Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Tenho o projeto na câmara e estou na fase de pedir orçamentos, mas surgiu-me a dúvida sobre a necessidade da fazer a verga e contra verga nas janelas e portas.
    Já todos vimos aquelas paredes estaladas na diagonal a partir dos cantos das janelas e portas, mas eu quero evitar esse problema e ao pesquisar na internet dei com esta informação das vergas, mas os profissionais com quem falei disseram-me que não é necessário porque se o resto estiver bem feito não parte por ali, e que isso só acontecia nas casas antigas devido a más fundações, etc etc.
    Enfim, em que ficamos afinal? É necessário ou não?
    Agradeço desde já toda a ajuda que me poderem dar.
  2.  # 2

Cada caso é um caso.
    Ponha essa situação aos seus projetistas das especialidades pois são eles que têm a informação necessária para saber se no seu caso faz ou não sentido ter contraverga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Domingues
  3.  # 3

A verga é sempre necessário, a contra verga não, foi isto que os profissionais que consultou disseram.
    Isto de andar a consultar profissionais e depois ir para a net investigar, vale mais ser você a fazer o trabalho e quando tiver dúvidas vai à net.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

e a verga hoje em dia acaba por ser a caixa de estores e em certos casos a propria viga de betão armado.
  5.  # 5

A contra-verga é muito usada e dado como obrigatório o seu emprego nas construções do Brasil. Nunca vi em Portugal usar-se...
  6.  # 6

...Eu não sei o que é uma "contra-verga"... Normalmente não se utiliza isso. Somente em peitos de janela com grandes desenvolvimentos em comprimento (>2.00m)

Evitar fissuração nas zonas das vergas...Para isso devem ser utilizada as redes de reforço...
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradasutilizada as redes de reforço...
    assim como nas paredes para tapar os roços.
  8.  # 8

Colocado por: setaevraassim como nas paredes para tapar os roços.

Principalmente , deverá ser aplicada nas áreas de transição de materiais... alvenaria/ estrutura, etc...
  9.  # 9

Colocado por: Pedro Barradas...Eu não sei o que é uma "contra-verga"... Normalmente não se utiliza isso. Somentte em peitos de janela com grandes desenvolvimentos em comprimento (>2.00m)

Evitar fissuração nas zonas das vergas...Para isso devem ser utilizada as redes de reforço...

Usa-se no Brasil. Paredes exteriores muito estreitas, aquilo abre por todo o lado, não são somente as tensões que fissuram nos cantos (que por cá se tratam, como referiu, com redes de fibra de vidro).

Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Jorge Domingues
  10.  # 10

Em frança também se usa isso, por baixo dos peitoris das janelas é obrigatório uma cinta de betão assim.
    E quando é zona sísmica, leva um pilar de cada lado, ligados ao lintel e a cinta debaixo do peitoril
  11.  # 11

Depois de ler todos estes comentários fiquei com uma dúvida!
    Não entendo porque se faz em França e no Brasil de forma quase obrigatória, mas cá não se faz?
    Qual é a diferença da nossa construção para não ser necessário cá?
    Ou é só para poupar custos?
  12.  # 12

Colocado por: Jorge DominguesNão entendo porque se faz em França e no Brasil de forma quase obrigatória, mas cá não se faz?

Você ouviu umas opiniões de uns tipos na net e dá como adquirido que isso é obrigatório em França e no Brasil.
    Não é obrigatório em lado nenhum, tem a ver com as boas regras de construção, e se a base da parede for uma viga não há necessidade nenhuma, se a base está sujeita a sofrer assentamentos, aí já é melhor reforçar as paredes.
    Mas eu acho que é melhor garantir uma base imune aos assentamentos e esquecer isso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

também pode usar isto:
    https://cementosgadis.com/pt/armaduras-e-ancoras-murfor/
  14.  # 14

Colocado por: Pickaxe
    Você ouviu umas opiniões de uns tipos na net e dá como adquirido que isso é obrigatório em França e no Brasil.
    Não é obrigatório em lado nenhum, tem a ver com as boas regras de construção, e se a base da parede for uma viga não há necessidade nenhuma, se a base está sujeita a sofrer assentamentos, aí já é melhor reforçar as paredes.
    Mas eu acho que é melhor garantir uma base imune aos assentamentos e esquecer isso.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Já no seu comentário anterior você respondeu de forma afressiva, como se eu o estivesse a ofender ou a por em causa algo que nem deveria questionar.

Eu interesso-me bastante pela construção da minha casa e ando à anos a tentar recolher o máximo de conhecimento sobre. E onde existe o conhecimento hoje em dia? Na internet! Na net vemos vários e vários sites, páginas, canais de youtube, etc de eng.brasileiros a falar do mesmo. Quanto a frança foi sobre o comentário anterior.

Olhando de forma mais abragente, quantas não são as inovações que já existem lá fora à muitos anos e só agora cá estão a chegar? VMC, piso radiante, poço canadense, diversos tipos de isolamentos, metodos de construção diferentes, etc, etc.
    Ou seja, coisas que à uns anos atrás os portugueses ridicularizavam mas que agora usam e recomendam.

