Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tentei aceder ao portal das finanças para ver se o contrato que celebrei com o meu senhorio há poucos anos atrás ficou registado, no entanto não vejo nenhum registo na página dos contratos nem vejo nenhum recibo de renda.

Podem ajudar-me a perceber se há alguma forma de fazer essa verificação, ou se for necessário, como devo comunicar com a AT para garantir o registo do mesmo?

Obrigada.
    • size
    • 4 janeiro 2025

# 2

Só junto de um balcão das Finanças munida do respectivo contrato.
    Não está a receber os recibos electrónicos das rendas pagas ?
  2.  # 3

Colocado por: sizeSó junto de um balcão das Finanças munida do respectivo contrato.
    Não está a receber os recibos electrónicos das rendas pagas ?

Como é que se pode receber recibos eletrónicos? Tenho apenas recebido recibos de renda em papel, geralmente em cada x meses colocado na minha caixa de correio do apartamento.
    • size
    • 4 janeiro 2025

# 4

Colocado por: Aries23

Como é que se pode receber recibos eletrónicos? Tenho apenas recebido recibos de renda em papel, geralmente em cada x meses colocado na minha caixa de correio do apartamento.

Os senhorios só podem emitir recibos em papel se possuírem idade igual ou superior a 65 anos. É o caso ?
    • size
    • 4 janeiro 2025

# 5

Como verificar se o contrato de arrendamento foi registado nas finanças pelo senhorio?

Se na sua declaração de IRS, preenchimento automático, aparecerem na rubrica encargos com imóveis o valor das rendas pagas, é sinal que o contrato está registado.
  3.  # 6

Colocado por: size

Os senhorios só podem emitir recibos em papel se possuírem idade igual ou superior a 65 anos. É o caso ?

Não sei ao certo qual a idade dele, embora o arrendamento é feito pela empresa dele. Verifiquei que no ano passado, houve um registo de recibo para os primeiros meses no e-fatura, mas faltam os restantes meses.

Colocado por: size

Se na sua declaração de IRS, preenchimento automático, aparecerem na rubrica encargos com imóveis o valor das rendas pagas, é sinal que o contrato está registado.

Acho que tive que colocar manualmente o valor total da renda no ano passado, quando fiz a declaração para o ano 2023.
  4.  # 7

Os recibos de renda ficam sempre disponíveis no portal das finanças, têm sempre de ser registados e se o seu NIF está nesse contrato /recibo tem de aparecer, se não, já sabe, é apenas mais um
  5.  # 8

Colocado por: xiripitiOs recibos de renda ficam sempre disponíveis no portal das finanças, têm sempre de ser registados e se o seu NIF está nesse contrato /recibo tem de aparecer, se não, já sabe, é apenas mais um

Não consigo ver os recibos no portal, pelo que não deve ter registado?
    No entanto, os senhorios não são obrigados a fazê-lo? E se os inquilinos declaram as rendas pagas na declaração IRS anualmente, não poderia ser normalizado?

Irei tentar contactar a AT para ver a minha situação em breve.
  6.  # 9

Não consigo ver os recibos no portal, pelo que não deve ter registado?
    No entanto, os senhorios não são obrigados a fazê-lo? E se os inquilinos declaram as rendas pagas na declaração IRS anualmente, não poderia ser normalizado?

Irei tentar contactar a AT para ver a minha situação em breve.

Como assim não são? Alguma coisa tem de estar associado ao teu NIF, isso é simples, metes no IRS os valores e depois há de chegar lá na continha deles que tem de pagar x pelo valor daquelas rendas, simples
  7.  # 10

Colocado por: Aries23Irei tentar contactar a AT para ver a minha situação em breve.

Não tem que se preocupar com isso, que a AT trata desse assunto.
    Só tem que exigir um recibo ao senhorio e declarar os valores pagos no seu IRS. Nestes casos convém pagar por transferência e guardar os comprovativos.
  8.  # 11

Finalmente encontrei o contrato comunicado no portal da AT, no entanto vi que a renda não tem sido atualizada. O valor tinha sido aumentado algumas vezes, através de adendas ao contrato.

Penso que o senhorio tem que comunicar à AT sobre o valor atualizado?
  9.  # 12

Colocado por: Aries23Finalmente encontrei o contrato comunicado no portal da AT, no entanto vi que a renda não tem sido atualizada. O valor tinha sido aumentado algumas vezes, através de adendas ao contrato.

Penso que o senhorio tem que comunicar à AT sobre o valor atualizado?

Os recibos não estão a ser passados pelo valor atualizado?
  10.  # 13

Colocado por: AlexMontenegroOs recibos não estão a ser passados pelo valor atualizado?

Aparecem no e-fatura com o valor certo (os do ano passado). Mas no portal das finanças não os consigo encontrar, e apenas aparece o valor antigo no contrato.

Já tinha arrendado outro apartamento anteriormente, e na altura o senhorio comunicava as adendas (nesse caso, para adicionar outra pessoa no contrato).

Estou neste momento a tentar candidatar-me a apoio financeiro de arrendamento, porque com as subidas está a ser difícil manter o arrendamento. E para isso, estou a ver o que é preciso para que possa ter tudo em conforme. Com os aumentos que têm sido, tecnicamente já me encaixo nas condições, mas não sei se eles precisam de ter tudo conforme nas finanças para me aprovarem.
    • size
    • 30 janeiro 2025

# 14

Aparecem no e-fatura com o valor certo
    (os do ano passado). Mas no portal das finanças não os consigo encontrar, e apenas aparece o valor antigo no contrato.

O e-facturas é portal das Finanças.
    O senhorio está a cumprir a sua obrigação fiscal. Está a transmitir à AT o valor que recebe das rendas.
  11.  # 15

O mais provavel é ele declarar as rendas através do Modelo 44 e prazo para as declarar termina amanhã
  12.  # 16

Colocado por: Aries23mas não sei se eles precisam de ter tudo conforme nas finanças para me aprovarem

O que eles lhe vão pedir é uma cópia do contrato e os recibos, se tem isso correto não se preocupe.
    Possivelmente o senhorio quando vai emitir o recibo coloca manualmente o valor correto.
  13.  # 17

Obrigada pelos esclarecimentos, irei tentar apresentar a candidatura com o contrato e as adendas em questão, a ver se conseguem aprovar-me o apoio às rendas.

0.0160 seg. NEW