Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.
    A média mensal de consumos deste ano era de 215kWh. Geralmente o valor a pagar mensalmente varia entre os 50€ e os 70€.
    Tenho tudo elétrico em casa, bomba de calor para AQS, forno, placa indução, etc.

Entretanto no mês passado adquiri uma bomba de calor Gree de 10KW para fazer aquecimento da casa e a fatura da luz disparou para mais do dobro.

Em novembro 724kWh - 185.38€ e em dezembro 1609kWh - 385.82€.

O setpoint de temperatura da bomba de calor é de 60ºC e do interior da habitação é de 22ºC.

Como os dias têm estado solarengos, de manhã ao acordar, baixo o setpoint de temperatura interior para 20º e quando chego a casa ao fim da tarde aumento novamente para 22º.

A temperatura do interior é controlada por um termómetro da honeywell que comunica com o exterior, controlando a bomba de calor e a bomba de circulação.

Costumo ir verificar a temperatura da água da bomba de calor e quando ela desliga rapidamente baixa a temperatura para a casa dos 20ºC. Dentro do depósito de inércia não faço ideia da temperatura, mas deve estar igualmente baixa porque coloco a mão nos terminais de cobre e não sinto calor.

De que forma posso poupar nos consumos e consequentemente em €? Atualmente tenho EDP Comercial.
  2.  # 2

Está barato.
  3.  # 3

Primeiramente verifica se a bomba de calor nao está em modo de resistência elétrica apenas.

Nao sei porque, no meu apartamento novo as instruções que me deram foi: só tem que ligar a BC e definir setpoint.
    Logo após apercebi-me que a BC estava ligada apenas à resistência e nao a funcionar com o ar interior... Mudei as settings e guess... a bomba deu erro.

Anda meio mundo a tentar enganar outro meio.

Aconselho a que ligue para a assistência técnica ou veja nos manuais se tem como definir os modos de aquecimento... Sei que para setpoints superiores a 50/55 nao sei bem, e para ciclo de legionella ela vai sempre ligar a resistência automaticamente para ajudar a atingir essas temperaturas.
  4.  # 4

Dependendo da necessidade de calor da casa esses valores podem ou não fazer sentido.

O aquecimento é com radiadores?

Limite a impulsão a 55 graus ou menos se der. Depende da BC, mas quando andei a procurar para comprar a minha, a maioria só fazia mais de 55 graus com apoio elétrico. Procure modificar a curva de funcionamento (se der), para tentar que não pare e arranque tantas vezes.

A minha BC chega a consumir 40kWh em dias críticos. Claro que não é assim sempre (aliás é a exceção, claro), mas 600kWh num mês frio é normal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoJ1992
  5.  # 5

O primeiro poderá ser mudar da EDP para outro operador (mais barato).
    Quanto está a pagar por KWh incluindo as TAR?
    Concordam com este comentário: HideCode
  6.  # 6

Colocado por: DiogoJ1992Atualmente tenho EDP Comercial.

Pode começar por resolver este “problema” :)
    Concordam com este comentário: macau5m, HideCode
  7.  # 7

Para poupar energia, ajuste o setpoint da bomba de calor para AQS para cerca de 50ºC. O isolamento da casa é bom?

Mantenha a temperatura interna um pouco mais baixa quando estiver fora e explore tarifas energéticas mais vantajosas e utilize eletrodomésticos fora das horas de pico para reduzir custos.

Cada vez tenho mais a certeza que o AC é mais eficaz e económico, oferecendo aquecimento no inverno e refrigeração no verão, sendo uma solução versátil e de baixo custo, e eficaz porque é rapido a resolver o problema.
  8.  # 8

També havia de saber a zona do país e se o aquecimento e radiante ou de outro tipo mas
    Quantos m2 para aquecer e isolamento da casa.
    Mas quase 400 euros de electricidade para uma habitação nova normal, e puxado.
  9.  # 9

Colocado por: setaevraCada vez tenho mais a certeza que o AC é mais eficaz e económico, oferecendo aquecimento no inverno e refrigeração no verão, sendo uma solução versátil e de baixo custo, e eficaz porque é rapido a resolver o problema.

