Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jorgealvesFazer uma solução duy pode ser vantajoso bastando ter algum apoio.

Não me sinto incapaz de o fazer, pelo contrário. Assim o tempo me permita :)

Por acaso, ainda ontem me deu para pesquisar e navegar pelo facebook... ver aquelas fotos bonitas de instaladores "profissionais"... e meti as mãos à cabeça com tanta coisa mal feita.

O problema: depois se eu contratar o jorgealves para me vir instalar a BC aqui ao norte, aceita o trabalho? Nem todos os instaladores o vão aceitar :(
    • fabsil
    • 24 janeiro 2025 editado

# 22

Colocado por: SrRTb tem paredes radiantes

Talvez. Estou mais virado para o baixo perfil, como foi falado atras. A decidir (dependendo dos custos)

Aproveito a partilhar o espaço em questão:
    sot
    (parece baixo, não deu mais, mas dá bem para circular relativamente bem. Este sotao tem cerca de 70m2
    • SrR
    • 24 janeiro 2025

# 23

Baixo perfil tem desde 0cm mas pouco usado cá em PT tem de 1,5cm mais acabamento tem muitas soluções, até rodapés radiantes
  2.  # 24

Colocado por: fabsil

Não me sinto incapaz de o fazer, pelo contrário. Assim o tempo me permita :)

Por acaso, ainda ontem me deu para pesquisar e navegar pelo facebook... ver aquelas fotos bonitas de instaladores "profissionais"... e meti as mãos à cabeça com tanta coisa mal feita.

O problema: depois se eu contratar o jorgealves para me vir instalar a BC aqui ao norte, aceita o trabalho? Nem todos os instaladores o vão aceitar :(
    nunca digo nunca
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  3.  # 25

Colocado por: jorgealvesnunca digo nunca

Registado ;)
    Até porque a sua abordagem de BC única para todos os serviços, vai muito ao encontro daquilo que pretendo.

No resto, fiz e ainda vou fazer coisas... isolamentos cobertura, pichelaria, eletricidade, e outras coisas... está nas minhas mãos e tenho algum aconselhamento de quem sabe.

Radiante é que não... tenho que estudar mais.

Quando o dinheiro não cresce nas árvores e não queremos abdicar de alguns luxos... há que colocar as mãos na massa...
    Concordam com este comentário: mafs4960
    • fabsil
    • 25 janeiro 2025 editado

# 26

jorgealves, aproveito a questionar:

Para este sotao, considerando que terá apenas 2 a 3 zonas maximo, do ponto de vista de eficiencia ou compromisso do sistema, justifica ter 1 caixa de distribuição por piso?

Ou pode ser ligado à mesma caixa do piso inferior?

Questiono, neste fase, pois é o timing certo para reservar espaço para a caixa, se for o caso.

Obrigado
    • SrR
    • 25 janeiro 2025

# 27

Deixe caixa
  4.  # 28

Colocado por: SrRDeixe caixa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabsil

Já estou a ver a coisa a disparar. Três pisos, 1 caixa ir piso 🥲

Cada piso depois vai obrigatoriamente de ter que ter tubagem independente até à BC e 1 bomba recirculadora por piso... Ou podem ser ligadas em série?
  5.  # 29

é deixar sempre um armario por piso
  6.  # 30

Colocado por: fabsilCada piso depois vai obrigatoriamente de ter que ter tubagem independente até à BC e 1 bomba recirculadora por piso
    eu habitualmente faço isso quando áreas acima dos 200m2 por armario de distribuição, abaixo disso é uma linha com ramificação para cada armario.
  7.  # 31

Colocado por: jorgealveseu habitualmente faço isso quando áreas acima dos 200m2 por armario de distribuição, abaixo disso é uma linha com ramificação para cada armario.

Obrigado 🙂

Bom, no meu caso, entao, basta uma linha a alimentar os 3 armários. Menos mal.

A casa é pequena. 2 pisos com cerca de 70m2 cada, e um só para escritorio e hall. Contas feitas, total não passa dos 180m2 todos os pisos.

Receio é que o piso mais alto perca carga. Mas ..
  8.  # 32

Colocado por: fabsilReceio é que o piso mais alto perca carga
    irrelevante
    • fabsil
    • 26 janeiro 2025 editado

# 33

Colocado por: jorgealvesirrelevante

jorgealves, só para lhe dar nota:

Acabei de correr (de inicio ao fim) os videos do workshop p/ a "Passive House". Dissipou muitas duvidas.

Bem haja!
    • fabsil
    • 28 janeiro 2025 editado

# 34

Boa tarde a todos.
    Ainda sobre esta questão, e apesar de ainda não ter decidido se vou entregar ou fazer a instalação do radiante (alias, será das ultimas coisas na obra)...

... Mas para deixar os espaços previstos e avançar com aberturas de roços, estou já a estudar onde vou colocas as caixas de distribuição do PHR. Até porque a casa é pequena, terá que ser bem otimizada e não há muitas localizações possíveis.

Ora, a casa tem 3 pisos no total.

No rés do chao terei hall e escritório, no total deste piso cerca de 27m2 a climatizar.

Portanto, Hall é só para não apanhar frio na viagem escritório-casa. Até me questiono SE vale a pena.. Já pensei colocar AC no escritorio. Mas dado que irei passar lá grande parte da minha vida, seria pura estupidez.

PROBLEMAS:

Foi mencionado aqui (e muito bem) a colocação de uma caixa de distribuição em cada piso.

Mas a CX de distribuição do piso principal ficará aqui, onde marca o circulo:

img

Será muito problemático ligar o radiante do piso inferior a esta caixa?
  9.  # 35

Colocado por: fabsilSerá muito problemático ligar o radiante do piso inferior a esta caixa?
    sim, basta pensar como vai fazer para levar os múltiplos tubos desde o piso inferior pela parede.
    ps: eu só coloco armários de distribuição visíveis se não existir mesmo qualquer outra hipótese na despensa, armário, roupeiro, etc...
  10.  # 36

Colocado por: jorgealvessim, basta pensar como vai fazer para levar os múltiplos tubos desde o piso inferior pela parede.
    ps: eu só coloco armários de distribuição visíveis se não existir mesmo qualquer outra hipótese na despensa, armário, roupeiro, etc...

Obrigado, Jorge.

Sim, vou equacionar a hipótese de esconder nos roupeiros. Até acho que vai simplificar.

A nível de ruídos (circulação de água) estes sistemas são pacíficos?
  11.  # 37

Colocado por: fabsilA nível de ruídos (circulação de água) estes sistemas são pacíficos?
    bem dimensionados não produzem qualquer ruido

0.0214 seg. NEW