Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Estou a construir uma casa (moradia) e embora ainda não esteja totalmente finalizada já está completamente fechada, ou seja, foi construída com paredes duplas compostas por bloco térmico pelo exterior, xps de 8cm e tijolo de 11cm pela face interior. Estucado e rebocado pelo interior e exterior respectivamente. Já está pintada a moradia e já tem caixilharia PVC colocada. Cobertura plana com XPS de várias espessuras para fazer a inclinação das águas pluviais e finalizada com telas de xisto como se faz hoje em dia.
    Tenho ainda em todas as divisões aberturas para ventilação natural (tubos de 110mm) ainda sem grelhas de ventilação colocadas. Falta me apenas acabamentos interiores ao nível de carpintaria. Cada vez que visito a habitação a mesma está muito fria. Pergunto se isto é normal? Não devia sentir mais conforto interior do que aquele que sinto, ou a casa precisa de ganhar temperatura ambiente para depois se manter confortável tanto de inverno como de verão?
    Aguardo a vossa ajuda/opiniao. Obrigado.
  2.  # 2

    Uma casa habitada é mais quente do que uma casa totalmente vazia. E os bons materiais que utilizou significa que demoram mais para aquecer, mas também para arrefecer (devido à inércia térmica).

    Como ainda não instalou as grelhas de ventilação, isto é uma fonte de frio, sem fontes de calor, torna a casa fria.

    Outra causa é os móveis, muitas vezes os móveis podem fazer uma barreira térmica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bsousar
  3.  # 3

    Obrigado rod_2000 pela opinião e ajuda. Efectivamente poderá ser por aí sim e como é a primeira vez que construo uma casa e como tentei aplicar os melhores materiais dentro das minhas possibilidades e agora sinto esta temperatura um pouco desconfortável embora a obra ainda não esteja concluída como referi senti me um pouco defraudado com os materiais em causa e chegamos a um ponto que começamos a duvidar das escolhas feitas.
    Obrigado mais uma vez.
  4.  # 4

    Tenho ainda em todas as divisões aberturas para ventilação natural (tubos de 110mm) ainda sem grelhas de ventilação colocadas.

    Olá, são tubos grandes, não aproveitou a caixa de estores?
  5.  # 5

    Cada vez que visito a habitação a mesma está muito fria.

    Quantos graus? abaixo de 13-15 acho estranho. O normal seria 15-18, dependendo da zona.
    Mas se nao tem climatização, mobilia e as tampas da ventilação, então é normal.
  6.  # 6

    110mm em cada divisão sem grelhas!!! Deve correr ai uma aragem e não é pequena. Já agora que grelhas vai meter?
  7.  # 7

    Olá setaevra, sim são aberturas em cada uma das divisões com dois tubos de 110mm cada (um em cima e outro em baixo no mesmo alinhamento) para colocação de grelhas para ventilação natural. Neste momento estão abertos ainda não tem as grelhas colocadas. As caixas de estores são térmicas também mas não aproveitei para ventilar. O meu empreiteiro disse me que era uma boa solução assim de ventilação. Mas não sei………daí as minhas questões.
  8.  # 8

    Olá sergioems sim efectivamente aquilo ventila pois sente se junto dos tubos o ar a correr, umas vezes mais outras menos. Em relação as grelhas sinceramente ainda não sei. O normal que vejo no exterior das habitações são umas grelhas metálicas com um revestimento em rede pelo interior. Pelo interior são umas de plástico brancas. Mas não sei o que o empreiteiro vai colocar ainda ao certo.
  9.  # 9

    tenha calma... uma casa não é quente só porque tem um bom isolamento, primeiro tem de a aquecer, depois o isolamento vai fazer arrefecer mais devagar do que as outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bsousar
  10.  # 10

    Colocado por: bsousarO normal que vejo no exterior das habitações são umas grelhas metálicas com um revestimento em rede pelo interior. Pelo interior são umas de plástico brancas. Mas não sei o que o empreiteiro vai colocar ainda ao certo.


    Pesquise no google por "grelhas ventilação auto reguláveis 110" ja fica com uma ideia. Garanta que o empreiteiro instala grelhas interiores auto reguláveis, assim você pode fechar, abrir mais ou menos os orifícios da grelha e gerir a ventilação de forma mais eficiente.
  11.  # 11

    Mas isso grelhas sem possibilidade de controlar os fluxos dificilmente vai ter uma temperatura confortável. Tem 2 buracos enormes de entrada de ar em cada divisão.
  12.  # 12

    Essa ventilação cumpre com o projeto térmico ou foi invenção do empreiteiro?
  13.  # 13

    Obrigado pela informação setaevra. Vou pesquisar por esse tipo de grelhas. Se são ajustáveis como diz poderei abrir ou fechar conforme a temperatura interior. Penso que seja assim.
  14.  # 14

    Olá powerPT sim pelo que consegui ver nos desenhos do projecto com o empreiteiro fala em ventilação natural executados desta forma. Fala em orifícios para ventilação e circulação de ar. Agora sinceramente não sei se é demais ou se está ajustado
  15.  # 15

    Colocado por: bsousarcada uma das divisões com dois tubos de 110mm cada (um em cima e outro em baixo no mesmo alinhamento) para colocação de grelhas para ventilação natural
    ?!?!?
    a serio??

    pelo menos coloque obturadores autoregulados senão vai gastar uma fortuna para ter correntes de ar frio.
    https://www.sodeca.pt/repositoryComponents/documentos/02_13_RegistosCaudalConstante.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bsousar
  16.  # 16

    Olá jorgealves obrigado pela informação técnica.
  17.  # 17

    Colocado por: bsousarsão aberturas em cada uma das divisões com dois tubos de 110mm cada (um em cima e outro em baixo no mesmo alinhamento)

    Com esta ventilação, é normal que a temperatura interior seja muito próxima da temperatura exterior.


    Colocado por: bsousarpelo que consegui ver nos desenhos do projecto com o empreiteiro fala em ventilação natural executados desta forma.

    Você tem que ver o que é que está no estudo térmico, e se vai meter grelhas auto reguláveis, arrisca-se a ter que as retirar, porque esse tipo de grelhas não é aceite para a ventilação.
  18.  # 18

    Colocado por: PickaxeVocê tem que ver o que é que está no estudo térmico, e se vai meter grelhas auto reguláveis, arrisca-se a ter que as retirar, porque esse tipo de grelhas não é aceite para a ventilação.


    Com a nova lei do simplex, quem é que vai ver isso? Ninguém, como é obvio. O técnico assina e fica tudo bem, é dado o parecer na câmara que esta tudo bem, as taxas sao pagas e user pode la habitar sem qualquer problema.
    Se nem a especialidade de electricidade é obrigatória, quanto mais a térmica. Pelo que vi, são necessárias a arquitectura, especialidade de drenagem e esgotos, bem como a de abastecimento de aguas.
  19.  # 19

    Colocado por: setaevraquem é que vai ver isso?
    o perito qualificado que irá comprovar a existencia das mesmas afim de elaborar o certificado energetico que continua a ser necessario e obrigatorio.
    • SrR
    • 7 janeiro 2025 editado

     # 20

    Petáculo, todos os dias se aprende coisas novas no fórum.
 
0.0220 seg. NEW