Ainda assim não ha milagres. Tenho AC e concordo que é muito pratico e rapido e da resultado muito rapido. Mas em termos de eficiência não deve ser muito diferente de outras soluções baseadas em bomba de calor. Por outro lado a sensação de conforto não é a mesma que usando fontes irradiantes, pela forma como o corpo perceciona o calor frio.

nos 2-3 meses de inverno os consumos passam sempre do 1MWh por mes, caindo para uma media cerca de 500Kwh nos restantes meses.
    Tirando as diferenças de inercia dos vários sistemas, vai-se acabar por meter X kWh/Joules/etc de calor para dentro da casa para manter 21-22 graus o que vai sempre custar bastante.
    • hangas
    • 4 janeiro 2025 editado

# 10

Colocado por: jorgandMas quase 400 euros de electricidade para uma habitação nova normal, e puxado.

Os 400Eur concordo que é puxado, mas os 1600KWh podem não ser. Os dados apresentados sugerem um preço final medio por kWh na casa dos 23cents. Isto é que é muito.

Consegue-se facilmente 18cents já com IVA em tarifa simples. Se considerarmos que à noite ha mais necessidade de repor temperatura e assim tirar partido do bi-horario ainda mais compensa.

com o consumo indicado, por cada meio cêntimo por kWh reduzido, a fatura baixa 80Eur!
  10.  # 11

Outra coisa a ter en conta e por cada grau de temperatura a mais a coisa muda muito em termos de gastos, eu ainda estes dias tive a minha bomba ligada ao piso radiante e nao tive de ter mais de 19 graus de temperatura. A pessoas q gostam de 22 ,23 ai nao ai milagres.
    Concordam com este comentário: 1234
  11.  # 12

quanto pagas na edp?
    •  
      SEEING
    • 4 janeiro 2025 editado

# 13

Colocado por: DiogoJ1992Em novembro 724kWh - 185.38€

Com outro fornecedor de eletricidade com facilidade poupava 40€.

Colocado por: DiogoJ1992dezembro 1609kWh - 385.82€.

Com outro fornecedor de eletricidade com facilidade poupava 80€.

Colocado por: DiogoJ1992Como os dias têm estado solarengos, de manhã ao acordar, baixo o setpoint de temperatura interior para 20º e quando chego a casa ao fim da tarde aumento novamente para 22º.

Mesmo com 20°C quando não está em casa e com 22°C quando está em casa, eu diria que no máximo teria um custo de 75€ por cada 100m2. Taxas de potência não incluídas.
    Se mexer nas temperaturas para por exemplo 20°C quando Está em casa e 18°C quando não está, diria que o custo baixaria para 60€ por cada 100m2. Taxas de potência não incluídas.
    Estes exemplos com amplitudes térmicas de 5°C a 15°C.

Conclusão: mude de fornecedor de eletricidade e reveja o seu sistema de aquecimento.
    Concordam com este comentário: LrLisboa, jorgemlflorencio
  12.  # 14

Para mim não há nada como o A/C, consome pouco, é ligado apenas quando necessário, faz frio ou calor dando resposta a qualquer necessidade climática.
    O consumo de eletricidade ao longo de todo o ano anda sempre entre 140 e 200 kWh, não passa disso, isto no meu caso e não passo frio nem calor.

Para AQS e fogão tenho gás natural em que o gasto mensal anda numa média de cerca de 14€.
    Concordam com este comentário: setaevra, pkasa
  13.  # 15

Parece um pouco elevado, mesmo para um casa grande. A casa tem isolamento termico?

Algo que muitos nao lhe dirao - A bomba de calor e significativamente menos efficiente durante a noite, com temperaturas a rondar 3-5C. Se a casa nao arrefecer muito e melhor utilizar a bomba de calor entre as 9 e as 21. Se nao ha calor la fora, tem que trabalhar mais arduamente. A energia mais barata no bi horario nem sempre compensa.

Essa e maioritariamente a vantagem dos ares condicionados - ja que nao tem a demora para comecar a produzir calor como uma bomba de calor e radiadores, pode utilizar quando necessita com pouca inercia termica.

Se a casa for relativamente isolada deve demorar a arrefecer. Durante a manha a que pode ser mais demorado voltar a temperatura. Tem de experimentar. Aconcelho tambe,m um medidod de energia para a bomba de calor. Assim fica com ideis dos consumos, ja que como nenhum dia e igual, e dificil quantificar alguma alteracao que faca
  14.  # 16

Colocado por: justmePara mim não há nada como o A/C, consome pouco, é ligado apenas quando necessário, faz frio ou calor dando resposta a qualquer necessidade climática.
    O consumo de eletricidade ao longo de todo o ano anda sempre entre 140 e 200 kWh, não passa disso, isto no meu caso e não passo frio nem calor.

