Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 11 janeiro 2025

# 121

Muito bom!
  1.  # 122

Colocado por: jorgealvesSCOP nominal: 6.94
      4.jpeg

Coisa mai arrumadinha…. :)
  2.  # 123

proxima a instalar
      1.jpg
  3.  # 124

Vou aproveitar este tópco pois acho que tenho um problema semelhante. Consumos excessivos por parte da BC.

Tinha a temperatura definida de AQS em 50º. Tenho o PRH desligado para fazer comparação de consumos.

Em Dezembro foram quae 1000Kwh de consumos. 4 pessoas. Banhos normais.

Testei desligando o apoio às AQS e o consumo desceu para metade segundo o site da E-redes.
    Liguei ao técnico, e a única sugestão que me deu foi descer o setpoint para 45º. Disse que com os 50º que a BC estava "puxar" bastante.

Tenho o setpoint a 45º desde 2f à tarde(dia 20). Mas vendo hoje os consumos na e-redes, não melhorou.

POr exemplo o dia anterior(dia 19) onde tinha AQS desligado o consumo mostra-me que foi de ~55 (soma total dos quartos de hora)
    Para ontem, dia 21, onde decorreu um dia completo, tenho um total de ~120.

Parece-me algo excessivo, não?

(E não tenho o PRH ligado.)
    • SrR
    • 22 janeiro 2025 editado

# 125

1000kwh só pra banhos é um absurdo, não tem resistências ligadas ou bomba de recirculação aqs? Ou a aquecer piscinas?
    •  
      AndreS

# 126

Colocado por: SrR1000kwh só pra banhos é um absurdo, não tem resistências ligadas ou bomba de recirculação aqs? Ou a aquecer piscinas?

Não, não tem resistência. Nem aqueço piscina.

Bomba de recirculação aqs, tenho uma Bomba que faz circular as AQS, mas está controlada por horas (domotica).
    Só nas horas dos banhos ´que se liga. Isso gasta muito?
  4.  # 127

muito excessivo, quase impossível diria eu.

por comparação a minha gasta à volta de 2kwh diários (dedicada 200l)

tem alguma coisa muito mal configurado/contado
    •  
      AndreS

# 128

Colocado por: manelvcmuito excessivo, quase impossível diria eu.

por comparação a minha gasta à volta de 2kwh diários (dedicada 200l)

tem alguma coisa muito mal configurado/contado

O meu depósito é de 300L. BC Daikin ehbx11cb. Como vê esses consumos diarios?

Já pensei comprar um Shelly EM para medir os consumos.
    • HFSF

# 129

Está aí alguma coisa muito mal configurada ou montada.

O mes passado gastei 60khw para AQS e nem fazemos os banhos seguidos (um é de manhã e outro à tarde e a bomba recirculadora move muita água)

Qual é a BC?
    •  
      AndreS

# 130

Colocado por: HFSFEstá aí alguma coisa muito mal configurada ou montada.

O mes passado gastei 60khw para AQS e nem fazemos os banhos seguidos (um é de manhã e outro à tarde e a bomba recirculadora move muita água)

Qual é a BC?

BC Daikin ehbx11cb

ps: os consumos que mencionei são totais, pois, não sei ver os consumos só da bomba.
  5.  # 131

ela deve ter um menu próprio para ver valores aproximados
  6.  # 132

Colocado por: AndreSJá pensei comprar um Shelly EM para medir os consumos.

Isto é fundamental.
  7.  # 133

Eu uma vez fiz as contas mal ao ir ver na e-redes de certeza que as está a fazer bem?

Paga esses valores no final do mês?

Tem aqui um post com duas pessoas (eu incluído) para ver quanto se anda a gastar para as AQS. Nada a ver com isso.

https://forumdacasa.com/discussion/86455/1/instalacao-bomba-de-calor/
    • fabsil

# 134

Colocado por: DacepaEu uma vez fiz as contas mal ao ir ver na e-redes de certeza que as está a fazer bem?

Tem aqui um post com duas pessoas (eu incluído) para ver quanto se anda a gastar para as AQS. Nada a ver com isso.

Uma coisa que tomo como certa na minha vida: desconfiar sempre da e-redes.

Não será o caso, acredito.

Mas também falo com conhecimento de causa, pois já estive num processo de reclamação que durou 1 ano e revelou-se numa correção de fatura que "poupou" mais de 500 euros em acertos.
    •  
      AndreS

# 135

Colocado por: DacepaEu uma vez fiz as contas mal ao ir ver na e-redes de certeza que as está a fazer bem?

Sim pago. No último mês paguei 974Kwh.

Mas sim o site da eredes é a forma que tenho de verificar os consumos. Acho que vou comprar um Shelly EM.

Tenho rede trifasica, mas para medir os consumos da BC, só preciso de um Shelly EM normal para colocar na fase/disjuntor da BC, certo?
  8.  # 136

Colocado por: AndreSVou aproveitar este tópco pois acho que tenho um problema semelhante. Consumos excessivos por parte da BC.

Tinha a temperatura definida de AQS em 50º. Tenho o PRH desligado para fazer comparação de consumos.

Em Dezembro foram quae 1000Kwh de consumos. 4 pessoas. Banhos normais.

Testei desligando o apoio às AQS e o consumo desceu para metade segundo o site da E-redes.
    Liguei ao técnico, e a única sugestão que me deu foi descer o setpoint para 45º. Disse que com os 50º que a BC estava "puxar" bastante.

Tenho o setpoint a 45º desde 2f à tarde(dia 20). Mas vendo hoje os consumos na e-redes, não melhorou.

POr exemplo o dia anterior(dia 19) onde tinha AQS desligado o consumo mostra-me que foi de ~55 (soma total dos quartos de hora)
    Para ontem, dia 21, onde decorreu um dia completo, tenho um total de ~120.

Parece-me algo excessivo, não?

(E não tenho o PRH ligado.)

Isso está aí um fenómeno do entroncamento. Só para ter noção tenho uma BC de 270l, 4 pessoas em casa, banhos diários, 60kWh/mês no pior mês do ano
    • HFSF
    • 22 janeiro 2025

# 137

A BC tem de ter algo para estimar. Estamos a falar de 500khw, ela pode não ser precisa mas errar por 500khw é muita fruta
  9.  # 138

Fui ao manual da BC e tenho estes menus.

É possível ver os consumos por estes menus?
      Captura de ecrã 2025-01-22 180307.png
      Captura de ecrã 2025-01-22 180326.png
  10.  # 139

Esses são do instalador, supostamente você tem do utilizador. Vá ao menu (salvo o erro 3 traços) / informações e procure um campo de energia ou consumo
  11.  # 140

tem lá um contador de consumo, mas é o total. Não dá para tirar conclusões. Mas vou tirar o valor agora e medir nos proximos dias.

0.0326 seg. NEW