Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

24 graus só se gostar de andar em cuecas em casa 😅
  2.  # 2

Colocado por: zetoAlguém faz uma ideia mais ou menos quanto pode consumir uma bomba de calor para 160m2 de piso radiante 24 sobre 24h,
    Temp. a 24 graus?
    Obrigado

Qualquer coisa entre 50-100€/mês provavelmente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
  3.  # 3

Colocado por: rjmpires
    Qualquer coisa entre 50-100€/mês provavelmente
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeto

Começa a ser mais barato que os Pellets ?? 😂
  4.  # 4

Colocado por: zeto
    Sim entre 23/24 graus, é como tenho sempre com os Pellets
    a formula exacta é fazer os calculos ao poder calorifico dos pellets deduzir a eficiencia da maquina e depois multiplicar pelo scop da bomba de calor que neste momento nas maquinas top ronda os 5/6, nas novas gerações chega aos 8 apesar de ter muitas bombas ja instaladas com scop a bater nos 6.

depois pode deduzir algum aproveitamento solar fotovoltaico e com isto baixar o custo.

mas neste momento em termos monetarios as bombas são bastante mais econômicas que os pellets derivado ao alto custo dos mesmos.
  5.  # 5

Colocado por: zeto
    Começa a ser mais barato que os Pellets ?? 😂

Sei de muita gente que gasta mais de 1 saco de pellets por dia para aquecer apenas uma parte da casa, e o conforto não tem nada a ver com o do PRH.
    PRH deve ser a forma mais barata de climatização, só é pena o investimento inicial ser tão alto.
    • zeto
    • 25 maio 2025 editado

# 6

Colocado por: jorgealvesa formula exacta é fazer os calculos ao poder calorifico dos pellets deduzir a eficiencia da maquina e depois multiplicar pelo scop da bomba de calor que neste momento nas maquinas top ronda os 5/6, nas novas gerações chega aos 8 apesar de ter muitas bombas ja instaladas com scop a bater nos 6.

depois pode deduzir algum aproveitamento solar fotovoltaico e com isto baixar o custo.

mas neste momento em termos monetarios as bombas são bastante mais econômicas que os pellets derivado ao alto custo dos mesmos.

Jorge um exemplo: o inverno 2024/25 gastei em 6meses e uma semana temperatura 24h 23 graus , 185 sacos (isto é porque tenho uma maquina de guerra e o circuito da água no piso ronda apenas 40 graus senão iria gastar muito mais, é o que gasto em média desde que tenho sistema a Pellets com piso radiante, agora somando 185 sacos que foi o que gastei x 4.7€ com o iva a 23% 869€ a dividir pelos 6 meses = 145€ por mês, acha que consigo o mesmo com bomba de calor para piso com 180m2 ??
  6.  # 7

Em que zona de Portugal mora?
    Que isolamento tem na casa?
    Certamente que não vamos poder fazer uma relação direta dos nossos consumos porque moro numa zona do país possivelmente mais amena.
  7.  # 8

Colocado por: zeto185 sacos
    185 sacos vezes 15 kg= 2775Kg como o calor especifico dos pellets ronda os 5Kwh\kg, com a queima foram 13.875Kwh, assumindo que a caldeira tem uma eficiência de 95% (desconheço em absoluto sendo meramente indicativo)dá que consumiu 13.181Kwh.
    no mesmo cenário uma bomba de calor com SCOP 5.5 (Valor mediano) teria um consumo electrico de 2397Kwh que corresponderia a 479€ (valor de referencia 0,2€\Kwh).

no entanto o consumo real seria menor por via de opções como por exemplo curva climática e eventual apoio fotovoltaico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto, larkhe
  8.  # 9

Colocado por: rjmpiresEm que zona de Portugal mora?
    Que isolamento tem na casa?
    Certamente que não vamos poder fazer uma relação direta dos nossos consumos porque moro numa zona do país possivelmente mais amena.

Braga
    Certificado penso eu A
    • eu
    • há 7 dias

# 10

Colocado por: rjmpiresPRH deve ser a forma mais barata de climatização

Em termos de custos, nada bate o ar condicionado, mas claro que o conforto nem sequer é comparável.
  9.  # 11

A minha BC para fazer climatização (aquecimento e arrefecimento) por PRH (180m2) gastou 2100 kWh num ano, em Braga. Se fizer o calculo com o Kwh a 0.20 euros, custou 35 euros por mês. Na realidade foi muito menos porque não só tenho fotovoltaico como paguei em media o kWh a um valor mais baixo.
  10.  # 12

Colocado por: brunoarealidade foi muito menos porque não só tenho fotovoltaico como paguei em media o kWh a um valor mais baixo.

Isso não interessa para a energia gasta em kwh.

Então se tivesse um gato no contador, a BC não gastava nada.
  11.  # 13

eu desde janeiro gastei sensivelmente 2 MWh x 0,1385€/kWh = 263,7 + impostos
    230m2 de piso e mais de 70m2 de vãos, sempre a 21ºC no norte do país, junto ao rio Minho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  12.  # 14

Colocado por: Varejote

Isso não interessa para a energia gasta em kwh.

Então se tivesse um gato no contador, a BC não gastava nada.

Conta porque este foi o consumo da BC para climatização. O que varia é o preço pago pelo KWh. Daí eu ter dito que foi menos que os 35 euros por mês. Mas também pelo mesmo motivo indiquei o consumo em kWh.
  13.  # 15

Colocado por: brunoaA minha BC para fazer climatização (aquecimento e arrefecimento) por PRH (180m2) gastou 2100 kWh num ano, em Braga. Se fizer o calculo com o Kwh a 0.20 euros, custou 35 euros por mês. Na realidade foi muito menos porque não só tenho fotovoltaico como paguei em media o kWh a um valor mais baixo.
    temperatura interior? quantas horas por dia, durante quanto tempo?
  14.  # 16

Nunca desligo a climatização o ano inteiro. 24,5C verão e 20,5C inverno.
  15.  # 17

A minha BC num ano gastou 4,60 MWh, para fazer AQS e climatização da casa.
    Trás os Montes, muito frio no inverno, muito calor no verão.

0.0328 seg. NEW