Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A bomba de calor central não pode estar permanente a debitar potência tendo muitos ciclos de somente recirculação em que a unidade exterior está desligada, por outro lado uma máquina central a repor AQS demora 20 minutos num depósito de 300 litros e 35 minutos num de 500litros, isto assumindo que está completamente "frio" o que não é normal.
    A bomba ECH2O demora 8 a 12 horas para fazer o mesmo, sendo que com temperaturas exteriores abaixo de 5°C é somente a resistência eléctrica a trabalhar.

Portanto não será por 15 minutos e repor AQS que vai afectar a climatização (excepto se for um alojamento local onde os consumos de AQS são até esgotar) e tem a vantagem de rapidez, simplicidade e durabilidade da solução podendo ainda no depositadas AQS ter a redundância de uma vulgarissima resistência eléctrica para as emergências.
    Com uma só bomba pode e deve programar afim de na janela solar ter a temp máxima de acumulação dos 55°C integralmente de borla e ter depois o chamado reaquecimento a 45°C para os casados em que exista maior consumo de AQS.
    PS: sendo que até é muito mais em conta.
  2.  # 2

Colocado por: jorgealvesECH2O

Olhando, por alto, e na "nete" (vale o que vale) preços dessas soluções Daikin... de facto a qualidade paga-se.
    Mas ou muito me engano, não é para qualquer carteira :(
    • ARV
    • 8 janeiro 2025

# 3

Como eu disse as bombas de calor só não gastam € do bolso de quem as vende e de quem as instala, porque quem as tem é que sabe as faturas que paga!
    Como este forum se destina fundamentalmente para aprender e ensinar, algum vendedor/instalador de BC pode explicar o que é o sistema Inverter?
  3.  # 4

Colocado por: fabsil

Olhando, por alto, e na "nete" (vale o que vale) preços dessas soluções Daikin... de facto a qualidade paga-se.
    Mas ou muito me engano, não é para qualquer carteira :(
    costuma ser a solução mais barata, excepto se comparar com chinesices
  4.  # 5

Colocado por: ARVComo eu disse as bombas de calor só não gastam € do bolso de quem as vende e de quem as instala, porque quem as tem é que sabe as faturas que paga!
    Como este forum se destina fundamentalmente para aprender e ensinar, algum vendedor/instalador de BC pode explicar o que é o sistema Inverter?
    se calhar é melhor começar por aqui aprender para poder saber o que procurar.
    Inverter é uma tecnologia de variacao de rotação por variação de frequência.

Existem outros métodos de variação de rotação sendo que este é o mais difundido e eficiente em equipamentos domésticos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89, jorgemlflorencio
  5.  # 6

Colocado por: jorgealvescostuma ser a solução mais barata, excepto se comparar com chinesices

jorgealves, para uma solução de AQS + PHR, uma pequena moradia normal na ordem dos 140m2 a climatizar, 3/4pessoas, falamos numa necessidade de investimento superior a 10k só na maquina? Ou ando a ver coisas erradas nas pesquisas?

Pergunto por curiosidade, mas também interesse. Pois daqui a uns tempos vou ter que tomar decisões.
  6.  # 7

Colocado por: fabsilOu ando a ver coisas erradas nas pesquisas?
    depende de muito mais coisas mas é possível por menos que isso ou até por muito mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
    • mica
    • 8 janeiro 2025

# 8

Colocado por: jorgealvesA bomba de calor central não pode estar permanente a debitar potência tendo muitos ciclos de somente recirculação em que a unidade exterior está desligada, por outro lado uma máquina central a repor AQS demora 20 minutos num depósito de 300 litros e 35 minutos num de 500litros, isto assumindo que está completamente "frio" o que não é normal.
    A bomba ECH2O demora 8 a 12 horas para fazer o mesmo, sendo que com temperaturas exteriores abaixo de 5°C é somente a resistência eléctrica a trabalhar.

Portanto não será por 15 minutos e repor AQS que vai afectar a climatização (excepto se for um alojamento local onde os consumos de AQS são até esgotar) e tem a vantagem de rapidez, simplicidade e durabilidade da solução podendo ainda no depositadas AQS ter a redundância de uma vulgarissima resistência eléctrica para as emergências.
    Com uma só bomba pode e deve programar afim de na janela solar ter a temp máxima de acumulação dos 55°C integralmente de borla e ter depois o chamado reaquecimento a 45°C para os casados em que exista maior consumo de AQS.
    PS: sendo que até é muito mais em conta.

