Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: FMacieirae ainda com muita força para subir e descer escadas

E os seus pais? E sogros? E daqui a 20 anos? 20 anos não é "nada" na duração de uma casa.

Não quero com isto dissuadi-lo ou convencê-lo de nada.
    Concordam com este comentário: TzRi
    • TzRi
    • 4 março 2025

# 2

Colocado por: ClioII

E os seus pais? E sogros? E daqui a 20 anos? 20 anos não é "nada" na duração de uma casa.

Concordam com este comentário:TzRi

até nem precisamos de ir à velhice... uma cirurgia ao joelho, uma cirurgia à coluna, uma gravidez de risco....
  2.  # 3

Colocado por: ClioII

Concordam com este comentário:TzRi

A casa está pensada e idealizada para mim, para minha mulher e filhos, futuramente caso seja necessário teremos que adaptar ou mesmo trocar de casa, não quero ter uma divisão que posso nunca ter que usar apenas por precaução. Financeiramente estou estável para caso seja necessário adaptar ou mesmo trocar de casa.

Mas agradeço a opinião, tem todo sentido, mas de momento o meu pensamento é só e apenas sala, cozinha e WC no R/C 😁
  3.  # 4

Colocado por: TzRi

até nem precisamos de ir à velhice... uma cirurgia ao joelho, uma cirurgia à coluna, uma gravidez de risco....

Um sofá cama bom resolve😁 porque se for a pensar nessas situações não se fazem casas com 1 andar, apenas térreas.
  4.  # 5

Colocado por: FMacieiraSei que posso estar a errar

Concordo que pode estar a errar.
    Essa divisão não tem obrigatoriamente de ser um quarto (mas pode ser no futuro em caso de necessidade extrema). Pode ser um escritório, uma zona de leitura ou para um hobby, ou quarto de brincadeiras para miúdos (se tem ou pensa via a ter), etc.
    É uma mais valia com a vantagem de dar outra vida a esse piso. Caso contrário será mais uma casa igual a tantas: Um armazém com sofás e cozinha, excessivamente grande, desconfortável, sem aconchego e pior, sem alma.
    Isto é só mais uma opinião pessoal, uma vez que o tópico solicita ideias para o projeto. O DO segue o caminho que mais lhe faz sentido.
  5.  # 6

Colocado por: Ruikode
    Concordo que pode estar a errar.
    Essa divisão não tem obrigatoriamente de ser um quarto (mas pode ser no futuro em caso de necessidade extrema). Pode ser um escritório, uma zona de leitura ou para um hobby, ou quarto de brincadeiras para miúdos (se tem ou pensa via a ter), etc.
    É uma mais valia com a vantagem de dar outra vida a esse piso. Caso contrário será mais uma casa igual a tantas: Um armazém com sofás e cozinha, excessivamente grande, desconfortável, sem aconchego e pior, sem alma.
    Isto é só mais uma opinião pessoal, uma vez que o tópico solicita ideias para o projeto. O DO segue o caminho que mais lhe faz sentido.

Agradeço a opinião, mas como referi de momento não tenho mesmo ideia de ter uma divisão/quarto no R/C

Não gosto de casas em que a sala apenas dá para 3 ou 4 pessoas, em se 2 delas se deitar no sofá já não cabe mais ninguém, gosto da cozinha grande e ampla, ou seja, as 2 áreas que mais vamos usar quero grandes, além que tenho 1 criança de 1 e meio ano,na altura terá uns 3 anos, e é brinquedos por todo lado e precisa de uma zona para brincar e não tenho intenções de lhe enviar para uma divisão fechada ou seja é para estar tudo "espalhado" pela sala e cozinha 😅
    • TzRi
    • 4 março 2025

# 7

mas a planta que apresentou, na minha opinião, tem muita área desperdiçada: aquela logo no hall e entrada da casa; depois o ter de percorrer a casa até ao fundo para subir as escadas para a zona dos quartos, e nesse local, a área entre cozinha e escadas, também ela desperdiçada...
    já para não falar na falta de arrumação e falta de janelas na sala de estar e jantar...
    a planta do marco resolve tudo isso. mas se faz questão de não ter o quarto "extra" no piso térreo, fica a ideia param rearranjar a planta do marco de outra forma: no local do quarto e wc passava a ser a sala de estar, no local da sala de estar passava a sala de jantar, debaixo das escadas a wc de serviço e criava nesse alinhamento uma zona técnica com lavandaria, dispensa, sala das máquinas, empurrando assim a cozinha para a frente para não ficar demasiado grande
  6.  # 8

Colocado por: TzRimas a planta que apresentou, na minha opinião, tem muita área desperdiçada: aquela logo no hall e entrada da casa; depois o ter de percorrer a casa até ao fundo para subir as escadas para a zona dos quartos, e nesse local, a área entre cozinha e escadas, também ela desperdiçada...
    já para não falar na falta de arrumação e falta de janelas na sala de estar e jantar...
    a planta do marco resolve tudo isso. mas se faz questão de não ter o quarto "extra" no piso térreo, fica a ideia param rearranjar a planta do marco de outra forma: no local do quarto e wc passava a ser a sala de estar, no local da sala de estar passava a sala de jantar, debaixo das escadas a wc de serviço e criava nesse alinhamento uma zona técnica com lavandaria, dispensa, sala das máquinas, empurrando assim a cozinha para a frente para não ficar demasiado grande

Debaixo das escadas não é possível colocar nada porque é o acesso para a cave.
  7.  # 9

