Iniciar sessão ou registar-se
    • ALCLCF
    • 12 janeiro 2025 editado

# 1

Já li por alto algumas discussões por aqui e antes disso perdi várias horas ontem a ler sobre instalações no RU (Heat geeks e afins).

A minha situação é esta: moradia isolada nova, 2 pisos, ~290m2 (parede dupla tijolo 15 deitado, "câmara de ar" dupla, XPS 8mm no meio, janelas oscilobatentes ruptura térmica 57.25m2, laje betão no "telhado" + câmara de ar 40cm e sandwich 50mm por cima) concluída o ano passado.
    A premissa foi (e é) bomba calor reversível para aquecimento/arrefecimento via pisos radiantes (incluíndo garagem) para um objectivo de 20ºC o ano inteiro + tanque 300L.

Estou aqui a viver há mês e pouco e fiz o apanhado do funcionamento da bomba (~40kWh dia e um total de eletricidade da casa no mês de Dezembro de 1335kWh). Aquece demais com os termoestatos a ligar e desligar a todo o minuto e a bomba passa a vida no liga desliga (short cycling), mesmo quando tivemos 0ºC há uns dias.

A configuração é esta....... bomba calor » tanque » sanitários E pisos (ou seja não há circuito "independente" bomba «» pisos); unidade exterior apoiada sobre borrachas (não aparafusada e sem nivelamento....os rolamentos não agradecem e o ruído faz-se ouvir) e a mestria do "pipework" e respectivo isolamento a condizer.

Vou tentar resolver isto com quem vendeu/instalou, mas sem "fé", agora que percebi a qualidade, não vão ter capacidade de fazer o mínimo.
    Existe alguma entidade certificada (séria) com listagem de bons instaladores em Portugal?
  1.  # 2

Nem bons nem maus, pura e simplesmente não existe nenhum organismo regulador.

Qual éa marca e modelo da bomba de calor?
  2.  # 3

Colocado por: ALCLCFbomba calor » tanque » sanitários E pisos (ou seja não há circuito "independente" bomba «» pisos)
    rapidamente tem que alterar isto, senão de verão tá f****o e nunca poderá ligar arrefecimento além de acontecer isto

Aquece demais com os termoestatos a ligar e desligar a todo o minuto e a bomba passa a vida no liga desliga
    • SrR
    • 12 janeiro 2025

# 4

Fotos da coisa.
  3.  # 5

Update da situação.

Já falei com instalador, foi lá ao local...."assim do cima da cabeça, não sei como vai fazer frio nos pisos e ter água quente ao mesmo tempo""não tenho a certeza vou ver com o fornecedor a fatura....mas sim o combinado foi fazer quente e frio".

Entretando nos últimos 4 dias, resolvi abrir todos os termosestatos (open zona), coloquei a bomba (Daikin EDLA mono 14kW....portanto só aquece, as EBLA é que são reversíveis) com curva de compensação e consegui acertar depressa a temperatura pretendida (faz 20-21ºC em todos os pisos dia e noite).
    Resultado 17 a 19kWh/dia. Só não tenho água quente para tomar banho, mas um gajo vai cantando "água fria da ribeira" até resolver.

Para resolver isto sem estoirar uma casa nova, já tenho decidido: a bomba ficará só para pisos. Esperar que me troque a máquina por uma reversível (não vou conseguir que me troque por uma de 6kW) e no futuro chamar um instalador certificado (se algum dia a Daikin me responder à solicitação da lista) para ver se compensa tirar tudo e ligar a bomba directo aos pisos, sem tanque 300L, sem bomba pelo meio e circuito fechado.
    Águas sanitárias, já que é difícil encontrar pessoal qualificado e este só para canalização, vou para um clássico termoacumulador 1500W de 200L; entretanto irei instalar fotovoltaico e injecto os excedentes para lá.
    • SrR
    • 21 janeiro 2025

# 6

Pelo que fala a única que necessita para ter aqs é uma válvula de 3 vias e uma sonda e um depósito aqs com permutador.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 7

Colocado por: ALCLCFPara resolver isto sem estoirar uma casa nova, já tenho decidido: a bomba ficará só para pisos. Esperar que me troque a máquina por uma reversível (não vou conseguir que me troque por uma de 6kW) e no futuro chamar um instalador certificado
    é consultar um instalador que perceba alguma coisa antes de fazerem mais asneiras.

