Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Mais uma vez a pedir a vossa ajuda.

Tenho uma moradia na zona do Ribatejo, com cerca de 100m2, ocupada por 3 pessoas.

Acontece que mesmo com desumidificador durante o dia, mesmo que abra as janelas,.não consigo dominar o bolor.

De manhã, tenho em 3 ou 4 paredes, nos cantos das divisões,a parede a escorrer pelo vinco abaixo, janelas cheias de água, vidros.

Pelo que já li, tudo leva a crer que o problema é condensação.

Está moradia foi feita em 2004 e na altura da construção foi adotado o sistema mais simples.e tradicional, tijolo de 15 e reboco, sem isolamentos.

O que me aconselham fazer sem ser mandar as paredes abaixo? E que não seja algo de custos muito elevados

Tenho.uma pessoa conhecida, aqui perto,.que tem.uma moradia mais recente, 2015, salvo erro,.e afirma ter tido o mesmo problema, mas que comprou também um desumidificador e que abriu um buraco nem cada divisão e meteu umas grelhas, e diz que agora acha uma diferença muito grande, para melhor.

Pode ser essa uma opção para o meu caso?
    Eu tenho um buraco desses mas é.atras do recuperador de calor,para que o mesmo "respire" digo eu....

O que me podem dizer sobre isto?
    Eu quero acreditar no rapaz, mas não entrará muito frio depois por esses tais buracos?

Ajuda a vossa ajuda.

Até já...
  2.  # 2

De 2004 e parede simples????

Coloque capoto
  3.  # 3

Colocado por: LuisSTRAcontece que mesmo com desumidificador durante o dia, mesmo que abra as janelas,.não consigo dominar o bolor.

Tem ventilação nas casas de banho?
    Se não tem comece por aí, eliminando o vapor de água que produz durante os banhos.
    Reveja também o seu exaustor e se não tiver uma grelha de admissão de ar na cozinha deve instalar para que a exaustão funcione adequadamente.

Abrir as janelas ventila, é um facto, mas também lhe baixa a temperatura interior o que pode contribuir para que não tendo isolamento térmico, que as paredes fiquem internamente ainda mais frias, aumentando a condensação.

Se tiver aquecimento, tente baixar um pouco a temperatura ambiente.
    Temperaturas mais elevadas no interior potenciam mais as condensações.

Como diz que já abre as janelas ventilando assim, é porque as superfícies interiores das paredes exteriores está mesmo muito baixa e a única forma de resolver será:
    Colocado por: larkheColoque capoto
  4.  # 4

Quando abrir as janelas não ligue o desumidificador, não está a fazer nada...

Abra janelas com dias de sol e céu limpo para arejar o mais possível.

Com as janelas fechadas coloque o desumidificador a trabalhar.

Nas janelas e vidros é claramente condensação, mas no caso dos cantos das paredes não será infiltração de água pela cobertura?
  5.  # 5

Colocado por: ClioIIQuando abrir as janelas não ligue o desumidificador, não está a fazer nada...

Abra janelas com dias de sol e céu limpo para arejar o mais possível.

Com as janelas fechadas coloque o desumidificador a trabalhar.

Nas janelas e vidros é claramente condensação, mas no caso dos cantos das paredes não será infiltração de água pela cobertura?

Bom dia.
    Sim, óbvio que quando abro as janelas não ligo o desumidificador.

Em relação aos cantos, de facto infiltrações não são, denota-se claramente ser condensação
  6.  # 6

Colocado por: larkheDe 2004 e parede simples????

Coloque capoto

Sim, é parede simples
    Durante algum tempo tive essa dúvida, mas quando foram instalados os ar condicionados tive a certeza, não tem isolamento.

O capoto é coisa para que valores? Só para ter uma mínima ideia do estrago.
  7.  # 7

Colocado por: SEEING
    Tem ventilação nas casas de banho?
    Se não tem comece por aí, eliminando o vapor de água que produz durante os banhos.
    Reveja também o seu exaustor e se não tiver uma grelha de admissão de ar na cozinha deve instalar para que a exaustão funcione adequadamente.

