Muito honestamente nada disto já surpreende, basta ver que a inflamabilidade da construção normal de lá é tão elevada que aquilo arde em pouco tempo sem conseguir sequer propagar a uma habitação com um tipo de construção de estrutura em betão ou alvenaria.
Em Portugal ainda há quem veja problemas com os métodos de construção tradicionais... em alvenaria de tijolo e estrutura de betão. Na Califórnia isso é um autêntico luxo. Paredes ou lajes em betão aparante então... nem se diga.
Mas até nas coisinhas mais simples... como o tampo duma cozinha. Em Portugal já se acha meio parolo usar pedra e vamos por materiais "modernos" com base em polimeros. Já na Califórnia, para poder usar pedra natural numa cozinha, numa escada, etc... é preciso muita "pasta".
Eles usam estruturas de madeira sobretudo por causa dos sismos... mas também dos preços. No México, mesmo ao lado, o que não faltam são sismos todos os dias, e é raro ver uma construção em madeira.
É tudo uma questão de cálculo... estes "milagres" dos fogos californianos... são perfeitamente projectáveis, calculáveis. Para isso temos os Engenheiros. O problema é quando se olha só para o valor maior no fundo dos orçamentos, sem ligar ao que calculou o Engenheiro.