Enfim, conheço várias casas feitas nos ultimos anos que cumpriram com tudo o que as normas recomendam e têm estas estaladelas nos cantos das janelas. Eu vou começar agora a minha e quero evitar isso, daí estar à procura de opiniões e soluções.
  15.  # 15

Colocado por: fernandoFerreiratambém pode usar isto:
    https://cementosgadis.com/pt/armaduras-e-ancoras-murfor/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jorge Domingues

Até gostei da ideia, mas não faço ideias de onde se poderá encontrar essas treliças de aço na zona de leiria/pombal.
  16.  # 16

Jorge
    acho que está a interpretar mal e tambem o que disse o Pickaxe
    isso não é inovação nenhuma tem a ver com o sistema construtivo, repare que em Portugal antigamente as casas eram feitas de alvenaria portante e até tinham pedras a toda a volta da janela, as chamadas molduras. Ora em sistemas mais recentes de betão ( pilar viga) a alvenaria não vai estar sujeita a esses esforços dai que se torna desnecessário isso da verga e contra verga. Como disse hoje em dia tem as caixas de estores e quanto muito se não tiverem estores terá uma verga aligeirada a suportar uma ou duas fiadas de tijolo.
    a contra verga na maioria dos casos será quanto muito um peitoril ou até uma chapa mas com outra finalidade que é a impermeabilização do peitoril.
    Concordam com este comentário: Jorge Domingues
  17.  # 17

Colocado por: marco1Jorge
    acho que está a interpretar mal e tambem o que disse o Pickaxe
    isso não é inovação nenhuma tem a ver com o sistema construtivo, repare que em Portugal antigamente as casas eram feitas de alvenaria portante e até tinham pedras a toda a volta da janela, as chamadas molduras. Ora em sistemas mais recentes de betão ( pilar viga) a alvenaria não vai estar sujeita a esses esforços dai que se torna desnecessário isso da verga e contra verga. Como disse hoje em dia tem as caixas de estores e quanto muito se não tiverem estores terá uma verga aligeirada a suportar uma ou duas fiadas de tijolo.
    a contra verga na maioria dos casos será quanto muito um peitoril ou até uma chapa mas com outra finalidade que é a impermeabilização do peitoril.
    Concordam com este comentário:Jorge Domingues
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jorge Domingues

Tem toda a lógica o que você me diz, mas tenho no entanto algumas dúvidas que talvez me possa exclarecer:

A primeira é sobre as caixas de estores, porque eu vou ter sim as caixa de estores mas as caixas hoje em dia são daquele material fraco, a leca, e entre a caixa de estore e a viga ainda tem uns 40cm de tijolo. Não entendo de que forma é que a caixa de estore faz a função de verga.

Em baixo terei sim a pedra do peitoril, mas esta pedra faz a função de contra verga? Mesmo sendo granito, duvido que tenha essa resistência.

E por último, voltando ao que disse no início, tenho visto várias casas de construção recente, que cumpriram com tudo isto, mas no entanto têm estas fissuras na diagonal nos cantos das janelas.

No entanto, as casas que mais tenho visto com estes problemas, foram construídas com tijolo térmico, que pela lógica faz paredes menos resistentes do que o tijolo furado tradicional, devido a não ter massa nas juntas verticais entre eles.

Eu estou a pensar fazer as paredes exteriores com os tijolos furandos tradicionais, seguida de caixa de ar, e apostar tudo no isolamento interior com lã mineral e pladur.

Já agora, estes exemplos que tenho visto é na zona de Leiria/Pombal
  18.  # 18

Jorge
    como deve entender isto por aqui em posts não dá para esmiuçar bem a fundo, esqueça isso da contra verga e da resitencia a função do peitoril já não é essa, em relação ás caixas de estores está mal informado, as fissuras que fala só mesmo aferindo o caso em concreto, enfim fale é com um empreiteiro e com os seus projetistas pois parece estar pouco informado.
  19.  # 19

Boa tarde.

Basta ir ao amigo Youtube e existem dezenas de vídeos sobre o assunto (relativamente ao Brasil).

Deixo dois exemplos:

Um de um arquitecto: https://www.youtube.com/watch?v=UQOYX8rUcSc

Um de um engenheiro: https://www.youtube.com/watch?v=Mete-ZsAZMw

Atentem nas paredes exteriores que por lá fazem. E, sim, a verga e contra-verga é "dada como obrigatória" (ou altamente recomendada, vá), mesmo com viga por baixo. Também em alvenarias estruturais.

Ver página 9 das normas deles (NBR 8545/1984), número 4.3: https://www.studocu.com/pt-br/document/fundacao-universidade-federal-do-rio-grande/engenharia-civil-empresarial/abnt-nbr-8545-1984-execucao-de-alvenaria-sem-funcao-estrutural-de-tijolos-e-blocos-ceramicos/69790058
  20.  # 20

Master

é uma delicia estes videos....
    já viu o peso que está a acrescentar com a contra verga?
    enfim deixa-me estar calado.

0.0200 seg. NEW