Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia ,a minha mae com 72 anos vive num apartamente ha 5 anos com renda de 350€, dentro de 3 meses o contrato acaba e o senhorio avisou que vai aumentar para 700€ .
    Minha mae recebe de reforma 700€, é legar o senhorio aumentar tanto assim , ele pode colucar a a minha mae na rua ,nenhum de nos 3 filhos tem possiblidade de a por em nossa casa infelismente nem temos condicoes para ajudar.
    O que se pode fazer nestes casos
  2.  # 2

Queri mencionar que a minha mae é viuva
  3.  # 3

bem... por um lado as regras para os maiores de 65 anos são um pouco diferentes, não tem bem dentro do assunto, mas se o contrato tinha um prazo de 5 anos, e o senhorio informou a sua não renovação dentro dos prazos legais, não sei bem o que podem fazer.

acho que se deviam aconselhar junto de um advogado.
  4.  # 4

O máximo que o senhorio pode aumentar é o permitido por ele.
    Para este ano são 2.16%
    Caso não tenha aumentado nos últimos 3 anos, aí pode aumentar 11%

https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/arrendamento/noticias/rendas-aumentam-216-por-cento-2025
  5.  # 5

Colocado por: pauloagsantosbem... por um lado as regras para os maiores de 65 anos são um pouco diferentes, não tem bem dentro do assunto, mas se o contrato tinha um prazo de 5 anos, e o senhorio informou a sua não renovação dentro dos prazos legais, não sei bem o que podem fazer.

acho que se deviam aconcelhar junto de um advogado.

Exato, saber se avisou no prazo legal e por escrito
    • size
    • 10 janeiro 2025 editado

# 6

Colocado por: santos123
    é legar o senhorio aumentar tanto assim , ele pode colucar a a minha mae na rua ,nenhum de nos 3 filhos tem possiblidade de a por em nossa casa infelismente nem temos condicoes para ajudar.
    O que se pode fazer nestes casos

Não é legal, no âmbito do mesmo contrato.
    Mas, a senhoria pode não renovar o contrato e, consequentemente, tem que lhe entregar a casa.
  6.  # 7

Colocado por: primaveraO máximo que o senhorio pode aumentar é o permitido por ele.
    Para este ano são 2.16%
    Caso não tenha aumentado nos últimos 3 anos, aí pode aumentar 11%

isso são os aumentos dentro dos prazos do contrato. se o contrato tem um termo e nada for feito ele renova automaticamente, mas o senhorio pode informar que não pretende a sua renovação e terminar o contrato.

depois é um novo contrato a 700€, se não for com a mesmo inquilino é com outro qualquer.
    • smst
    • 10 janeiro 2025

# 8

Provavelmente o senhorio informou da não renovação do contrato. Deve ter dito que fazia novo contrato se ela paga-se 700€.
    Desconheço a lei em relação à idade, sugiro que consultem um advogado, mostrando o contrato actual e a correspondência que recebeu do senhorio (sem omissões).
    Se se tratar de uma não renovação do contrato legal e a sua mãe não tiver condições para pagar a renda actualmente proposta pelo senhorio, terá de sair do imóvel e procurar uma casa mais barata.
  7.  # 9

Colocado por: primavera
    Exato, saber se avisou no prazo legal e por escrito

Sim informou mas o contrato é de 5 anos o mesmo valor e ele a dois anos que tem aumentado ,no ano passado aumentou 50€ ,sera que deve se ir a um advogado ,ate porque ele aumentou e no contrato diz a mesma renda por 5 anos e a minha mae com medo pagou ,podia nos ter dito mas nao disse e agora ele quer a casa ou paga 700
    • size
    • 10 janeiro 2025

# 10

Colocado por: santos123
    ate porque ele aumentou e no contrato diz a mesma renda por 5 anos e a minha mae com medo pagou ,podia nos ter dito mas nao disse e agora ele quer a casa ou paga 700

Será mesmo, que no contrato ficou estipulado que renda inicial se manteria por 5 anos ?
    No entanto, isso não impede que a senhoria pretenda não renovar o contrato por mais tempo.
    • tc82
    • 10 janeiro 2025

# 11

Mas o contrato termina em que data?
  8.  # 12

Colocado por: santos123Sim informou mas o contrato é de 5 anos o mesmo valor e ele a dois anos que tem aumentado ,no ano passado aumentou 50€
    ´

dentro do periodo dos 5 anos, até podia aumentar 500€, no entanto a sua mãe podia opor-se ao aumento e o senhorio só poderia aumentar o valor legal, para dar um exemplo para este ano é valor é 2,16%.

Colocado por: santos123sera que deve se ir a um advogado

acho que sim, até porque muitas vezes os senhorios acham que podem e mandam e fazem atropelos à lei, o senhorio pode opor-se à renovação do contrato da sua mãe, mas existe regras e prazos para o fazer, assim como os tais aumentos de 50€ que já foram feitos, tb estão sujeitos a regras, pelos visto a sua mãe não sabia que podia opor-se ao aumento de 50€.

0.0154 seg. NEW