Para AQS e fogão tenho gás natural em que o gasto mensal anda numa média de cerca de 14€.
    Concordam com este comentário:setaevra

Sim mas o ar condicionado e adequando a um quarto ou apartamento. Nas vivendas, necessita de varios ou um sistema central, dai a bomba de calor as vezes ser recomendada. E o calor e sempre mais uniforme com um sistema de radiadores. pelos seus consumos nao me parece que seja casa grande, so o mes passado gastei isso apenas com um ar condicionado e nao foi nem a 22graus nem a tempo inteiro :-)
  15.  # 17

Colocado por: pedrodmsousaPrimeiramente verifica se a bomba de calor nao está em modo de resistência elétrica apenas.

Nao sei porque, no meu apartamento novo as instruções que me deram foi: só tem que ligar a BC e definir setpoint.
    Logo após apercebi-me que a BC estava ligada apenas à resistência e nao a funcionar com o ar interior... Mudei as settings e guess... a bomba deu erro.

Anda meio mundo a tentar enganar outro meio.

Aconselho a que ligue para a assistência técnica ou veja nos manuais se tem como definir os modos de aquecimento... Sei que para setpoints superiores a 50/55 nao sei bem, e para ciclo de legionella ela vai sempre ligar a resistência automaticamente para ajudar a atingir essas temperaturas.

A bomba de calor não tem resistência, é monobloco. A água do aquecimento é reservda num depósito de inércia de 100l.

Colocado por: Bruno.AlvesDependendo da necessidade de calor da casa esses valores podem ou não fazer sentido.

O aquecimento é com radiadores?

Limite a impulsão a 55 graus ou menos se der. Depende da BC, mas quando andei a procurar para comprar a minha, a maioria só fazia mais de 55 graus com apoio elétrico. Procure modificar a curva de funcionamento (se der), para tentar que não pare e arranque tantas vezes.

A minha BC chega a consumir 40kWh em dias críticos. Claro que não é assim sempre (aliás é a exceção, claro), mas 600kWh num mês frio é normal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DiogoJ1992

Sim, o aquecimento é a radiadores. Estamos a falar de uma moradia T3 R/C - 1º Andar com áreas relativamente boas, 3 wcs e construção de 2010.

Colocado por: LrLisboaO primeiro poderá ser mudar da EDP para outro operador (mais barato).
    Quanto está a pagar por KWh incluindo as TAR?

Neste momento 0,2031€ kWh e 0,416€ dia de potência. Tenho 6.9kva

Colocado por: jorgandTambé havia de saber a zona do país e se o aquecimento e radiante ou de outro tipo mas
    Quantos m2 para aquecer e isolamento da casa.
    Mas quase 400 euros de electricidade para uma habitação nova normal, e puxado.

180m2 R/C - 1º Andar, uso radiadores. A habitação não é nova, é de 2010 mais ou menos. O isolamento não é topo de gama. Paredes exteriores duplas com caixa de ar e roofmate pelo meio. Pé direito de 2.50m com 20cm entre o pladur e o teto. Diria que as maiores percas são pelas caixilharias que são todas de alumínio sem corte térmico, embora sejam de vidro duplo. As portas para o exterior não têm batente em baixo, tive de adaptar um aplique para isolar em baixo. O telhado é que poderia ser mais isolado porque tem a telha à mostra sem qualquer isolamento. Eu diria que não se comporta mal termicamente, mas não tenho uma grabde base de comparação.

Colocado por: jorgandOutra coisa a ter en conta e por cada grau de temperatura a mais a coisa muda muito em termos de gastos, eu ainda estes dias tive a minha bomba ligada ao piso radiante e nao tive de ter mais de 19 graus de temperatura. A pessoas q gostam de 22 ,23 ai nao ai milagres.

Nos não temos piso radiante, apenas radiadores. Mas para nós abaixo dos 21º já se torna desconfortável. Não gosto de andar encasacado dentro de casa.

Colocado por: SEEING
    Com outro fornecedor de eletricidade com facilidade poupava 40€.

Com outro fornecedor de eletricidade com facilidade poupava 80€.

Mesmo com 20°C quando não está em casa e com 22°C quando está em casa, eu diria que no máximo teria um custo de 75€ por cada 100m2. Taxas de potência não incluídas.
    Se mexer nas temperaturas para por exemplo 20°C quando Está em casa e 18°C quando não está, diria que o custo baixaria para 60€ por cada 100m2. Taxas de potência não incluídas.
    Estes exemplos com amplitudes térmicas de 5°C a 15°C.

