Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Estou na fase de projeto para construção de uma casa passiva com estrutura em aço leve galvanizado. O meu objetivo é não precisar para além da VMC duplo fluxo e bomba de calor, de mais nada para arrefecer ou aquecer a casa.

Contactei na fase de pesquisa de mercado 6 empresas especializadas neste tipo de construção, mas nenhuma me apresentou orçamentos ao nível do que melhor se faz nos USA ou Europa Central. As diferenças estão sobretudo ao nível da laje e cobertura, mas aqui a dúvida que tenho neste momento é sobre a impermeabilização da laje.

Já vi quem coloque nas partes exteriores da laje o XPS e depois coloque manta asfáltica, como já vi o inverso, colocam primeiro a manta asfáltica e depois o XPS. Alguém experiente pode indicar-me se existem diferenças neste tipo de impermeabilização da parte exterior da laje que vai ter contacto com a terra?

Obrigado
  2.  # 2

Está a projetar uma casa passiva, tem apoio técnico de quem efetivamente sabe o que é uma casa passiva e como se consegue a certificação?
  3.  # 3

Quem tem de o ajudar na melhor escolha, é a sua equipa de projeto...
    Concordam com este comentário: fdfreire
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ilidio.faria
  4.  # 4

Zé da Silva,

Sim o projeto está a ser feito por uma empresa de arquitetura que pertence a um grupo de construção com mais de 300 moradias passivas construídas em Portugal e fora de Portugal nos últimos 10 anos.

Mas isso não é impeditivo de ter discussões saudáveis com pessoas independentes :-)
  5.  # 5

Um grupo de construção com mais de 300 casas passivas construídas em Portugal?
    Tem a certeza?
    Pode indicar o nome?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves, HideCode
  6.  # 6

Curioso tb para saber essa empresa e 1(!) casa passiva construída (registada).
  7.  # 7

na base de dados somente existem 10 imoveis certificados

alguém construí mais de 300....

https://passivehouse-database.org/index.php?lang=en#k_Portugal
    Concordam com este comentário: HideCode
  8.  # 8

Não querendo fazer de advogado do diabo, ele refere "em Portugal e fora de Portugal".
  9.  # 9

Colocado por: rjmsilvaNão querendo fazer de advogado do diabo, ele refere "em Portugal e fora de Portugal".

299 fora de Portugal e uma cá no burgo?
  10.  # 10

ilidio

tem ai umas boas questões para por a essa empresa, de certeza que com esse know how de 300 casas passivas isso é algo mais que consolidado para eles.
    Concordam com este comentário: SEEING
  11.  # 11

Colocado por: ilidio.fariacasa passiva com estrutura em aço leve galvanizado.

Não se fazem cavalos de corrida com burros.

Mentalize-se de uma coisa, no nosso clima, casas sem tijolos/blocos e placas de betão, feitas de esferovite e OSB são praticamente impossíveis de serem passivas, com ou sem carimbo PassivHaus.
  12.  # 12

Colocado por: Nostradamus

Não se fazem cavalos de corrida com burros.

Mentalize-se de uma coisa, no nosso clima, casas sem tijolos/blocos e placas de betão, feitas de esferovite e OSB são praticamente impossíveis de serem passivas, com ou sem carimbo PassivHaus.

Se forem feitas em estrutura pesada, daquelas em blocos de cofragem isolantes, que levam15/16cm de betão acredito que possam ser
  13.  # 13

Isso não é LSF. Esses blocos isolados por fora e dentro com esferovite, ainda que melhor que LSF, também não são grande espingarda para reter os ganhos térmicos e garantir uma casa passiva com o mínimo de consumo de energia possivel.
  14.  # 14

Colocado por: NostradamusIsso não é LSF. Esses blocos isolados por fora e dentro com esferovite, ainda que melhor que LSF, também não são grande espingarda para reter os ganhos térmicos e garantir uma casa passiva com o mínimo de consumo de energia possivel.

Os de eps também não gosto,mas os de aparas de madeira acho muito bom.
    Andei a ver para fazer a minha com eles,mas infelizmente em Portugal,quem os vende, quer tudo, só vende os blocos se forem eles a fazer o projeto.
    Na França, vende se os blocos em qualquer loja de materiais e a planta para colocaçao dos diversos blocos é fornecida diretamente pelo fornecedor e gratuitamente se precisarmos.
    • pfov
    • 17 janeiro 2025

# 15

Colocado por: NostradamusIsso não é LSF. Esses blocos isolados por fora e dentro com esferovite, ainda que melhor que LSF, também não são grande espingarda para reter os ganhos térmicos e garantir uma casa passiva com o mínimo de consumo de energia possivel.

Pode explicar porquê? Há 131 casas certificadas com o método construtivo de ICF (e a última é de PT).

informação retirada da fonte oficial: https://passivehouse-database.org/index.php?lang=en#

0.0193 seg. NEW