Olá bom dia, estou remodelando uma casa na area rural centro de Portugal e quero dar um upgrade no chão da mesma, é uma casa de andar terreo o qual tem um porão vinilico, o chão é de madeira e se passa vento e umidade pelas frestas, é também visualmente não dos mais agradaveis pois acumula muita poeira e está muito velho, não há cupim.
Estou no processo de isolar a casa termicamente e acusticamente do jeito barato e por mim mesmo, e gostaria de fazer algo com o chão, pergunto aqui se é melhor eu fazer o isolamento pela parte superior ou inferior? O pé direito dos quartos é alto com 2,75m, e as portas podem ser facilmente erguidas, o porão já não tanto, bato minha cabeça nos barrotes, tenho que me curvar (tenho 1,80).
A casa é aquecida a fogão a lenha, há um grande na sala e uma salamandra no quarto ao outro lado da casa.
De qual maneira os senhores e as senhoras me recomendariam de realizar esse upgrade? Quais materiais devo obter? Pensei em manta transpirante impermeavel, pensei em canhâmo, pensei no chão vinilico. Pergunto pois não quero abafar a madeira e apodrecer, quando comprei um dos quartos tinha sido jogando malha de ferro e concreto sobre, o chão estava totalmente entregue, madeira e barrotes podres, troquei tudo e não quero cometer o mesmo erro do dono anterior.