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  1.  # 1

    Por causa das recentes conversas sobre o pessoal andar a instalar bombas de calor aparentemente sobredimensionadas andei aqui a tentar calcular as percas de calor da minha habitação.
    Para referencia é uma moradia em banda de 3 frentes no litoral minhoto

    Utilizei a formula
    "Heat Loss = Area x U-value x Temperature Difference"

    Assim tenho:
    -->cerca de 200m2 de parede com um U de +-0,41 (5cm eps grafite em parede dupla)
    --> quase 22m2 de janelas com um U de 1.3
    --> +-70m2 de telhado com um U menor que 0,6.

    considerado um deltaT de 20º

    isto dá pelas minhas contas cerca de 3052W.

    mesmo que consideremos um acréscimo de 20% pela ventilação e pontes térmicas não chega a 3,7kW...

    estas contas estão minimamente corretas?
  2.  # 2

    minimamente sim...

    alguns pormenores:

    deve fazer o calculo da potencia para o dia mais desfavoravel, portanto estando a calcular pro inverno, o deltaT, deve ser referente ao dia mais frio.
    depois deve considerar tambem as perdas pelo pavimento

    e ao resultado final deve considerar uma margem de 20 / 30 %
    isto para o Inverno.

    se a casa tiver muita area envidraçada, o verão pode ser condicionante, pelo que deverá calcular tambem para o verão, de forma a selecionar a maquina correta
  3.  # 3

    Considerei 20º interiores para 0º exteriores, que é muito raro acontecer.

    As perdas pelo pavimento desconsiderei pois o piso inferior é de uma garagem semi-enterrada, apesar de ter entrado com a perda pelas paredes...

    Para o verão no meu caso não faz sentido calcular pois tenho radiadores...


    Os 3,7 kW já tem 20% extra...
  4.  # 4

    Colocado por: fernandoFerreiradeve fazer o calculo da potencia para o dia mais desfavoravel, portanto estando a calcular pro inverno, o deltaT, deve ser referente ao dia mais frio.
    depois deve considerar tambem as perdas pelo pavimento



    Atenção também as paredes interiores que contactam com zonas não habitaveis (nao aquecidas).

    Num CE de uma Moradia fizeram algo um pouco estranho para mim. Consideraram as paredes interiores que contactam com uma divisão nao habitavel com um U de 1,5. Mas as paredes exteriores dessa divisão teriam um U de 0,96 (nao isoladas).
    Ignoraram essa parte e assumiram que essa zona iria estar a temperatura exterior.


    Colocado por: fernandoFerreiradeve fazer o calculo da potencia para o dia mais desfavoravel, portanto estando a calcular pro inverno, o deltaT, deve ser referente ao dia mais frio.
    depois deve considerar tambem as perdas pelo pavimento


    Quando estamos a falar de dia mais desfavoravel o que é que é comum considerar?
    - A minima do dia mais frio do ano?
    - A temperatura media do dia mais frio do ano?
    - A media das minimas do mês mais frio do ano?
    - Outra opçao? :)


    Un Exemplo: Uma cidade, tem, em media, na altura mais fria minima de 5, maxima de 14 e media diaria durante esses dias 8.
    Mas, em casos estremos a temperatura da zona pode ficar com algo como Minima de 0 , Maxima de 7 com uma media diaria de 3.

    Qual o deltaT que teria de considerar para uma temperatura de conforto de 20? seriam os 20?

    Para mim isso nao faz muito sentido porque apenas em situacoes pontuais duante o dia vou necessitar dessa capacidade.
    Se nao me importar que durante esse tempo a temperatura de conforto baixe ate 16 bastaria-me considerar um deltaT de 16.
    Com um Delta t de 16, no dia mais frio do ano tenho em media 19 graus (3 de media + 16).

    Sera que neste exemplo um deltaT de 14 nao iria permite manter a casa a 20 graus 95% do inverno e 99,9% do tempo a cima de 18?
  5.  # 5

    Colocado por: manelvcAs perdas pelo pavimento desconsiderei pois o piso inferior é de uma garagem semi-enterrada, apesar de ter entrado com a perda pelas paredes...


    Tem de considerar. Do que vi do meu CE ainda é pior do que se fosse piso terreo. Porque essa garagem nao sendo aquecida vai estar a ser considerada como sendo "zona exterior"
    Um Piso terro nao isolado consideraram um U de 1. O piso das zonas por cima da garagem nao aquecida consideraram com um U de 2,21 :)
    • HFSF
    • 11 janeiro 2025

     # 6

    Também estou no mesmo processo :)

    Onde tem obtido o valor dos U? Somando as diferentes compontentes das paredes?
    Eu por exemplo tenho etics de 8 + bloco termico + pladur. Não faço ideia do lambda do bloco por exemplo. Como está a fazer?
  6.  # 7

    das paredes quando apliquei ETICS fiz as contas ao valor que tinha no Certificado energético mais os 5cms de isolamento.

    das janelas como me foram imitidas etiquetas do portal class+ tenho o valor U delas e somei todas as áreas.

    do telhado até considerei apenas os 6cms de xps, sem adicionar a lage. se contar a lage (U=2,25) até dá uma valor de U final mais baixo.

    arredondei sempre por defeito para o pior resultado.

    isto é supostamente para manter a temperatura. agora faltam os calcular para subir a temperatura 😂
    • HFSF
    • 11 janeiro 2025

     # 8

    Acho que nunca vi o meu certificado energetico :)
    Acabei de mandar email ao gabinete a ver se me simplifica a vida.

