Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Antes de tudo, desejar um excelente ano de 2025 para todos e agradecer a quem me possa ajudar.

Herdei um terreno com 400m2, e estou a pensar construir uma moradia, como habito num apartamento com 80m2 e o espaço é mais que suficiente para o conforto da minha família aquilo que pensei seria "Replicar" esses 80m2 de apartamento numa moradia, não tenho ideia se é possível fazê-lo e por isso vir aqui procurar respostas.

Em Anexo envio o rascunho daquilo que seria a casa, peço-vos compreensão se está algo errado, que estará certamente mas é para ter uma noção daquilo que pretendo.

Construção na Zona Norte (Esposende)
    Moradia teria 80m2 Total, com 72m2 área Útil;
    Materiais usados média Gama, nada muito barato nem nada muito caro;

Pergunta Final
    Será possível construir a moradia com um orçamento de 1300/1400€€ m/2
      Casa.jpg
  2.  # 2

Gostei da planta.
    Veja se terá de acrescentar algum deck com cobertura ou garagem.

Quanto a preços, tudo é possível desde que arranje um construtor que aceite receber
    900 ou 2000 euros sem IVA. Por M2

Tem de arranjar um arquiteto a sério, para fazer o projecto e começar a pedir orçamentos.
  3.  # 3

Não se esqueça dos muros e arranjos exteriores.
  4.  # 4

Colocado por: TripleR10Em Anexo envio o rascunho daquilo que seria a casa, peço-vos compreensão se está algo errado, que estará certamente mas é para ter uma noção daquilo que pretendo.

Precisa de algum trabalho...
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Precisa de algum trabalho...

Isto depois teria de ser feito tudo com o arquiteto mas em relação á pergunta, acha possível com 1300/1400€ contruir esta humilde moradia ?
  6.  # 6

Colocado por: TripleR10com um orçamento de 1300/1400€€ m/2

Isso não é um orçamento. É uma ilusão.

Tem 160 000€ para a contenda?
    E mais 30 000€ para peojectos, licenças, arranjos, já agoras e alguma derrapagem?

Tem de focar-se em ter um tecto orçamental.
    Depois é moldar o resto… áreas, materiais, qualidade…
  7.  # 7

Colocado por: Jpires76Não se esqueça dos muros e arranjos exteriores.

Excluindo os arranjos, será possivel ?
  8.  # 8

Colocado por: gil.alves

E mais 30 000€ para peojectos, licenças, arranjos, já agoras e alguma derrapagem?

O Orçamento são 150K para construir 80m2 de moradia, mesmo utilizando os materiais mais economicos não é viavel ?
    O que me está a dizer é que para construir uma Casa de 80m2 são precisos 190K ?

Estou apenas a tentar saber se é algo real que posso avançar, porque não vou estar a gastar dinheiro em arquitectos sem saber se há viabilidade.
  9.  # 9

Colocado por: TripleR10

Isto depois teria de ser feito tudo com o arquiteto mas em relação á pergunta, acha possível com 1300/1400€ contruir esta humilde moradia ?

Pre fabricado deve andar nesses valores ou até menos
  10.  # 10

Colocado por: TripleR10Pergunta Final
    Será possível construir a moradia com um orçamento de 1300/1400€€ m/2

Olá.

Em Esposende acredito que sim.
    Tem que começar ao contrário, definir um valor final total. Um tecto orçamental. E partir daí.

Há uns 3, 4 anos, projectámos uma moradia nas Marinhas, e os empreiteiros e subempreiteiros, conseguiram deixar a casa nos 1000€/m2 com IVA, apesar do problema no canal de Suez e do Covid. Mas eram outros tempos, e a casa era bastante maior. Ainda assim, à vista desarmada, diria que com 135, 150'000€ faria a festa, imaginando um terreno simples, plano, e que não esteja em zona de vestígios arqueológicos (Esposende tem muitos). Eventualmente trazendo a casa para os 72m2 brutos, que é o mínimo legal.

A sua planta tem algum espaço perdido.