Eu não ponho a máquina principal no máximo apenas ponho a temperatura interior ba 20° quando chego a casa a temperatura está óptima não sobe muito durante a noite, A VMC também ajuda nesse campo.
    Sim a de AQS demora bastante a aquecer a água,por isso é que a tenho programado dessa forma mesmo de inverno, aquece a água sempre a 53° eu tenho a resistência desligada.a principal é de baixa temperatura, não me acredito que em 15minutos aqueça um depósito de 500lts sem apoio de resistência
    • mica
    • 8 janeiro 2025

# 9

De inverno é que tenho a principal a trabalhar 24° pq em vêz de ter os ventiloco vencedores a aquecer a casa tenho o prh
    • fabsil
    • 8 janeiro 2025 editado

# 10

Colocado por: jorgealvesdepende de muito mais coisas mas é possível por menos que isso ou até por muito mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabsil

Obrigado. Em boa verdade, ando aqui com propostas preliminares na ordem dos 8/9k (2 BC para cada serviço).
    Mas de outras marcas bem conhecidas, que não Daikin.

Na mesma grandeza de valores, uma solução Daikin pode ser mais tranquila.

Mas acho que vou ter que comprar um termoacumulador de 100 paus para remediar. E viver na casa 1 ano para testar in loco as necessidades de conforto térmico. :D

Porque mais de 10k assim há cabeça... a somar pré-instalação de PHR... Upa upa!

Todavia, outra vantagem (talvez fictícia) de separar os equipamentos, também é suavizar o investimento. Ainda que possa ser uma pior decisão a longo prazo.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 11

Colocado por: fabsil

Obrigado. Em boa verdade, ando aqui com propostas preliminares na ordem dos 8/9k (2 BC para cada serviço).
    Mas de outras marcas bem conhecidas, que não Daikin.

Na mesma grandeza de valores, uma solução Daikin pode ser mais tranquila.

Mas acho que vou ter que comprar um termoacumulador de 100 paus para remediar. E viver na casa 1 ano para testar in loco as necessidades de conforto térmico. :D

Porque mais de 10k assim há cabeça... a somar pré-instalação de PHR... Upa upa!

Todavia, outra vantagem (talvez fictícia) de separar os equipamentos, também é suavizar o investimento. Ainda que possa ser uma pior decisão a longo prazo.
    eu instalei no final de 2023 um Daikin 3R + um depósito ECH2O e respectiva resistência não chegou a 7000€ so as máquinas mencionadas (já com iva.6% porque apenas foi facturada já em 2024.) já devem ter levado aumento certamente..
  8.  # 12

Colocado por: mica

Eu não ponho a máquina principal no máximo apenas ponho a temperatura interior ba 20° quando chego a casa a temperatura está óptima não sobe muito durante a noite, A VMC também ajuda nesse campo.
    Sim a de AQS demora bastante a aquecer a água,por isso é que a tenho programado dessa forma mesmo de inverno, aquece a água sempre a 53° eu tenho a resistência desligada.a principal é de baixa temperatura, não me acredito que em 15minutos aqueça um depósito de 500lts sem apoio de resistência
  9.  # 13

Colocado por: Bruno.AlvesDe forma nenhuma. 16kW porquê? Precisa da potência adaptada à energia que precisa de colocar em casa. O que é que tem a ver os 300l de AQS com isso?
    Aquecer a mesma quantidade de água de uma temperatura para outra exige exatamente a mesma energia. Se for uma BC de AQS apenas vai em princípio aquecer mais devagar porque tem menos potência, mas vai estar a debitar essa potência durante mais tempo. No final, rendimentos à parte, é a mesma energia.

A primeira empresa que cá veio a casa, conhecida como sendo a top1 da zona centro a trabalhar com a Daikin e Gree apresentou-me exatamente isso. Uma Daikin Altherma 3. Exterior ERLA11DV3 Pot. Aque. – 12,4 kW Pot. Arref. – 17,4 kW e interior EBSX11P50D.
    Isto com depósito de inércia e radiadores ia para os 12 mil euros sem IVA.
    Fiz a brincadeira por 11.6 mil euros já com IVA. Sendo que tenho uma Termobrasa GOLD de 300L para AQS e uma Gree VERSATI IV MB 10 só para os radiadores.