Abrir as janelas ventila, é um facto, mas também lhe baixa a temperatura interior o que pode contribuir para que não tendo isolamento térmico, que as paredes fiquem internamente ainda mais frias, aumentando a condensação.

Se tiver aquecimento, tente baixar um pouco a temperatura ambiente.
    Temperaturas mais elevadas no interior potenciam mais as condensações.

Como diz que já abre as janelas ventilando assim, é porque as superfícies interiores das paredes exteriores está mesmo muito baixa e a única forma de resolver será:

Na casa de banho não tenho nenhuma ventilação, o que fazemos é após o banho abrir um pouco a janela, mesmo que seja com a portada fechada, e passado um tempo, fecho a janela e logo o desumidificador. Ou por vezes só o desumidificador.

Na cozinha não tenho nada além do exaustor, que por sinal não é assim grande coisa não.
    O que se refere com a tal grelha de admissão?
  8.  # 8

Colocado por: LuisSTRO capoto é coisa para que valores? Só para ter uma mínima ideia do estrago.

Existindo uma série de variáveis para determinar um preço por m2 (quantidade, arquitetura, altura do edifício, espessura de isolamento, etc.) mas considerando por exemplo 150m2 conte sempre com mais de 50€+IVA por m2.
    Depois pode ter outras despesas: mexer em parapeitos de janela, drenagem de águas (caleiras), etc.

Colocado por: LuisSTRNa casa de banho não tenho nenhuma ventilação, o que fazemos é após o banho abrir um pouco a janela, mesmo que seja com a portada fechada, e passado um tempo, fecho a janela e logo o desumidificador. Ou por vezes só o desumidificador.

Instale uma extrator também chamado habitualmente ventax.

Colocado por: LuisSTRNa cozinha não tenho nada além do exaustor, que por sinal não é assim grande coisa não.
    O que se refere com a tal grelha de admissão?

Se o exaustor extrai o ar com fumos, cheiros, etc., tem que ter um local que compense esse ar.
    Nesse caso através de uma grelha de admissão de ar.
  9.  # 9

Colocado por: SEEING
    Existindo uma série de variáveis para determinar um preço por m2 (quantidade, arquitetura, altura do edifício, espessura de isolamento, etc.) mas considerando por exemplo 150m2 conte sempre com mais de 50€+IVA por m2.
    Depois pode ter outras despesas: mexer em parapeitos de janela, drenagem de águas (caleiras), etc.

Instale uma extrator também chamado habitualmente ventax.

Se o exaustor extrai o ar com fumos, cheiros, etc., tem que ter um local que compense esse ar.
    Nesse caso através de uma grelha de admissão de ar.

Pois em relação ao copoto era nessas coisas que tava a pensar, tava a ver as pedras em granito que tenho a volta das janelas e portas, que com a espessura do capoto teriam de ser mudadas...

Na parte do WC, a parede que tenho para a rua para poder meter o tal ventax, é a parede onde me bate mais a chuva, há forma de instalar tal coisa contando com esse pormenor?

Na parte da cozinha, o que se refere, e fazer algo como o tal "buraco na parede" com uma grelha de ambos os lados para criar a tal circulação de ar?
  10.  # 10

Colocado por: LuisSTRNa parte do WC, a parede que tenho para a rua para poder meter o tal ventax, é a parede onde me bate mais a chuva, há forma de instalar tal coisa contando com esse pormenor?

Não me parece que seja um problema bater a chuva!

Colocado por: LuisSTR
    1. Na parte da cozinha, o que se refere, e fazer algo como o tal "buraco na parede" com uma grelha de ambos os lados para criar a tal circulação de ar?

Exatamente. Assim sempre que ligar o exaustor estará a insuflar ar por esse buraco e otimizar o funcionamento do exaustor.

0.0157 seg. NEW