Tal como referido só precisa de uma válvula de 3 vias, uma sonda e alguém que saiba instalar e configurar isso, coisa que neste momento não tem.
    • HFSF
    • 21 janeiro 2025

# 8

Colocado por: ALCLCFum instalador certificado (se algum dia a Daikin me responder à solicitação da lista) para ver se compensa tirar tudo e ligar a bomba directo aos pisos, sem tanque 300L, sem bomba pelo meio e circuito fechado.

Os que a Daikin me enviou meteram medo sinceramente. TODOS me disseram que PRH não arrefece e que sugeriam todos 2 bombas.

De certeza que com alguma pesquisa consegue arranjar um bom instalador ou dê aqui um toque ao Jorge
  5.  # 9

Colocado por: HFSFTODOS me disseram que PRH não arrefece e que sugeriam todos 2 bombas.

Existem N argumentos válidos para suportar essas afirmações como verdadeiras. Sistemas a funcionar corretamente dependem da experiência dos instaladores e como é obvio não pensam todos igual, e ainda bem!
  6.  # 10

A malta ( técnicos e donos de obra ) continua a pensar que isto é ligar 2 tubos e tá andar....
  7.  # 11

Colocado por: arturandresilvaExistem N argumentos válidos para suportar essas afirmações como verdadeiras.
    habitualmente escolhe se pelos motivos errados.
  8.  # 12

9.  # 13

Colocado por: HFSFTODOS me disseram que PRH não arrefece

Colocado por: arturandresilvaescolhe se pelos motivos errados

O ARGUMENTO - O piso radiante para refrescar vai contra as leis da física.

Riscos:

Condensação: Se a temperatura da água no sistema de refrigeração for muito baixa, isso pode causar condensação nas superfícies do piso, o que pode danificar o material do piso ou até criar um ambiente favorável para o crescimento de fungos e bolor. Para evitar isso, o sistema precisa ser bem controlado, com a temperatura da água não caindo abaixo de um certo ponto, geralmente em torno de 16-18°C.

Expansão e contração: O ciclo de aquecimento e arrefecimento pode provocar dilatação e contração dos tubos. Se o sistema não for projetado para suportar esses ciclos, pode haver desgaste ou danos aos tubos ao longo do tempo.

Pressão no sistema: O uso inadequado do sistema para arrefecer pode gerar pressões mais elevadas ou menores do que o ideal, o que pode afetar a durabilidade dos componentes do sistema, incluindo os tubos.

---

Os mais atentos e que procurem um pouco no fórum sabem que Jorge tem instalações bem sucedidas nesta área. Mas não deixa de ser um instalador diria único no fórum da casa (com certeza com muitos pelo país que partilham da mesma opinião), a defender este tipo de instalação. Num universo de milhares de técnicos nacionais parece-me prudente passar a mensagem de que se pode fazer as coisas bem feitas com diferentes soluções de acordo com as necessidades.
    • HFSF
    • 21 janeiro 2025

# 14

Colocado por: arturandresilvaExistem N argumentos válidos para suportar essas afirmações como verdadeiras. Sistemas a funcionar corretamente dependem da experiência dos instaladores e como é obvio não pensam todos igual, e ainda bem!

Na minha opinião, como utilizador final, deveria haver uma posição final da marca.

O tema do "inverter ou subir o setpoint" é um não tema para PRH, tem um monte de exemplos na net.
  10.  # 15

O seu problema deve obviamente resolver e apurar responsabilidade com a marca.

