Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 12 janeiro 2025

# 1

Colocado por: manelvcÉ como comprar um carro moderno e não um 190d...

Ora :)

A minha ainda hoje trabalhou a custo 0 com o sol que já não aparecia há 1 semana!
    • HFSF
    • 12 janeiro 2025

# 2

Colocado por: Na_mouchPara essas paredes considere U=0,25W/m^2°C

Este valor foi na mouch o valor que o chatGPT me deu :)
    É realmente correcto ou foi ao mesmo sitio que eu?
  1.  # 3

Colocado por: HFSFEste valor foi na mouch o valor que o chatGPT me deu :)
    É realmente correcto ou foi ao mesmo sitio que eu?

Eu seria mais conservador e assumia 0,30.

Se for o Bloco termico ProETICS tem uma Resistencia de 1,01.
    Placa dupla da 25mm de gesso (Lambda 0,25?) = 0,1 de Resistencia.
    8CM de EPS 100 (Lambda 0,037?) = 2,16 de Resistencia

1/3,27 resulta num U de 0,306 (excluindo o acabamento exterior)

Se for o bloco for semlhante ao TERMISOBEL (U = 0.79) entao melhora para 0,284.

Para chegar a 0,25 necessita que o revestimento exterior tenha uma resistencia 0,7 ou 0,45 respectivamente.
    Parece-me muito.
    • HFSF
    • 12 janeiro 2025

# 4

Obrigado!

Para o telhado calculei 0,205 para o seguinte:

- XPS 2 cm
    - camada de forma 3 cm
    - XPS 8 cm
    - Lage que acho que é de 30 cm
    - Caixa de ar de 40 cm
    - la mineral 6 cm
    - gesso cartonado

Só tenho o Lambda certo da la mineral. Tudo o resto não tenho a marca nem na fatura
  2.  # 5

não nos podemos esquecer que aqui só estamos a considerar as perdas da habitação. se por qualquer motivo for necessário aquecer a casa, passar do 17º para 20º por exemplo, ainda temos que acrescentar a potencia necessária para aquecer a massa de ar e a dos materiais interior (paredes etc)

segundo o chatgpt, só para aquece o ar interior em 1h preciso de mais 0.6kw de potencia... fora paredes e lage...
    • HFSF
    • 13 janeiro 2025

# 6

Pois.

Sobre a curva climatica deveria ser calculada a energia de acordo com as perdas também? É que se apontar só às perdas acho que nunca mais aqueço a casa :)
  3.  # 7

Colocado por: HFSFSobre a curva climatica deveria ser calculada a energia de acordo com as perdas também?
    esta a fazer confusão pois a curva climática não tem quase nada a ver com a potencia total do equipamento, é somente como essa potencia é fornecida ao ambiente.
  4.  # 8

Colocado por: manelvcnão nos podemos esquecer que aqui só estamos a considerar as perdas da habitação.

E a esquecer perdas por ventilação ou os ganhos solares, ganhos devido à presença humana, etc.
    • HFSF
    • 14 janeiro 2025

# 9

Colocado por: SEEING
    E a esquecer perdas por ventilação ou os ganhos solares, ganhos devido à presença humana, etc.

E algumas pontes termicas não projetadas, um buraco que o eletricista deixou mais largo que o tubo etc, isto variáveis há muitas! :)
    • HFSF
    • 14 janeiro 2025

# 10

Colocado por: jorgealvesesta a fazer confusão pois a curva climática não tem quase nada a ver com a potencia total do equipamento, é somente como essa potencia é fornecida ao ambiente.

Pois faz sentido. O que pensei era que conseguia fazer a conta da curva climatica de acordo com o delta de temperatura interna e externa. Pensando que a bomba circuladora está a uma velocidade constante a quantidade de energia varia de acordo com a temperatura produzida pela BC.

Provavelmente estou errado mas a linha de pensamento foi esta
    •  
      SEEING
    • 14 janeiro 2025 editado

# 11

Colocado por: HFSFisto variáveis há muitas!

Mas há variáveis mais importantes do que outro.
    Ao contrário do que julga os ganhos solares têm um grande impacto nas necessidades de aquecimento/arrefecimento.
    Já para não falar nas perdas por ventilação, quando não existe recuperação de calor.