Se precisar de projecto, pode escrever-me, clicando no meu nome tem o contacto.
    Boa sorte.
  11.  # 11

E estou a perguntar para ter uma ideia se 150k dá apenas para construir a Moradia, tudo o resto será pago à parte.
  12.  # 12

Colocado por: TripleR10O que me está a dizer é que para construir uma Casa de 80m2 são precisos 190K ?

Acha que se construir 50m² vai gastar 86 000€ (50x1400€/m²+iva)?

Sendo o orçamento de 150 000€ (c/iva) diria que consegue uma coisa simples (complexidade reduzida) e manter alguma qualidade. Evite duplicar soluções e muitos materiais. Faça um bom e bem detalhado projecto. Defina em projecto bem soluções que poupem em vez de gastar. Estrutura simples, RC. Sem escavações…

Abr.
  13.  # 13

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá.

Em Esposende acredito que sim.
    Tem que começar ao contrário, definir um valor final total. Um tecto orçamental. E partir daí.

Há uns 3, 4 anos, projectámos uma moradia nas Marinhas, e os empreiteiros e subempreiteiros, conseguiram deixar a casa nos 1000€/m2 com IVA, apesar do problema no canal de Suez e do Covid. Mas eram outros tempos, e a casa era bastante maior. Ainda assim, à vista desarmada, diria que com 135, 150'000€ faria a festa, imaginando um terreno simples, plano, e que não esteja em zona de vestígios arqueológicos (Esposende tem muitos). Eventualmente trazendo a casa para os 72m2 brutos, que é o mínimo legal.

Se precisar de projecto, pode escrever-me, clicando no meu nome tem o contacto.
    Boa sorte.

Obrigado pela sua resposta.
  14.  # 14

Acha que se construir 50m² vai gastar 86 000€ (1400x50€/m²+iva)?

Sendo o orçamento de 150 000€ (c/iva) diria que consegue uma coisa simples (complexidade reduzida) e manter alguma qualidade. Evite duplicar soluções e muitos materiais. Faça um bom e bem detalhado projecto. Defina em projecto bem soluções que poupem em vez de gastar. Estrutura simples, RC. Sem escavações…

Abr.

Obrigado Gil, quero mesmo ter umas luzes para saber se vale apena prosseguir dentro do orçamento que tenho para contratar arquiteto e tentar maximizar ao máximo possível.
  15.  # 15

Excluindo os arranjos, será possivel ?

Acredito que sim, se conseguir encontrar uma empresa séria que trabalhe nesses valores e não entrar em grandes devaneios ao nível de acabamentos e soluções que encarecem muito a obra no arranque (e.g. PRH). O meu alerta tem a ver com o facto de haver um custo relevante a considerar para fazer muros, colocar portões, pavimentos exteriores, etc.
  16.  # 16

Colocado por: Jpires76

Acredito que sim, se conseguir encontrar uma empresa séria que trabalhe nesses valores e não entrar em grandes devaneios ao nível de acabamentos e soluções que encarecem muito a obra no arranque (e.g. PRH). O meu alerta tem a ver com o facto de haver um custo relevante a considerar para fazer muros, colocar portões, pavimentos exteriores, etc.

Tenho 35 metros lineares de 1m30 de altura para morar, uma porta de entrada(não vai ter portão para carros), e arranjos e arranjinhos exteriores, tenho 10/15k para este efeito, pelo que me informei sobre isso chega e sobra, ou estarei errado ? talvez possa estar mal informado, mas espero que não.
  17.  # 17

Tenho 35 metros lineares de 1m30 de altura para morar, uma porta de entrada(não vai ter portão para carros), e arranjos e arranjinhos exteriores, tenho 10/15k para este efeito, pelo que me informei sobre isso chega e sobra, ou estarei errado ? talvez possa estar mal informado, mas espero que não.

Em principio diria que sim. Não vai ter nada por cima dos muros (vedação metálica) ou pavimento exterior?
  18.  # 18

Colocado por: Jpires76

Em principio diria que sim. Não vai ter nada por cima dos muros (vedação metálica) ou pavimento exterior?

Será só mesmo o muro talvez com uma pedra em cima do mesmo, em relação ao Pavimento estaria a pensar no caminho da porta exterior para casa o resto seria tudo relva que que eu próprio plantarei.
    Concordam com este comentário: Jpires76

0.0174 seg. NEW