Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Penso que o nosso maior condicionante é a resistência sismica
  2.  # 22

Colocado por: manelvcPenso que o nosso maior condicionante é a resistência sismica

Coloca uns sinoblocos em cima dos pilares das sapatas, semelhante aos utilizados nas pontes e viadutos...
  3.  # 23

Colocado por: Vítor MagalhãesColoca uns sinoblocos em cima dos pilares das sapatas
    E assim se começa a encarecer uma solução eficaz e barata. chega-se ao fim e custa o mesmo que a construção tradicional.

talvez por isso (e pela falta de mão de obra especializada) estas soluções alternativas tenham pouca tração por cá.
  4.  # 24

Este sistema chama-se SIPs, Structural insulated panels.
    A minha casa foi construída nesse sistema e temos cá em portugal(pelo menos) uma empresa a construir nesse sistema.
    A estrutura foi toda montada em menos de uma semana, mas o resto dos acabamentos demoram o mesmo que noutro sistema qualquer.
  5.  # 25

Colocado por: RCarvalhotemos cá em portugal(pelo menos) uma empresa a construir nesse sistema.

Qual a empresa?
  6.  # 26

Ainda não percebi porque é que esta casa de madeira fica mais barata que uma de alvenaria. Só vimos a construção do exterior e não vejo que possa ser mais barato, o interior custa o mesmo.
    O que a torna mais barata, são as fundações, terreno plano, vãos pequenos comprados numa loja já feitos, planta quadrada, ou seja tudo simples.
    Não vejo por aqui nenhuma casa em alvenaria, térrea e com uma planta quadrada com cerca de 50m2.
  7.  # 27

o meu maior "se não", e que não poderia ser utilizada em qualquer zona do país dado que niguem compre devidamente a limpeza dos terrenos nas zonas de habitação.
    Com os incêndios que temos,só nao temos maior perdas de habitações muito graças a construção de "betão", e mesmo assim muitas dao problemas por causa dos telhados em madeira.
    Com estas casas passávamos a ter cenários como os que assistimos nos USA.
  8.  # 28

Depois de verem as imagens dos incêndios na Califórnia continuam com vontade de construir casas em madeira em Portugal, que tem um clima parecido?
  9.  # 29

Colocado por: PickaxeDepois de verem as imagens dos incêndios na Califórnia continuam com vontade de construir casas em madeira em Portugal, que tem um clima parecido?

Ía exatamente fazer referência a esta situação.
    Nos últimos fogos que houveram no meu concelho consegui perceber o comportamento do fogo nos diversos métodos construtivos.
    O fogo da Califórnia é sem dúvida uma situação anómala mas certamente que para isso muito tem contribuído o material com que são feitas as casas
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 30

De facto são imagens chocantes.. não sobra nada das casas.
  11.  # 31

Eu vi isto acontecer em todas as freguesias do meu concelho.
    Agora imaginem que a maioria das construções eram no mesmo método construtivo que é comum na América.
    Certamente que não teríamos só cerca de 80 habitações afetadas e os 4 mortos.
    Concordam com este comentário: Masterful
      IMG_20250109_213405.jpg
  12.  # 32

Colocado por: zedasilvaEu vi isto acontecer em todas as freguesias do meu concelho.
    Agora imaginem que a maioria das construções eram no mesmo método construtivo que é comum na América.
    Certamente que não teríamos só cerca de 80 habitações afetadas e os 4 mortos.
      IMG_20250109_213405.jpg

https://www.youtube.com/watch?v=G-J86Ka9MkQ&t=317s

vale o que vale 🤷‍♀️
  13.  # 33

Com a moda do capoto, qualque dia ainda vamos ver acontecer parecido, espero estar enganado.
  14.  # 34

Mas eu não defendo que o nosso tipo de construção em alvenaria seja alterado para tal.
    Eu tb não gostei das "fitas de persianas" que eles colocam por fora. Existem sempre modificações possiveis.
    Defendo sim que em determinadas circunstancias este tipo de construção possa ter ventagens face à alvenaria.

E o tempo de construção da estrutura reduz radicalmente face ao nosso método de construção. Nos acabamentos o tempo deverá ser o mesmo.
    • SrR
    • 10 janeiro 2025 editado

# 35

.
      2024-valenca-1.jpg
      2024-valenca-2.jpg
  15.  # 36

Essa tem aspecto de ser mais cara que a construção tradicional.
    • SrR
    • 10 janeiro 2025

# 37

É perguntar, eles são de Portugal
  16.  # 38

Colocado por: SrRÉ perguntar, eles são de Portugal

https://blufab.pt/
    O Site parece aquele sketch dos Gatos Fedorentos: falam falam, falam falam, mas não dizem nada.
    Ou não houve tempo (€€€) para desenvolver o site ou então é tudo segredo ao ponto de ser necessário contacta-los para saber o minimo.
    • SrR
    • 10 janeiro 2025

# 39

• SrR
    • 10 janeiro 2025

# 40

Colocado por: barreira

https://blufab.pt/
    O Site parece aquele sketch dos Gatos Fedorentos: falam falam, falam falam, mas não dizem nada.
    Ou não houve tempo (€€€) para desenvolver o site ou então é tudo segredo ao ponto de ser necessário contacta-los para saber o minimo.
    nem tudo se encontra na NET.

0.0208 seg. NEW