só me espanta que ao cliente só seja dada uma solução, ou passas frio, ou gastas uns milhares numa BC!
    Eu tenho uma casa em zona I3 V3 não gastei metade dos valores que aqui vejo explanar, e quando chego com 5...7ºC ao fim de meia hora já começo a ficar confortavel, é que esses milhares todos são para 3..4 meses, depois é para estar parado, é como ter um Ferrari, para ir à padaria da esquina comprar um pão!
    É preciso ter sempre em conta a relação custo/beneficio.
    Quem precisar de climatizar a casa (aquecimento) deve ver as várias opções que há no mercado, fazer contas e optar.
    Tenho uns amigos que também têm casa na mesma zona, têm uma bela Daikin 16Kw com piso radiante, e quando querem vir ao fim de semana, para terem algum conforto têm de a programar para ligar 24 horas antes, e até ficam com os cabelos em pé quando vêm a fatura de energia!
    Ainda há outro ponto a considerar, quando se tem uma avaria numa BC, e se está a 100Km da assistência, lá vai uma deslocação de 200Km, e como o técnico não leva uma BC na mala da ferramenta, para tirar uma peça, vê qual é a avaria, diz ao cliente que vai encomendar a peça e volta passados 3 ou 4 dias mais 200Km, isto para colocar um nova bomba de circulação, na tal Daikin, e não digo em quanto é que ficou a "bucha" para niguém ficar escandalizado.
    Nós portugueses não somo uns "expert" em matemática, não se fazem bem as contas, por isso somos o que somos.

E o que sugere?
  8.  # 94

Colocado por: fabsilCusto aqui, custo acolá... Acaba por ir parar no mesmo
    o PRH fica sempre mais caro que AC, agora o PRH é no piso todo e não somente na sala e nos quartos, depois o consumo de energia é muito menor para um conforto inigualável
  9.  # 95

Colocado por: IkoSim tb tem mesmo de ser um luxo, acredito no entanto que fique muito mais em conta e com menos chatices ter outro sistema e AC para aquecimento e arrefecimento, (sim não é a mesma coisa). Mas para zonas com clima mais temperado é uma melhor opção.

Depende. Um dia se me apetecer meto ventiloconvectores e fico com uma solução all in one. Uma coisa é certa, estar dependente novamente de gás, lenha e afins é que nunca mais. Pelo menos eletricidade ainda posso meter uns fotovoltaicos e produzir para consumo. Gás e lenha chapéu.
    O preço não se pode refletir só no número final, há diversos fatores a ter em conta, conforto, tempo ganho, etc.
  10.  # 96

Colocado por: jorgealveso PRH fica sempre mais caro que AC, agora o PRH é no piso todo e não somente na sala e nos quartos, depois o consumo de energia é muito menor para um conforto inigualável

A meu ver o único problema do PRH é que para ser o mais eficiente possível o piso deve ser um bom condutor de calor, ou seja, cerâmico e atualmente estar a meter cerâmico nas divisões de lazer é um bocado meh.
    • SrR
    • 9 janeiro 2025

# 97

Pode meter madeira
  11.  # 98

Colocado por: DiogoJ1992
    Depende. Um dia se me apetecer meto ventiloconvectores e fico com uma solução all in one. Uma coisa é certa, estar dependente novamente de gás, lenha e afins é que nunca mais. Pelo menos eletricidade ainda posso meter uns fotovoltaicos e produzir para consumo. Gás e lenha chapéu.
    O preço não se pode refletir só no número final, há diversos fatores a ter em conta, conforto, tempo ganho, etc.

Concordo. Também penso assim acerca da eletricidade. Para o bem e para o mal... ainda é das únicas fontes de energia que qualquer um de nós pode produzir em casa. Escavar um buraco para encontrar gás ou petróleo, está fora de hipotese.

No meu caso, enquanto indeciso, estou mesmo muito inclinado para o conforto do PHR.

Vivo em casa, trabalho em casa, faço tudo em casa (e pela casa toda)... e não tenciono mudar de casa tão cedo.

Aliás, estou a pensar este meu "pequeno" cubículo para viver durante muitos e bons anos, com bons confortos.

Mas não vou ter orçamento para tudo numa primeira fase.

Por isso, pré-instalação de AC e PHR, nesta fase de construção, será indispensável para mim.

E depois, vou tomando as decisões de acordo com as necessidades, com mais tempo e dinheiro (enquanto se trabalhar, ele vai aparecendo...)
  12.  # 99

Colocado por: DiogoJ1992
    A meu ver o único problema do PRH é que para ser o mais eficiente possível o piso deve ser um bom condutor de calor, ou seja, cerâmico e atualmente estar a meter cerâmico nas divisões de lazer é um bocado meh.
    anda muito enganado
    Concordam com este comentário: mica
  13.  # 100

Colocado por: jorgealvesanda muito enganado

O pessoal continua a achar que o PRH não é uma forma constante de transferência de calor.

Colocado por: DiogoJ1992A meu ver o único problema do PRH é que para ser o mais eficiente possível o piso deve ser um bom condutor de calor, ou seja, cerâmico e atualmente estar a meter cerâmico nas divisões de lazer é um bocado meh.

O PRH funciona com todos os revestimentos, pode é levar mais ou menos tempo a chegar ao valor de temperatura pretendido.
    Se tiver o piso da casa bem isolada da terra a temperatura irá naturalmente para cima através do revestimento.

0.0345 seg. NEW