Vantagens de 1 bomba apenas para AQS e radiadores:
    - Custo inicial mais baixo: Apenas uma unidade implica menos investimento em equipamentos e instalação.
    - Espaço: Menos espaço necessário para instalação, ideal para casas com área limitada.
    - Manutenção simplificada: Apenas um sistema para manter e monitorizar.

Desvantagens de 1 bomba apenas para AQS e radiadores:
    - Eficiência: Pode haver uma diminuição na eficiência quando a mesma bomba de calor é usada para funções distintas. A temperatura de operação para AQS (normalmente acima de 50-55°C) é mais alta do que a exigida pelos radiadores (geralmente 35-45°C em sistemas de baixa temperatura).
    - Prioridade de funcionamento: Durante períodos de maior procura simultânea (por exemplo, no inverno, quando há grande necessidade de aquecimento e AQS), a bomba de calor pode dar prioridade a uma função (geralmente AQS), afetando o conforto térmico.
    - Sobredimensionamento ou subdimensionamento: A bomba pode ser sobredimensionada para aquecimento e subdimensionada para AQS, ou vice-versa, dependendo das necessidades da casa.

Vantagens de 2 bombas para AQS e radiadores:
    - Eficiência otimizada: Cada bomba de calor opera em condições ideais para a sua função. A unidade para aquecimento pode funcionar a temperaturas mais baixas, aumentando a eficiência sazonal (COP), enquanto a unidade para AQS pode ser configurada para trabalhar eficientemente com temperaturas mais altas.
    - Redundância: Se uma unidade falhar, a outra continua a funcionar, garantindo que pelo menos uma necessidade (AQS ou aquecimento) é atendida.
    - Dimensionamento personalizado: Pode ajustar o tamanho de cada bomba de calor com base nas necessidades específicas de AQS e aquecimento da casa.

Desvantagens de 2 bombas para AQS e radiadores:
    - Custo inicial mais alto: O investimento inicial será maior devido à compra de dois sistemas.
    - Espaço: Requer mais espaço para instalação.
    - Manutenção: Maior complexidade e custos de manutenção devido à presença de dois sistemas independentes.
  10.  # 14

Colocado por: DiogoJ1992
    A primeira empresa que cá veio a casa, conhecida como sendo a top1 da zona centro a trabalhar com a Daikin e Gree apresentou-me exatamente isso. Uma Daikin Altherma 3.ExteriorERLA11DV3 Pot. Aque. – 12,4 kW Pot. Arref. – 17,4 kW einteriorEBSX11P50D.
    Isto com depósito de inércia e radiadores ia para os 12 mil euros sem IVA.
    Fiz a brincadeira por 11.6 mil euros já com IVA. Sendo que tenho uma Termobrasa GOLD de 300L para AQS e uma Gree VERSATI IV MB 10 só para os radiadores.

Vantagens de 1 bomba apenas para AQS e radiadores:
    - Custo inicial mais baixo: Apenas uma unidade implica menos investimento em equipamentos e instalação.
    - Espaço: Menos espaço necessário para instalação, ideal para casas com área limitada.
    - Manutenção simplificada: Apenas um sistema para manter e monitorizar.

Desvantagens de 1 bomba apenas para AQS e radiadores:
    - Eficiência: Pode haver uma diminuição na eficiência quando a mesma bomba de calor é usada para funções distintas. A temperatura de operação para AQS (normalmente acima de 50-55°C) é mais alta do que a exigida pelos radiadores (geralmente 35-45°C em sistemas de baixa temperatura).
    - Prioridade de funcionamento: Durante períodos de maior procura simultânea (por exemplo, no inverno, quando há grande necessidade de aquecimento e AQS), a bomba de calor pode dar prioridade a uma função (geralmente AQS), afetando o conforto térmico.
    - Sobredimensionamento ou subdimensionamento: A bomba pode ser sobredimensionada para aquecimento e subdimensionada para AQS, ou vice-versa, dependendo das necessidades da casa.

Vantagens de 2 bombas para AQS e radiadores:
    - Eficiência otimizada: Cada bomba de calor opera em condições ideais para a sua função. A unidade para aquecimento pode funcionar a temperaturas mais baixas, aumentando a eficiência sazonal (COP), enquanto a unidade para AQS pode ser configurada para trabalhar eficientemente com temperaturas mais altas.
    - Redundância: Se uma unidade falhar, a outra continua a funcionar, garantindo que pelo menos uma necessidade (AQS ou aquecimento) é atendida.
    - Dimensionamento personalizado: Pode ajustar o tamanho de cada bomba de calor com base nas necessidades específicas de AQS e aquecimento da casa.

