Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Dilema: Avaliação de Viabilidade para Instalar Estores Exteriores numa Casa com Múltiplas Janelas Sem Caixa de Estores
    Possuo uma casa com 15 janelas de grandes dimensões (vãos até 3m de largura e 2,2m de altura), distribuídas pelas seguintes orientações:

Norte (7 janelas)
    Poente (2 janelas, uma maior)
    Este (1 janela, maior de 3m)
    Sul (2 janelas, incluindo uma na cave com sombra natural).
    A construção é de 2012, com janelas de alumínio mal montadas e instaladas na face exterior da parede, o que resulta em pontes térmicas significativas e um isolamento térmico deficitário. Atualmente, utilizo estores blackout interiores que aquecem excessivamente no verão e oferecem pouca eficácia no escurecimento.

Objetivo:
    Verificar a viabilidade de instalar estores exteriores (preferencialmente de enrolar orientáveis), de forma a melhorar o conforto térmico e visual, especialmente nas fachadas poente e sul.

Dúvidas principais:
    1) Possibilidade de Instalação
    É possível abrir roços e preparar caixas de estore para instalação exterior, considerando a estrutura atual?
    Qual o tipo de profissional/empresa que devo contratar para realizar uma avaliação técnica prévia?

2)Planeamento e Montagem
    Como coordenar a preparação das caixas de estore, a substituição das janelas (já planeada) e a instalação dos estores exteriores?
    Será possível realizar estas alterações sem comprometer o prazo de entrega, cerca de 2 meses, das janelas (Nova-Line da Finstral)?

3)Escolha de Materiais e Cores
    As novas janelas terão caixilharia em PVC , serão exteriormente revestidas a alumínio com uma pintura de qualidade, à cor que escolhermos e acabamento liso.
    As cores que tenho em cima da mesa (RAL 7012, RAL 7011, ou RAL 7016) devem ser compatíveis com os estores exteriores, mas evitando cores muito escuras, para minimizar o aquecimento.
    Será que o RAL7012 é menos mau que o RAL7016 (cinza antracite)? Tenho lido comentários aqui de pessoas que, se fosse hoje, não teriam colocado estores/brisas tão escuras...

4) Custos e Prioridades
    Considerando a dimensão do investimento, devo priorizar os estores nas fachadas poente (2 janelas) e sul (1 quarto), onde o impacto do sol é mais significativo.
    Conclusão:
    Preciso de um trabalho de prospeção para avaliar a viabilidade técnica de abrir caixas de estore exteriores, coordenar com os prazos das novas janelas, e encontrar uma empresa confiável na zona Centro que consiga executar todas as etapas do projeto.
    Quaisquer luzes de cuidados a ter neste tipo de obra à posteriori, são bem vindos. Sim, eu sei que não é fácil, mas será impossível?
    Por favor, eu sei que é uma tarefa ingrata, mas acreditem que, enquanto habitante da casa e a trabalhar dentro da mesma é bem pior!
      01-caixa_Estores_interiores.png
    • marq
    • 6 janeiro 2025

# 2

Porquê não coloca caixilharia com caixa de estore já incluída, irá perder um pouco de altura das janelas mas será uma instalação mais facil de realizar. Procure na net.
    Fazer obra para colocar as caixas de estores embutidas irá sair mais caro e demorado, para além das possiveis problemas que possam surgir.
    Consulte um arquiteto ou engenheiro para o ajudar a escolher a melhor opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana_tav
  2.  # 3

