Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, adquiri um imóvel para HPP, queria questionar se tem alguma experiência sobre o quão meticulosa/específica/exigente as finanças/at são a verificar a morada fiscal do adquirente após os 6 meses. Para não vir a ter problemas de coimas ou de me justificar sobre o efeito, devido a ter tido benefícios por ser primeiro imóvel hpp jovem <35 anos.

Digo isto não por estar a enganar o sistema, mas por dois motivos:

1º: A carta pin de alteração do CC não chega, já pedi 2º via e continua sem chegar e pelo que entendi a única coisa que posso fazer é pedir a carta vezes sem conta até que chegue (tenho a certeza que a morada está correta e que o processo foi bem feito). Até lá a morada não fica efetivamente confirmada.

2º: Na morada de todos os serviços que tenho, tenho que indicar além do número da rua, n da porta e código postal tenho de indicar sempre o nº da minha casa, isto porque apesar de ser uma moradia 100% independente que não faz parte de condominio nenhum, por serem casas antigas as caixas de correio estão todas juntas e juntas ao número da porta. Então as moradas ficam assim (exemplo falso):

Caderneta Predial/Conservatória: Rua XXX N X 1111-111
    Morada de todos os serviços (água, luz, internet, correspondências, etc...): Rua XXX N X Casa X 1111-111
  2.  # 2

Deve ser mesmo exigente.. principalmente nos casos de benefícios fiscais..

Era difícil darem por ela se tivesse alterado a morada fiscal, mas até nem morasse lá....

Agora não alterar a morada fiscal, acredito que vai dar incongruência..
  3.  # 3

já fiz o pedido de alteração e já falei com quem é entendido e se a carta não chega a culpa já não é minha... espero é resolver isto. Tenho cerca de 5 meses para aquilo já chegar, já ouvi histórias de pessoas a demorarem quase 1 ano a receber a carta após tipo 10 tentativas... vamos a ver...
  4.  # 4

Colocado por: PRDZ a culpa já não é minha...

A culpa vai ser sempre sua..
    • reg
    • 14 janeiro 2025

# 5

Quais 6 meses? Isso nunca existiu, não estava escrito em lado nenhum e era uma prática comum, agora está na lei e são 12 meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo30052025
  5.  # 6

Colocado por: regQuais 6 meses? Isso nunca existiu, não estava escrito em lado nenhum e era uma prática comum, agora está na lei e são 12 meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PRDZ

Obrigado "reg", voltei hoje a dirigir-me aos serviços do CC e indicaram-me que se não chegar até sexta feira para enviar um email com as informações que prestei hoje mais o nome da responsável que irão tratar de perceber mais detalhadamente o que se passa.

Tinham-me dito que eram 6 meses para comprovar HPP, se for 12 meses melhor ainda.
    • reg
    • 14 janeiro 2025

# 7

Colocado por: PRDZ

Obrigado "reg", voltei hoje a dirigir-me aos serviços do CC e indicaram-me que se não chegar até sexta feira para enviar um email com as informações que prestei hoje mais o nome da responsável que irão tratar de perceber mais detalhadamente o que se passa.

Tinham-me dito que eram 6 meses para comprovar HPP, se for 12 meses melhor ainda.

Muito estranho alguém lhe dizer isso, provavelmente desconhecem a lei
    • reg
    • 14 janeiro 2025

# 8

O que existe é a morada da hpp antes da venda do imóvel que é suposto ter durante pelo menos 12 meses, agora morada da hpp nova penso que não existe nenhum prazo uma vez que é o comprador declara o mesmo no ato da compra.
    • reg
    • 14 janeiro 2025

# 9

O que pode acontecer é ter de pagar alguma multa por não ter alterado a morada no CC dentro dos prazos previstos.
  6.  # 10

Colocado por: regO que pode acontecer é ter de pagar alguma multa por não ter alterado a morada no CC dentro dos prazos previstos.

Eu questionei isso e foi-me indicado que como o pedido de alteração foi feito dentro do prazo previsto que teria como justificar e não haveria problema.

Depois dou feedback quando tiver mais notícias

0.0122 seg. NEW