Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

2.  # 2

E termicamente (se calhar não só) é melhor que as 'nossas'!
  3.  # 3

é outra realidade....

por cá começavam logo a dizer que a construção era de má qualidade, que passados 50 anos estava tudo podre, que com um vendaval a casa desfazia-se toda, etc.
  4.  # 4

Se calhar era disto que precisávamos para a dita falta de habitação além de que não é necessária tanta mão de obra especializada.
    Já estive em países em que este é o tipo de construção e são países de temperaturas estremas e nunca estive em casas tão confortáveis como as deste tipo.
  5.  # 5

Isso são casas para durar 20 a 30 anos.Depois dessa data estão prontas para ser abatidas
    Depois é deitar abaixo e fazer de novo
  6.  # 6

Colocado por: ParamonteIsso são casas para durar 20 a 30 anos.Depois dessa data estão prontas para ser abatidas

Ninguem vive 200 anos...
    Casas de tijolo da dita construção "tradicional" existem às milhares vazias e que dificilmente algum dia voltarão a ser habitadas.

Mas a razão do meu post veio no sentido de alguém opinar relativamente às regras/normas/leis de construção no nosso país face a este tipo de construção.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  7.  # 7

Colocado por: ParamonteIsso são casas para durar 20 a 30 anos.Depois dessa data estão prontas para ser abatidas

se o custo de construção o justificar, porque não?

porque gastar 200k numa casa de alvenaria para durar uma vida, se podiamos gastar por exemplo 50k de 20 em 20 anos.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  8.  # 8

Colocado por: pauloagsantos

se o custo de construção o justificar, porque não?

porque gastar 200k numa casa de alvenaria para durar uma vida, se podiamos gastar por exemplo 50k de 20 em 20 anos.

O problema é que uma casa destas também não fica barata por cá, mas concordo que a curto prazo podia ser uma solução para a falta de habitação, já para não falar que termicamente/conforto é melhor que >90% do que existe atualmente.
  9.  # 9

Colocado por: rjmpiresO problema é que uma casa destas também não fica barata por cá

Por causa de que materiais? Pergunto eu que não percebo da poda.
  10.  # 10

Colocado por: rjmpires
    O problema é que uma casa destas também não fica barata por cá, mas concordo que a curto prazo podia ser uma solução para a falta de habitação, já para não falar que termicamente/conforto é melhor que >90% do que existe atualmente.

Resposta para a falta de habitação? Como?
    Construir "moradias" apenas. Não vejo este tipo de estruturas a ser possível em altura para dar resposta à "crise de habitação".
    Seria, portanto, um luxo. Mas para quem tiver um terreno e for consciente e humilde e quiser uma construção deste tipo, está muito bom.
  11.  # 11

Colocado por: pedrodmsousa

Resposta para a falta de habitação? Como?
    Construir "moradias" apenas. Não vejo este tipo de estruturas a ser possível em altura para dar resposta à "crise de habitação".
    Seria, portanto, um luxo. Mas para quem tiver um terreno e for consciente e humilde e quiser uma construção deste tipo, está muito bom.

Construindo nas periferias onde há mais terreno disponível, e nas zonas emergentes, que normalmente também têm terreno disponível para construção.

Colocado por: barreira

Por causa de que materiais? Pergunto eu que não percebo da poda.

Actualmente em Portugal qualquer "arrecadação" de madeira custa 50mil€
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  12.  # 12

Colocado por: pauloagsantos, se podiamos gastar por exemplo 50k de 20 em 20 anos.
    Duvido muito é que se consiga fazer cá uma casa destas, que cumpra os regulamentos, por 50K. Ou sequer por metade do valor do que custa uma feita pelo método tradicional. Se assim fosse, já teríamos por aí alguns exemplos destes, digo eu.
  13.  # 13

Engraçado. Mas não gostei do acabamento no telhado. Acho que entrará humidade e aquelas ripas de suporte vão à vida fácil.
    E também a elevação deveria ter alguma proteção, por baixo, é um ninho para bicharada.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 14

Colocado por: AndreSEngraçado. Mas não gostei do acabamento no telhado. Acho que entrará humidade e aquelas ripas de suporte vão à vida fácil.
    E também a elevação deveria ter alguma proteção, por baixo, é um ninho para bicharada.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

O vídeo mostra um método, supostamente, rápido e barato. Acho que o objetivo não seria ser o melhor ou o recomendado. É o que há.
    • argo
    • 9 janeiro 2025

# 15

Há painéis desse tipo osb/eps/osb a serem vendidos cá?
  15.  # 16

Colocado por: argoHá painéis desse tipo osb/eps/osb a serem vendidos cá?

Não vejo porque não fazê-los. Paineis OSB e EPS existe cá.
    A construção levaria mais tempo é claro.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • argo
    • 9 janeiro 2025

# 17

Sim, é fazível.
  16.  # 18

Colocado por: pedrodmsousaMas para quem tiver um terreno e for consciente e humilde e quiser uma construção deste tipo, está muito bom.

E estará dentro da legalidade uma solução destas para um terreno?
    Não me cheira...
  17.  # 19

Colocado por: barreiraE estará dentro da legalidade uma solução destas para um terreno?
    Não me cheira...

ainda não vi o video todo, mas, com algumas adaptações, penso que sim.
    Rgeu - > depende da arquitetura...
    acessibilidades: adaptar
    Estrutura de madeira: dimensionar, pelo eurocodigo 5
    Estrutura de betão: dimensionar pelos Eurocodigos aplicaveis : fundações, geotecnia, betão, bases de dimensionamento, sismo...
    Térmica: penso que cumpre, com alguns ajustes + sistemas tecnicos + ventilação
    acustica: só calculando... mas sendo moradia só tem de cumprir na fachada - sons aereos
    aguas e esgotos: projetar de acordo com regulamento, e executar conforme projeto
    scie ? tenho duvidas...
    • Iko
    • 9 janeiro 2025

# 20

LSF não acho que seja melhor que isto 🙄

Acho uma óptima ideia, o Rgeu é que tem de baixar os standards pois acho deve ser mais exigente que o equivalente no resto da Europa. inteira.

0.0244 seg. NEW