Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou a construir uma casa e estou indeciso se vale a pena colocar aquecimento de água da piscina.

Vai ser uma piscina de 3x10. Vou ter forte exposição solar praticamente o dia todo sendo que a mesma estará virada a sul/oeste.

Irei ter paineis fotovoltaicos para consumo doméstico em geral que creio também poder ser usado para bomba de calor ou outro sistema para aquecimento de água.

Acham que vale a pena o investimento numba bomba de calor com ajuda dos paineis? Que opções tenho? Será que chega investir apenas numa boa cobertura solar?

A minha mulher tem problemas de saúde e natação é das coisas que mais a ajuda com as dores pelo que se possível gostaria de extender o tempo "útil" da mesma durante o ano.

Obrigado desde já.
  2.  # 2

Colocado por: RS2025Boa tarde,

Estou a construir uma casa e estou indeciso se vale a pena colocar aquecimento de água da piscina.

Vai ser uma piscina de 3x10. Vou ter forte exposição solar praticamente o dia todo sendo que a mesma estará virada a sul/oeste.

Irei ter paineis fotovoltaicos para consumo doméstico em geral que creio também poder ser usado para bomba de calor ou outro sistema para aquecimento de água.

Acham que vale a pena o investimento numba bomba de calor com ajuda dos paineis? Que opções tenho? Será que chega investir apenas numa boa cobertura solar?

A minha mulher tem problemas de saúde e natação é das coisas que mais a ajuda com as dores pelo que se possível gostaria de extender o tempo "útil" da mesma durante o ano.

Obrigado desde já.

Acho que isso é daquelas coisas que depois de ter a piscina logo faz a avaliação, mas se é para usar todo o ano não vejo alternativa, no entanto não se assuste com os valores de aquecimento nestas alturas do ano 😆
  3.  # 3

Pois mas provavelmente fica mais em conta se optar por estas soluções agora do que após o término da mesma.

Nem peço para usar o ano todo, ela não vai ser coberta mas pelo menos naqueles meses mais intermédios tipo outubro/novembro e a partir de março/abril.

Pergunto-me qual a eficácia deste tipo de aquecimento e qual o preço a pagar. Nem sei que tipo de bomba de calor seria necessária para este caso.
  4.  # 4

Uma serpentina de tubo plástico preto exposto ao sol já ajuda.
  5.  # 5

Colocado por: RS2025Pois mas provavelmente fica mais em conta se optar por estas soluções agora do que após o término da mesma.

Nem peço para usar o ano todo, ela não vai ser coberta mas pelo menos naqueles meses mais intermédios tipo outubro/novembro e a partir de março/abril.

Pergunto-me qual a eficácia deste tipo de aquecimento e qual o preço a pagar. Nem sei que tipo de bomba de calor seria necessária para este caso.

Não tou a ver como, a máquina será sempre algo a colocar a parte, serpentinas e painéis solares pode ser opção
  6.  # 6

Tenho um familiar com aquelas coberturas rigidas e retráteis na piscina, de verão a agua chega a atingir 30º

No resto do ano não sei pq não mantem a agua, mas acredito que se houver dias seguidos de sol a agua se aguente a boa temperatura pois aquilo faz uma estufa tremenda.

Aquecer uma piscina dessas e estar descoberta, não há bolso se aguente para energia...

Exemplo:
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
      Cobertura-Piscina-Leire_Portugal_9-1024x768.jpg
  7.  # 7

Colocado por: BelhinhoUma serpentina de tubo plástico preto exposto ao sol já ajuda.

Pode explicar melhor?
  8.  # 8

9.  # 9

A estetica também conta, essa ideia da serpentina não tinha onde colocar isso mas é uma solução interessante!
  10.  # 10

Já estive num estabelecimento de turismo rural em que tinha esse sistema.
    Uma piscina de 10x5m tinha a água quase a 30 graus (para mim muito). A serpentina estava colocada no cimo do telhado de um telheiro de apoio à piscina. Tudo executado DYI pelo proprietário e estava muito TOP!

0.0136 seg. NEW