A principal diferença para o desenho do marco1 que na minha opinião é muito relevante, tem a ver com a luz natural dos espaços. Repare que no desenho original a sala de estar e jantar são muito tapados. A única janela que serve este espaço a norte tem uma parede a retirar boa parte da utilidade. De resto tem a cozinha bem iluminada. Faz todo o sentido passar as escadas para a zona onde tem mais parede e menos janelas de forma a conseguir abrir a casa para a luz natural.
  8.  # 10

na planta:
    Acho mal não haver um patamar decente no cimo da escadaria que vem da cave
    A zona de closet na suite é demaasiado estreita e não funcionará como pretendem.
  9.  # 11

Colocado por: arturandresilvaA principal diferença para o desenho do marco1 que na minha opinião é muito relevante, tem a ver com a luz natural dos espaços. Repare que no desenho original a sala de estar e jantar são muito tapados. A única janela que serve este espaço a norte tem uma parede a retirar boa parte da utilidade. De resto tem a cozinha bem iluminada. Faz todo o sentido passar as escadas para a zona onde tem mais parede e menos janelas de forma a conseguir abrir a casa para a luz natural.

Podemos sempre adicionar uma janela na zona da sala de estar por exemplo

Também não queria alterar muito a ideia que dei ao meu arquiteto que era zona da frente e trás da casa em vidro grande. No layout do marco tem bastante iluminação sim, mas na zona da frente e trás da casa são pequenos, e esteticamente, principalmente de frente, não me parece que fique bem.
  10.  # 12

Colocado por: nunogouveiana planta:
    Acho mal não haver um patamar decente no cimo da escadaria que vem da cave
    A zona de closet na suite é demaasiado estreita e não funcionará como pretendem.

Em relação ao patamar tem toda lógica, vou pedir para corrigir!

Em relação ao closet realmente fica apenas uma passagem estreita, tem alguma sugestão?
  11.  # 13

Colocado por: FMacieiraEm termos de custo de construção não quero passar os 400mil €

Só reparei agora nesta parte. Na minha opinião não consegue construir esta casa por este valor. Acho que antes de se preocupar com desenhos deveria ajustar o tamanho do desenho ao orçamento. 334.5 m2 de casa com cave! Pegue nesse esboço e vá pedindo umas ideias de valores e vai ver que não lhe chega.
  12.  # 14

incluindo IVA, deveria contar com 500k
    Concordam com este comentário: arturandresilva
  13.  # 15

Colocado por: nunogouveiaincluindo IVA, deveria contar com 500k
    Concordam com este comentário:arturandresilva

Sem complicações de fundações nem grandes muros de suporte.
  14.  # 16

Colocado por: FMacieiraÁrea de implantação 97.6m2 (ou seja, cave 97.6m2 + R/c 97.6m2 + 1°andar 97.6m2) + 41.7m2 para garagem

Em termos de custo de construção não quero passar os 400mil €

ou seja 331,8m2 de construção por 400 mil. boa sorte, vai ter que fazer algumas contas.

agora é pena ter um terreno com dimensões generosas e não poder fazer uma casa de R/C
    •  
      marco1
    • 5 março 2025 editado

# 17

Colocado por: FMacieiraTambém não queria alterar muito a ideia que dei ao meu arquiteto que era zona da frente e trás da casa em vidro grande. No layout do marco tem bastante iluminação sim, mas na zona da frente e trás da casa são pequenos, e esteticamente, principalmente de frente, não me parece que fique bem.

como arquiteto tento ter poucas janelas a norte, e o meu esboço tem muita janela para tras ( sul)
    tem tambem janelas para poente onde o FMacieira vai ter muito quintal ( embora ai não possa construir mas vai ter pelo menos espaço exterior privado.
    o meu esboço claro que peca por falta de conteudo sobre as suas premissas mas pelo menos não tem dois quartos virados a norte que climatericamente é um erro podendo ter outras opções.
    outra coisa, o seu projeto está com o mesmo poligono daquela planta inicial de implantação ?
  15.  # 18

Colocado por: arturandresilva

Só reparei agora nesta parte. Na minha opinião não consegue construir esta casa por este valor. Acho que antes de se preocupar com desenhos deveria ajustar o tamanho do desenho ao orçamento. 334.5 m2 de casa com cave! Pegue nesse esboço e vá pedindo umas ideias de valores e vai ver que não lhe chega.

Sim já verifiquei que os valores não estão ajustados, contudo, consigo subir até os 500mil, não quero é passar muito disso 😅
  16.  # 19

Colocado por: nunogouveiaincluindo IVA, deveria contar com 500k
    Concordam com este comentário:arturandresilva

Acredito que consigo esse valor
  17.  # 20

Colocado por: marco1

como arquiteto tento ter poucas janelas a norte, e o meu esboço tem muita janela para tras ( sul)
    tem tambem janelas para poente onde o FMacieira vai ter muito quintal ( embora ai não possa construir mas vai ter pelo menos espaço exterior privado.
    o meu esboço claro que peca por falta de conteudo sobre as suas premissas mas pelo menos não tem dois quartos virados a norte que climatericamente é um erro podendo ter outras opções.
    outra coisa, o seu projeto está com o mesmo poligono daquela planta inicial de implantação ?

Sim entendo, obviamente não lhe disse quais eram as minhas condições, e agradeço bastante o esboço que fez!

A vista de frente esteticamente tem bastante impacto no projeto, e não me agrada ter janelas pequenas, sei que é uma zona que não vai ter sol, mas é uma zona principal da estética da casa.

0.0247 seg. NEW