Boa tarde,
    1) As caixas de estores já embutidas, ao tirarem altura à janela seriam apenas solução para alçada poente, uma vez que a janela sul é um acesso de de quarto com componente fixa (1.4) + componente oscilobatente (0.8m), logo menos que 2m altura faria com que alguns membros da família batessem com a cabeça!
    2) Se houvesse uma forma mais bonita de disfarçar as caixas de estores exteriores, eu não me importava! O problema é que mesmo as italianas mais compactas (Markilux?) que não são feias, destoam sempre.
    3) Tínhamos também pensado em fazer estores exteriores e disfarçar com alvenaria/perfil por exemplo em cinza, em "O" à volta da janela, no fundo, um pouco o que algumas casas têm hoje em dia... a Sul até seria possível fazer pala sombreamento em betão ou alumínio, como não é muito extensa a janela. Isto implica, quase de certeza, um pequeno projeto de alteração de fachada, não?
    4) Tenho, para janelas oscilobatentes, outra solução da Finstral que não é estore: ao contrário dos vidros screenline com escurecimento/estor dentro da câmera de ar, a Finstral tem as TwinLine, que funcionam com uma veneziana ou blackout dentro duma 3ª folha à frente do vidro exterior, sendo que é acessível para limpar/trocar que eu, pessoalmente fiquei muito fã mas tem um senão: não é possível de haver em caixilharia fixa. Seria uma hipótese a testar, mas o testar pode-me custar umas boas centenas de euros. Se funcionar no vidro sul, funcionaria noutra poente, o problema é a grande 3m que devidia em 2.2m+80basculante ... :\ essa teria SEMPRE de ter estores, já que toldos e coisas a fazer barulho, não obrigado!
    • marq
    • 9 janeiro 2025

# 4

A solução da Finstral, bem estudada, parece-me uma boa solução.
    Eu simplesmente creio que ''É possível abrir roços e preparar caixas de estore para instalação exterior, considerando a estrutura atual?'' está opção não seria viável a curto prazo pela complexidade da sua execução; seria necessário retirar as janelas e depois aumentar em altura os vãos das janelas para poder instalar as caixas de estore. Iria criar problemas estruturais nesses vãos, porque estaria a demolir as vergas dos vãos e necessitar de abrir ainda mais os vãos na zona da caixa de estore para que a mesma fica-se estruturalmente fiável.
    Contacte um arquiteto ou engenheiro para lhe ver a situação in situ e lhe apresentar e a aconselhar a escolher a melhor opção, e caso seja necessário fazer o projeto das alterações da fachada.
    De que zona é você #ana_tav?
    Concordam com este comentário: ana_tav
  3.  # 5

Colocado por: marq
    De que zona é você #ana_tav?
    Concordam com este comentário:ana_tav

Sou de Coimbra.
    Eu já sei, através de um engenheiro, que é possível em 2 vãos mais pequenos, nos maiores muito provavelmente precisaria de reforçar viga, mas tenho pelo menos uma margem de 22cm pelo que vimos com a viga de 40cm, lage aligeirada de 20cm, medimos e sobram 22cm para trabalhar ...se é possível não sei.
    Nas janelas de 220x200cm vimos que não tem viga logo acima (ao contrário do que seria de esperar) e ficou comprovado por cÂmera termográfica profissional.

Mas está difícil de arranjar quem faça o trabalho de 5 janelas e ..bem !
    Mas, sim, a ideia é trocar as janelas também.
  4.  # 6

Aba, se o objectivo é trocar as janelas tb equacione a solução de caixilharia com caixa de estore integrada. Julgo que em termos de custo é mais económico e se optar por esse sistema não têm 'obras' em casa
  5.  # 7

Colocado por: amartinsAba, se o objectivo é trocar as janelas tb equacione a solução de caixilharia com caixa de estore integrada. Julgo que em termos de custo é mais económico e se optar por esse sistema não têm 'obras' em casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ana_tav

O "problema" é que muitas dessas soluções implicam ou perder altura útil da janela (certo?) e em janelas de correr de acesso ao exterior (220x200) não posso perder mais altura, e precisam ainda assim de espaço. Se precisarem de 15-20cm em altura é muito para estas janelas/portas de correr... para outras janelas maiores, não faz diferença porque NÃO são de circulação/passagem, daí ficar mal soluções mistas: um lado da casa compacta, outro com caixas de raíz - nem sei se isso é aceitável do ponto de vista do projecto ...

