Colocado por: Pedro Barradasutilizada as redes de reforço...assim como nas paredes para tapar os roços.
Colocado por: setaevraassim como nas paredes para tapar os roços.
Colocado por: Pedro Barradas...Eu não sei o que é uma "contra-verga"... Normalmente não se utiliza isso. Somentte em peitos de janela com grandes desenvolvimentos em comprimento (>2.00m)
Evitar fissuração nas zonas das vergas...Para isso devem ser utilizada as redes de reforço...
Colocado por: Jorge DominguesNão entendo porque se faz em França e no Brasil de forma quase obrigatória, mas cá não se faz?
Colocado por: Pickaxe
Você ouviu umas opiniões de uns tipos na net e dá como adquirido que isso é obrigatório em França e no Brasil.
Não é obrigatório em lado nenhum, tem a ver com as boas regras de construção, e se a base da parede for uma viga não há necessidade nenhuma, se a base está sujeita a sofrer assentamentos, aí já é melhor reforçar as paredes.
Mas eu acho que é melhor garantir uma base imune aos assentamentos e esquecer isso.
Colocado por: fernandoFerreiratambém pode usar isto:
https://cementosgadis.com/pt/armaduras-e-ancoras-murfor/
Colocado por: marco1Jorge
acho que está a interpretar mal e tambem o que disse o Pickaxe
isso não é inovação nenhuma tem a ver com o sistema construtivo, repare que em Portugal antigamente as casas eram feitas de alvenaria portante e até tinham pedras a toda a volta da janela, as chamadas molduras. Ora em sistemas mais recentes de betão ( pilar viga) a alvenaria não vai estar sujeita a esses esforços dai que se torna desnecessário isso da verga e contra verga. Como disse hoje em dia tem as caixas de estores e quanto muito se não tiverem estores terá uma verga aligeirada a suportar uma ou duas fiadas de tijolo.
a contra verga na maioria dos casos será quanto muito um peitoril ou até uma chapa mas com outra finalidade que é a impermeabilização do peitoril.