Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Vou comprar um apartamento cujo construtor aceita permuta do meu actual apartamento.

    Após me dirigir a várias agências bancárias deparo-me com a seguinte situação: "Cada cabeça sua sentença" e tudo isto porque ainda tenho o meu emprestimo Habitação a decorrer.

    Ora, numa das agências informaram-me que tratando-se duma permuta o valor total do novo emprestimo seria da seguinte forma: Crédito a habitação (valor diferencial entre o valor de permuta do meu apartamento e valor de escritura do novo) + Crédito complementar superior (valor que devo ao banco pelo actual crédito que ainda estou a pagar).
    Noutras agências aconselharam-me a não optar por este esquema pois estaria a comprar uma casa mais cara do que actual mas com um crédito habitação inferior ao que ainda tenho hoje e que poderia prejudicar-me em termos fiscais. A sugestão foi então de que deveria ter o Credito habitação no valor da escritura em que com o montante deste, pagaria 1)o que devo ao Banco e 2) a diferença pelo imóvel a pagar ao construtor - fazendo 2 escrituras.

    As minhas prendem-se com o seguinte:
    Qual o correcto procedimento?
    Que escrituras a fazer e quem paga? Pois não acredito que o construtor vá aceitar pagar o escritura do meu actual apartamento.

    Se alguém já comprou um imóvel com permuta ou sabe como é que todo este processo se desenrola, agradecia se me pudesse esclarecer pois estou completamente "às escuras" e com isto, a perder tempo a andar de um lado para o outro.

    Muito Obrigado!
  2.  # 2

    Boa tarde,
    Vou comprar um apartamento cujo construtor aceita permuta do meu actual apartamento.

    Após dirigir-me a várias agências bancárias deparo-me com a seguinte situação: "Cada cabeça sua sentença" e tudo isto porque ainda tenho o emprestimo Habitação a decorrer.

    Ora, numa das agências informaram-me que tratando-se duma permuta, o valor total do novo emprestimo seria da seguinte forma: Crédito a habitação (valor diferencial entre o valor de permuta do meu apartamento e entre valor de escritura do novo) + Crédito complementar (valor que devo ao banco pelo actual crédito que ainda estou a pagar) que assim fica superior ao da habitação.

    Noutras agências aconselharam-me a não optar por este esquema pois estaria a comprar uma casa mais cara do que a actual mas com um crédito habitação inferior ao que tenho hoje e que isto prejudicar-me em termos fiscais. A sugestão foi então de que deveria ter o Credito habitação no valor da escritura em que com o montante deste, pagaria 1)o que devo ao Banco e 2) a diferença pelo imóvel a pagar ao construtor.

    As minhas prendem-se com o seguinte:
    Qual o correcto procedimento?
    Que escrituras a fazer e quem paga? Pois não acredito que o construtor vá aceitar pagar o escritura do meu actual apartamento.

    Se alguém já comprou um imóvel com permuta ou sabe como é que todo este processo se desenrola, agradecia se me pudessem esclarecer pois estou completamente "às escuras" e com isto, a perder tempo a andar de um lado para o outro.

    Muito Obrigado!
    • Guel
    • 17 outubro 2008

     # 3

    Estou a passar por um processo idêntico, mas a opção apresentada pelo meu Banco é diferente.
    Propôe que para Crédito à Habitação seja a diferença entre o valor do meu imóvel actual (V1) e o valor do novo imóvel a comprar ao construtor (V2). Em relação à actual dívida que tenho para saldar relativa ao meu actual imóvel (V3), sugere se seja aberto um crédito paralelo.

    A pergunta é, se realmente eu necessito de (V2 - V1) + V3 para adquirir o novo imóvel, porque é que não se faz um único empréstimo desse valor?

    Obrigado.
 
0.0102 seg. NEW