Tem alguma sugestão em mente? as caixas de estores monobloco ficam sempre da parte de fora visível com cor personalizável; no caso da Finstral é uma solução boa mas apenas tem acesso por dentro, o que para mim infelizmente não dá para todas as janelas ;(
  6.  # 8

ana
    tiere uma foto do exterior da janela e assim já se poderá dar uma opinião mais correta
  7.  # 9

Colocado por: marco1ana
    tiere uma foto do exterior da janela e assim já se poderá dar uma opinião mais correta

Vou tentar colocar aqui o que pretendo:
    1) 2 janelas 220x200cm em princípio dará para fazer roço para estores com mais de 22-23cm: para os Orientlux, segundo vi pela Ficha, não será necessário mais, para os SuperGradehermetic Classic ou SuperNova, a altura máxima para janelas de 200cm de altura é 23cm e já estou a ser optimista).
    3) 3 janelas de 200cm altura, vãos de 300cm, 150cm e 163cm, não terão, segundo visita técnica mais que 22cm para "subir", porque a viga tem 40cm, e 20cm são da lage, sobram-nos 42 cm, portanto 42-20 viga = 22cm... logo aqui fica-se muito limitado sem comprometer a estrutura, penso eu.

Em suma para quem tanto envidraçado, é penoso colocar persianas comuns, daí ter optado pelas enroláveis orientáveis Orientlux sistema integrado/obra nessas 2 (ponto 1) e sistema monobloco/compacto por fora nas outras 3 maiores e que NÃO são de passagem.
  8.  # 10

Colocado por: marco1ana

Espero que isto elucide mais. Por outro lado, com projeto sem fazer prospeção tamb´+em não dará porque o meu projeto não corresponde 100% ao que foi feito na casa ...

Nota: Todas as janelas estão ATUALMENTE à face exterior, infelizmente, pelo que muitas
    serão alteradas após obra ou durante (porque não dá para articular tudo a 100%).

https://ibb.co/cX361Zd9 (Janela 1 fora - 220x200) -> Integrado na obra
    https://ibb.co/tPbJnXmS (Janela 1 DENTRO)
    https://ibb.co/b54d153p (Janela 2= Janela 1 - 220x200) -> Integrado na obra
    https://ibb.co/HpryFnQz (Janela 3 Grande - 300x200cm)
    https://ibb.co/q3YtRP7T (Janela 4 150cmx200cm)
    https://ibb.co/hJzthHBR (Janela 5 DENTRO163x200cm)
    https://ibb.co/HpgT5kbm (Janela 5 FORA)
    https://ibb.co/1Gk1PgJn (Pormenores janela 5 vista de frente/lado)

O que tenho em mente: https://ibb.co/4nyPPzH1
    Caixa estore integrada para janelas 1 e 2

Caixa estore sobreposta/compacta: à face exterior total ou parcialmente no vão -
    dependendo do que terei que recuar a janela par ao interior da parede de 39cm (dupla com cx ar+ 6cm XPS)
  9.  # 11

ana

tem ai um trabalho bem complicado, já reparou que ao mexer na posição do caixilho mais para dentro vai ter que retificar o pavimento?
    e o que pretende ( no folheto) vai diminuir a altura util de zona de vidro?
    pessoalmente o que eu fazia era uma instalação por fora ( sem mexer na caixilharia) de um estore exterior de laminas orientáveis
      estore ext.jpg
  10.  # 12

Colocado por: marco1já reparou que ao mexer na posição do caixilho mais pa

Como assim retificar o pavimento? Nas que estão ao nível do chão, é possível (falei com instalador e nos aros e pré-aros que existme) mas a soleira terá que ser nova sim (infelizmente está pouco mais alta que o chão exterior) e com a janela nova teria que passar por cima do aro por ser oscilobatente, portnato nas janelas térreas estava disposta a ter essa dor de cabeça.
    Nas restantes a Oeste e que não têm passagem, nós pensámos caixa monobloco (que retira altura da área útil do vidro em cima- mas é ok) o que implica ver da soleira , trab de alvenaria para tapar o roço atual do blackout interior, mas como as janelas são para mudar, justificava-se - e assim não tinhamos estores integrados em obra e evitávamos uma caixa do lado de fora (que pessoalmente não gosto neste tipo de arquitectura). A questão é que as caixas de estore exteriores que tenho visto são terríveis do ponto de vista estético e nem sei se a Câmara não me colocaria entraves ...