    Obrigado!
  7.  # 9

    Apenas para terem algumas noções:
    https://www.sce.pt/wp-content/uploads/2020/04/4.4-Guia-SCE-Indicadores-de-desempenho-REH_V1-1.pdf
    Página 4 e seguintes

    Zonas climáticas: http://bdjur.almedina.net/citem.php?field=item_id&value=1108364
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho
  8.  # 10

    atenção que uma coisa é a certificação energetica.

    outra coisa é dimensionar o equipamento de climatização.

    julgo que este post, se refere à 2ª hipotese.
    Concordam com este comentário: jorgealves, manelvc
  9.  # 11

    Colocado por: PiafinhoQuando estamos a falar de dia mais desfavoravel o que é que é comum considerar?
    - A minima do dia mais frio do ano?
    - A temperatura media do dia mais frio do ano?
    - A media das minimas do mês mais frio do ano?
    - Outra opçao? :)


    isso é opção do projetista...
    pode ser mais ou menos conservador... depende do orçamento, etc...

    sabendo que se considerar o dia + frio com 2 negativos por exemplo, vai obter um equipamento de climatização + potente / +caro, do que se considerar 1 grau positivo...
    depois uma maquina subdimensionada, vai estar a trabalhar em esforço + tempo + desgaste etc
    até a propria inercia térmica da habitação, deve ser considerada... com uma inercia fraca, convem ter mais folga.
  10.  # 12

    Colocado por: HFSFTambém estou no mesmo processo :)

    Onde tem obtido o valor dos U? Somando as diferentes compontentes das paredes?
    Eu por exemplo tenho etics de 8 + bloco termico + pladur. Não faço ideia do lambda do bloco por exemplo. Como está a fazer?



    Para essas paredes considere U=0,25W/m^2°C
  11.  # 13

    isto é interessante fazer estas contas...

    em pesquisas também me apareceu uns tópicos com o feedback do skinx e do marcoaraujo, e também com o feedback do jorgealves, onde se comentava precisamente isto, que muito pessoal continua a utilizar a bitola dos 100W/m2 e facilmente hoje em dia já se obtém valores de 30W

    depois é calcular também a potencia dos emissores de calor (radiadores no meu caso)... se calcular para usar uma BC de baixa temperatura com temp impulsão de 50º para uma temp interior de 20º, devo ter uma potencia de +- 70w por elemento...


    fazendo mais contas, usando uma BC com um scop de 3.7 (para dar um consumo maximo de 1kwH), isto devo dar um consumo de 111€+iva (0.15€/kwh) para um mês no pior cenário. desconsiderando ganhos com a normal utilização da casa.

    Está a falhar alguma coisa na minha matemática?
  12.  # 14

    Ja agora, tendo em conta o os últimos tempos ainda acham que se justifica um sistema com BC que custa uns bons milhares quer seja com PRH ou radiadores ?
    Uma casa minimamente bem isolada acho que não precisa disso pra nada, um aquecedor de 20€ para os dias realmente frios e pronto 😂
  13.  # 15

    Pessoalmente, nunca achei que se justificasse, mas estou em Lisboa onde se liga um aquecedor de vez em quando. O ar condicionado que é quase obrigatório instalar para sobreviver a Agosto trata perfeitamente do aquecimento. Mesmo esses normalmente são sobredimensionados, na minha experiência. Muito mais importante é uma boa estratégia de desumidificação.

    Se não tiver limites ao orçamento, PRH é certamente um luxo que meto na lista. Mas muito em baixo na lista.
    • HFSF
    • 12 janeiro 2025

     # 16

    Colocado por: DR1982Uma casa minimamente bem isolada acho que não precisa disso pra nada, um aquecedor de 20€ para os dias realmente frios e pronto 😂


    Se dá para viver? Claro
    Não construía do 0 sem uma solução de climatização de forma nenhuma. Não se esqueça que pode arrefecer e fazer AQS.
  14.  # 17

    Deixo a conta para a minha casa em Braga

    Segundo o IPMA a temperatura média em Janeiro é de 9ºC
    Tenho 55m^2 de caixilharias e apesar do vidro ser de 1,3 W/m^2ºC, o conjunto é 1,6 W/m^2ºC

    temperatura interna de 22ºC

    Desconsiderando os ganhos solares:
    Perdas por hora = 1,6W/m^2ºC*(22º-9º)*55m^2*24h = 27.456W

    com termoventilador = 27kwh*0,2€/kwh = 5,4€/dia
    com AC COP 6 = 27kwh/6*0,2=0,9€/dia

    Pode-se multiplicar este valor por 2 para as perdas dos restantes elementos da casa (paredes, tetos, chão) e mais alguns Kwh para as perdas do VMC (ou abertura das janelas) e para a exaustão da cozinha
  15.  # 18

    Colocado por: HFSF

    Se dá para viver? Claro
    Não construía do 0 sem uma solução de climatização de forma nenhuma. Não se esqueça que pode arrefecer e fazer AQS.
    O maior problema no meu ver nem é o custo inicial, é a chatice em caso de avaria. Um aquecedor de 20€ compra se outro, um esquentador na pior das hipóteses sao 400 ou 500 euros por um novo, uma BC são uns largos milhares.
    Se for para arrefecer tem de ser pprogramado por quem sabe, a prova é que muitos dizem que nao funciona sequer, por isso em caso de avaria ja se sabe, é uma complicação para arranjar quem perceba do assunto.
  16.  # 19

    É como comprar um carro moderno e não um 190d...
  17.  # 20

    É sempre mais prático estar a meio da curva tecnológica. Nem na crista da onda, nem na idade da pedra. Neste momento em Portugal, isso quer dizer ar condicionado para aquecer e arrefecer. É relativamente barato, bom que chegue e não falta experiência prática.
 
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