Conclusão: mude de fornecedor de eletricidade e reveja o seu sistema de aquecimento.
    Concordam com este comentário:LrLisboa

O sistema de aquecimento é novo, tem 2 meses que está a funcionar não sei bem por onde mexer. Uso radiadores. No limite diria que posso baixar para 21º o setpoint de casa. A mulher está em casa agora por causa da gravidez, durante o dia tenho de manter a temperatura. Até porque me disseram que não devia baixar demasiado o setpoint do interior da casa e depois voltar a subir senão a agua arrefece e a bomba vai trablhar sempre no máximo. Provavelmente foi esse o meu erro.

Colocado por: cdtsilvaParece um pouco elevado, mesmo para um casa grande. A casa tem isolamento termico?

Algo que muitos nao lhe dirao - A bomba de calor e significativamente menos efficiente durante a noite, com temperaturas a rondar 3-5C. Se a casa nao arrefecer muito e melhor utilizar a bomba de calor entre as 9 e as 21. Se nao ha calor la fora, tem que trabalhar mais arduamente. A energia mais barata no bi horario nem sempre compensa.

Essa e maioritariamente a vantagem dos ares condicionados - ja que nao tem a demora para comecar a produzir calor como uma bomba de calor e radiadores, pode utilizar quando necessita com pouca inercia termica.

Se a casa for relativamente isolada deve demorar a arrefecer. Durante a manha a que pode ser mais demorado voltar a temperatura. Tem de experimentar. Aconcelho tambe,m um medidod de energia para a bomba de calor. Assim fica com ideis dos consumos, ja que como nenhum dia e igual, e dificil quantificar alguma alteracao que faca

Que medidor aconselha?
  16.  # 18

Colocado por: cdtsilvaSim mas o ar condicionado e adequando a um quarto ou apartamento. Nas vivendas, necessita de varios ou um sistema central, dai a bomba de calor as vezes ser recomendada. E o calor e sempre mais uniforme com um sistema de radiadores. pelos seus consumos nao me parece que seja casa grande, so o mes passado gastei isso apenas com um ar condicionado e nao foi nem a 22graus nem a tempo inteiro :-)

150 m2 só de habitação, sem contar com garagem e outros anexos. Para 2 pessoas chega e sobra.
    Também tenho radiadores, mas não os ligo, o consumo é muito mais elevado para além do tempo que demora um compartimento atingir a temperatura que se pretende e está limitado apenas à produção de calor.

O A/C não precisa estar em todos os compartimentos da habitação, basta estar nos principais. Só tenho 2 multi-split, para um total de 4 unidades internas. 1 na sala e 3 para os quartos.
    Quando os ligo no inverno, estão com temperaturas entre 23/24 e não estão todos ligados ao mesmo tempo, ligo apenas os necessários de acordo com a deslocação pela casa.

O consumo que mencionei é o total de toda a habitação e não apenas dos A/C.
    Se gastou tanto apenas com um A/C, é porque ou não faz bom uso dele (demasiado tempo ligado), ou o equipamento tem pouca eficiência energética.
  17.  # 19

Colocado por: DiogoJ1992Neste momento 0,2031€ kWh e 0,416€ dia de potência. Tenho 6.9kva

Mude para uma mais barata, tem que estar atento a isso e ir acompanhando. Pesquise o contas poupança do Pedro Anderssen por exemplo.

Quanto ao resto, a climatização gasta €. Pode diminuir os consumos reduzindo as necessidades energéticas (aumentar isolamento, por exemplo isolar a laje do sotão, melhores caixilharias etc), ou diminuir a temperatura, ajustar a variação de temperatura conforme os hábitos de estar em casa.
    Pequenas mudanças, todas juntas, fazem diferença. Conheça a casa, os vossos hábitos e vejam o melhor para vós.
  18.  # 20

Colocado por: LrLisboa
    Mude para uma mais barata, tem que estar atento a isso e ir acompanhando. Pesquise o contas poupança do Pedro Anderssen por exemplo.

Também pode ler e retirar informações aqui:
    https://forum.zwame.pt/threads/topico-oficial-empresas-de-electricidade-e-gas.986819/page-1278
    Este tópico tem-me ajudado muito nas minhas decisões.

0.0239 seg. NEW