Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Pretendo fazer uma área rectangular de lazer no exterior, com umas lajetas, e a volta com Lancis de pedra granito, com 20 cm de altura. A minha dúvida é se devo assentar os Lancis em cima de uma base de cimento,e fazer as juntas também com cimento, ou posso apenas pousar os Lancis, enterrados, uma vez que é só para uso pedonal e delimitar essa zona exterior do resto do jardim.
    As lajetas pelo que me informaram também basta pousar, desde que a base esteja bem compactada.
    Também vou colocar um geotextil...
    Se alguém me poder aconselhar sobre a colocação dos Lancis agradeço.
    Obrigado
    • hangas
    • 5 janeiro 2025 editado

# 2

Colocado por: Ricardo.jpAs lajetas pelo que me informaram também basta pousar, desde que a base esteja bem compactada.

Estou a fazer um arrajo exterior semelhante e do que pesquisei diria o seguinte:

- Seria conveniente colocar uma camada de alguns cm de po-de-pedra em cima do geotextil para nivelar e compactar antes de assentar as lagetas.
    - Quanto aos lancis, seria também boa ideia fazer pelo menos uma cama de brita com alguns CM para acentar os lancis.

Principalmente se como no meu caso o terreno for barrento.

Eu, e isto é inovação minha, e como há a possibilidade de um trator ter que subir o lancil ocasionalmente vou colocar junto com a brita umas vigas de betão pre-esforçado V3 (custa para ai menos de 10Eur por metro) e espero que permita garantir alguma estabilidade no so com os movimentos do terreno barrento, mas também com cargas ocasionais.
  2.  # 3

Na minha entrada os Lancis foram colocados assim, mas passam carros
      Screenshot_2025-01-05-12-00-40-678_com.android.chrome-edit.jpg
  3.  # 4

Colocado por: hangas

Estou a fazer um arrajo exterior semelhante e do que pesquisei diria o seguinte:

- Seria conveniente colocar uma camada de alguns cm de po-de-pedra em cima do geotextil para nivelar e compactar antes de assentar as lagetas.
    - Quanto aos lancis, seria também boa ideia fazer pelo menos uma cama de brita com alguns CM para acentar os lancis.

Principalmente se como no meu caso o terreno for barrento.

Eu, e isto é inovação minha, e como há a possibilidade de um trator ter que subir o lancil ocasionalmente vou colocar junto com a brita umas vigas de betão pre-esforçado V3 (custa para ai menos de 10Eur por metro) e espero que permita garantir alguma estabilidade no so com os movimentos do terreno barrento, mas também com cargas ocasionais.

Você vai colocar cimento nas juntas dos Lancis? Também não sei se o cimento fica bem, ou se devia ser alguma coisa com uma cor diferente, tipo um betume..
    • hangas
    • 5 janeiro 2025 editado

# 5

Colocado por: Ricardo.jpVocê vai colocar cimento nas juntas dos Lancis?

Queria evitar e não estou a planear usar cimento ou argamassas.
    No máximo algum tipo de junta aplicado com bisnaga (Soudaflex ou similar)
  4.  # 6

Depois pode colocar aqui a imagem da bisnaga por favor? Nunca usei nada do genero
  5.  # 7

Para o proposito que pretende penso que enterrado será suficiente e com os lancis encostados para não fazer juntas.
    Fica mais facil no futuro para desmontar se quiser fazer outra coisa no local
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.jp
  6.  # 8

Também estou a planear uma base para um abrigo de jardim em lajetas de betão e lancil como se fosse um passeio (as lajetas ao nivel superior do lancil. Vou usar o esquema das instruções anexadas.

Quanto ao lancil também tenho as minhas duvidas mas acho que vou pousá-lo numa pequena quantidade de brita. Como leigo, o que me está mais difícil de perceber (e encontrar na web) é como assentar o lancil nos cantos do rectangulo. Alguma sugestão?
      Screenshot 2025-01-10 233028.png
  7.  # 9

Pensando melhor, acho em vez de assentar em brita talvez assente o lancil numa das primeiras camadas do toutvenant.

0.0136 seg. NEW