Colocado por: HFSFO que pensei era que conseguia fazer a conta da curva climatica de acordo com o delta de temperatura interna e externa.

A curva climática vai ter impacto no tempo que a bomba de calor está ligada em função da temperatura interior que tiver ajustada.
    Portanto será um ajuste automático.

Até que para conseguir refletir de forma real a curva climática precisaria ainda de entrar com o atraso térmico existente.
  5.  # 12

Colocado por: SEEINGAo contrário do que julga os ganhos solares têm um grande impacto nas necessidades de aquecimento/arrefecimento.

Correto.
    mas o objetivo deste post era obter informação para dimensionar o Equipamento de Climatização.
    nesse caso os ganhos solares e os ganhos internos (pessoas, etc), não são considerados para efeitos de cálculo da carga termica de Aquecimento, até porque quando está mais frio normalmente é durante a noite.
  6.  # 13

Colocado por: fernandoFerreiranesse caso os ganhos solares e os ganhos internos (pessoas, etc), não são considerados para efeitos de cálculo da carga termica de Aquecimento

Bem, se existir projeto térmico, documento que habitualmente se usa para verificar as necessidades de aquecimento/arrefecimento, as variáveis indicadas são efetivamente contabilizadas.

Se não existe projeto térmico os cálculos que têm feito é apenas uma forma aproximada de aferir as necessidades de aquecimento/arrefecimento.
    • HFSF
    • 14 janeiro 2025

# 14

Colocado por: SEEINGAo contrário do que julga os ganhos solares têm um grande impacto nas necessidades de aquecimento/arrefecimento.
    Já para não falar nas perdas por ventilação, quando não existe recuperação de calor.

Eu não julgo nada que concordo completamente.

Colocado por: SEEINGA curva climática vai ter impacto no tempo que a bomba de calor está ligada em função da temperatura interior que tiver ajustada.
    Portanto será um ajuste automático.

Não quero com base na temperatura interior, isso já tenho. Pelo que estou a ver/ler a forma mais eficiente será com base na temperatura exterior.

Colocado por: SEEINGBem, se existir projeto térmico, documento que habitualmente se usa para verificar as necessidades de aquecimento/arrefecimento, as variáveis indicadas são efetivamente contabilizadas.

Saiu com uma necessidade de 15,75 kW para aquecimento :)
  7.  # 15

Colocado por: HFSFNão quero com base na temperatura interior, isso já tenho. Pelo que estou a ver/ler a forma mais eficiente será com base na temperatura exterior.

Se a temperatura exterior diminuir a bomba de calor necessitará de disponibilizar mais energia para manter a temperatura interior que programou. Quanto tempo depois isso acontecerá dependerá não apenas do coeficiente de transmissão térmica mas também do atraso térmico.

Colocado por: HFSFSaiu com uma necessidade de 15,75 kW para aquecimento :)

Então será o seu valor de referência para as caraterísticas do seu imóvel e do local onde está implementado.
  8.  # 16

Colocado por: SEEINGEntão será o seu valor de referência para as caraterísticas do seu imóvel e do local onde está implementado.

então qual a bomba de calor que deve escolher?
  9.  # 17

Colocado por: HFSFSaiu com uma necessidade de 15,75 kW para aquecimento :)

onde é que tirou esse valor?
    • HFSF
    • 15 janeiro 2025

# 18

Do projeto termico
  10.  # 19

Colocado por: fernandoFerreira
    então qual a bomba de calor que deve escolher?

Não lhe sei responder!
    Talvez uma que disponibilize uma potência térmica semelhante ao valor apurado.
  11.  # 20

Colocado por: SEEING

eu já dei uma margem de 20% para acomodar as perdas por ventilação, não considerando ganhos no inverno para ver pelo pior cenario, mas uma vez que a minha habitação não tem VMC, janelas novas de batente e metade das caixas de estores isoladas:

considerando o volume e 0.5 renovações/hora sem recuperação de calor para deltat de 20º devo ter 1,6kw de perdas...

0.0230 seg. NEW