Posto isto, tem alguma amostra, sem ser as típicas dos websites, com caixas dessas à face exterior, já agora por favor?
    •  
      marco1
    • 31 janeiro 2025 editado

# 13

depende do design, este tipo de estore tem uma caixa com cerca de 10x 25 cm em metal, geralmente são colocadas á face da parede meio embutidas, mas penso que conjugado com uma moldura a toda a volta da janela poderia ficar bem assim algo saliente, portanto apenas encostado por fora á parede.
    não tenho imagens disso assim por fora.
    isto era uma solução para não mexer em nada do existente.
    consulte as caixas de estores exteriores orientáveis de alguma empresas, tipo represtor, warema etc...
    Concordam com este comentário: amartins
    •  
      marco1
    • 31 janeiro 2025 editado

# 14

este exemplo não estão salientes mas dá para ver a estetica da caixa
    Concordam com este comentário: amartins, ana_tav
      20200701_191324.jpg
  11.  # 15

+
    Concordam com este comentário: amartins
      pormenorDCb_06_large.jpg
  12.  # 16

Boas Ana. Olhe que a solução proposta pelo Marco até é capaz de ser a mais facil e 'limpa'.

Falando mal e depressa, basicamente aplicaria um aro exterior com as calhas e calhas do estore embutidas. Basicamente este aro seria aplicado à face exterior das janelas e não teria de mexer em nada, excepto no tema da electrificação das ditas percianas e respectivos controlo (alimentação do motor do estore e botões para baixar e subit os mesmos).

Esta caixilharia exterior poderia ser a numa cor que criasse um ambiente harmonioso. O unico senão que estou a ver é 'ocupar' um espaço relativamente pequeno no passeio que deverá ter à volta de casa
  13.  # 17

até ficava a condizer com o rufo cinza na cobertura.
    Concordam com este comentário: ana_tav
  14.  # 18

Colocado por: marco1este exemplo não estão salientes mas dá para ver a estetica da caixa
    Concordam com este comentário:amartins,ana_tav
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ana_tav
      20200701_191324.jpg

Exato !
    Era mesmo isto que tinha em mente quando falei em caixa embutida no vão exterior e não por cima do vão, porque, nesses casos, recta ou curva faz-me lembrar sem as lojas/ourivesarias...não sei porquê!
    Ou seja, a ideia era:
    As 2 janelas térreas que são de passagem, têm margem para partir e NÃO posso perder mais altura da janelas -> ficariam com Estores enroláveis Orientáveis Orientlux ou Gradhermetic, mas em princípio Orientlux por serem as que precisem de menos altura de caixa de estore (27.5cm Gradhermetic vs. 21cm Orientlux para janelas de 200cm altura - além das Orientlux poderem fechar parcial ou totalmente o estore em cima ou em baixo - que para quem trabalha sentado é um PLUS!!!).
    Nas outras que não são térreas e que a soleira vem até dentro, colocaria essas que o Marco indicou de caixa exterior dentro do vão como mostrou, sendo que aqui não sou tão exigente em termos de estore (pode nem ser blackout mas se for ambos ajuda muito), mas prefiro orientáveis, porque a casa é habitada o dia todo (daí ter mais imapcto para nós do que a maioria das pessoas). Aí nessas ninguém trabalha, mas precisamos de alguma luz e visibilidade para fora.

Agora as Orientlux acho que só a empresa Inácio e Bento vende (e não sei, ainda, se para todo o país) , as Gradhermetic (caso fique mais barato e seja possível para as restantes 3, sem obra), são uma opção a considerar sim.
    O "problema" aqui não é o evitar obra, porque isso é inevitávle, o problema é o LIMITE de altura que irei ter quase garantidamente nas tais 3 janelas grandes Poente.

Agora é orientar orçamento, cores RAL, etc. Não vou manter as minhas janelas, portanto estava a pensar num RAL 7012 em vez do tradicional RAL7016 (antracite), porque por muito "térmicos" que sejam os estores, escuro é escuro...e o 7012 deve ser um bom compromisso a nível de estética existente vs. reflexão/absorção, não?

Uma coisa é certa: estore sinteriores seja de que tipo forem (tenho 3 diferentws) NÃO resultam , digam o que disserem! Para mim é NÃO solução e pessoalmente acho uma ABERRAÇÃO de funcionalidade em prol da estética/arquitetura. Neste caso, não sei por que razão foi feito assim mas sei que tenho uma vista fenomemal e imensa fauna que vejo e quero ver de dentro de casa, que é um dos maiores gozos/privilégios de ter algo assim ;)

0.0221 seg. NEW