Desvantagens de 2 bombas para AQS e radiadores:
    - Custo inicial mais alto: O investimento inicial será maior devido à compra de dois sistemas.
    - Espaço: Requer mais espaço para instalação.
    - Manutenção: Maior complexidade e custos de manutenção devido à presença de dois sistemas independentes.

Pode partilhar (pode ser por mensagem privada) que empresa top1 da zona centro é essa? Sou dos arredores de Coimbra, tenho interesse.
    Obrigado
  11.  # 15

Colocado por: fabsilmoradia normal na ordem dos 140m2 a climatizar, 3/4pessoas
    zona I1: maquina 3M 4Kw+deposito ech2o+resistencia emergencia=8835€ com IVA
    zona I2:maquina 3M 6Kw+deposito ech2o+resistencia emergencia=9415€ com IVA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  12.  # 16

Colocado por: Peper87
    não reparei que o meu comentário tinha ficado mal 🤦‍♂️ eu tenho uma 3R e um depósito de 500l ECH2O. Todos os dias as 14H aquece a água até aos 50°C. Com 3 duches diários e por vezes MLL e a vida da casa consumimos cerca de 8°C ao depósito. Quando aquece esses 8°C demora mais ou menos esses 15 min. Nunca medi o tempo ao certo. Mas é rápida.
  13.  # 17

Colocado por: DiogoJ1992Desvantagens de 1 bomba apenas para AQS e radiadores:
    todas as desvantagens enunciadas são erros de calculo derivados de má escolha do equipamento.

esqueceu-se da maior vantagem em ter 2 equipamentos em separado: qualquer sapateiro põe aquilo a deitar agua quente enquanto que num equipamento unico já se precisa saber analisar, desenhar e configurar a maquina e a instalação, no entanto o simples ligar
    á corrente e dar ao botão não se traduz numa configuração acertada e muito menos eficiente.
  14.  # 18

Colocado por: DiogoJ1992A unidade para aquecimento pode funcionar a temperaturas mais baixas, aumentando a eficiência sazonal (COP), enquanto a unidade para AQS pode ser configurada para trabalhar eficientemente com temperaturas mais altas.
    qualquer bomba de calor mesmo as mais achanatadas fazem diferenciação de temperaturas em função da utilização, por exemplo PRH: 25ºC a 40ºC de ida e AQS 45ºC a 55ºC, logo não é uma vantagem mas sim um facto comum.

Colocado por: DiogoJ1992- Redundância: Se uma unidade falhar, a outra continua a funcionar, garantindo que pelo menos uma necessidade (AQS ou aquecimento) é atendida.
    as bombas de calor mistas tambem têm redundancia integrada caso a bomba de calor entre em avaria, entra a resistência em funcionamento automaticamente ou manualmente conforme estiver definido, eu prefiro sempre manual, logo não é diferenciadora.

Colocado por: DiogoJ1992- Dimensionamento personalizado: Pode ajustar o tamanho de cada bomba de calor com base nas necessidades específicas de AQS e aquecimento da casa.
    idem, idem "" as manas mais brutas igualmente devem ser desenhads em função da utilização esperada pois existem com depositos desde os 90litros até aos 1000litros (mais comuns 180L, 230L, 300L e 500L)sejam integrados ou separados (num hostel cheguei a colocar uma bomba de calor com 2 depositos auxiliares de 500litros totalizando 1500litros de AQS= nunca faltoou agua quente e já la vão 12 anos)

portanto da sua analise as supostas vantagens são inexistentes exceptuando a que enumerei e que não referiu: qualquer gato liga aquilo numa tomada e deita agua quente.
  15.  # 19

Colocado por: Peper87Todos os dias as 14H aquece a água até aos 50°C
    se tiver solar fotovoltaico pode colocar a 55ºC que vai demorar mais uns minutos sendo igualmente gratuito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  16.  # 20

Colocado por: jorgealveszona I1: maquina 3M 4Kw+deposito ech2o+resistencia emergencia=8835€ com IVA
    zona I2:maquina 3M 6Kw+deposito ech2o+resistencia emergencia=9415€ com IVA

Ainda o vou chamar para vir ao Norte comer umas Francesinhas e instalar uma BC

0.0305 seg. NEW