O meu comentário foi apenas no sentido de alertar para quem lê aqui pelo fórum, que piso radiante tem de ser para aquecer e refrescar e tudo com apenas uma bomba, e quando ouve um instalador dizer algo em sentido contrário (como já vi por aqui escrito mais do que uma vez: fugir de quem diz que PRH não arrefece!) pensa que são todos uns amadores que não percebem nada do que fazem. O que é mentira obviamente.
  11.  # 16

Colocado por: arturandresilvapiso radiante para refrescar vai contra as leis da física.
    isso somente demonstra que desconhecem algumas das leis básicas da termodinâmica, o calor é absorvido pelo corpo mais frio.

E o piso chama se radiante onde somente uma pequena parcela da transferência térmica é efectuada por convecção ( aquela tal que diz ar quente sobe e ar frio desce).
    Concordam com este comentário: RUIOLI, SrR
  12.  # 17

Colocado por: arturandresilvadeve obviamente resolver e apurar responsabilidade com a marca.
    tá a brincar?!?!
    O que é que o fabricante tem a ver com o instalador não saber nem querer ler os manuais que acompanham o equipamento??

O fabricante é que vai ensinar o descaixotador a ler?!?!
  13.  # 18

Colocado por: HFSFuma posição final da marca.
    existe uma posição da marca que é pública vindo descrito em TODOS os manuais que acompanham os equipamentos.

Só tem que os ler e......entender
  14.  # 19

"O piso radiante de arrefecimento utiliza radiação térmica como um dos mecanismos principais para transferir calor, mas, nesse caso, para resfriar o ambiente, em vez de aquecê-lo. Esse sistema funciona através de tubos ou cabos embutidos no piso que circulam um fluido refrigerante (geralmente água) com temperatura abaixo da do ambiente. Abaixo estão os principais aspectos desse sistema:

Princípio de Funcionamento:

O piso radiante de arrefecimento utiliza um sistema de tubos ou condutores embutidos no concreto ou em placas de piso. A água que circula nesses tubos tem temperatura mais baixa que a do ambiente.
    A radiação térmica ocorre quando a superfície do piso resfria o ambiente ao irradiar calor para os objetos e pessoas, que, por sua vez, transferem calor para o sistema.
    O piso radiante de arrefecimento é eficiente em transferir calor por condução e radiação, atingindo uma temperatura agradável sem necessidade de ventiladores ou outros dispositivos ativos de refrigeração.
    Benefícios:

Conforto térmico: O piso radiante oferece um resfriamento suave e constante, evitando correntes de ar ou a sensação de ar frio, como ocorre com sistemas de ar-condicionado convencionais.
    Eficiência energética: Como o sistema não depende de ar-forçado, ele pode ser mais eficiente do que outros sistemas de climatização. Além disso, ele permite uma distribuição uniforme da temperatura.
    Estética: O sistema é discreto, já que os elementos estão embutidos no piso, sem a necessidade de aparelhos visíveis ou ruídos.
    Desafios:

Limitações de temperatura: O piso radiante de arrefecimento não pode gerar temperaturas muito baixas, pois pode causar desconforto ou condensação. Isso exige que a temperatura do fluido refrigerante seja controlada para não resfriar excessivamente o ambiente.
    Custo inicial: A instalação de um sistema de piso radiante pode ser mais cara do que sistemas tradicionais de arrefecimento devido à necessidade de modificar a estrutura do piso.
    Riscos de condensação: Se a temperatura do piso cair muito abaixo do ponto de orvalho do ambiente, pode haver formação de condensação, o que pode gerar problemas de umidade e até danificar o revestimento do piso.
    Considerações Técnicas:

O sistema deve ser projetado para garantir que a temperatura da água não seja excessivamente baixa, minimizando o risco de condensação.
    A distribuição uniforme de temperatura no piso é essencial para garantir que o ambiente seja resfriado de maneira eficaz sem causar desconforto.
    Em resumo, o piso radiante de arrefecimento funciona principalmente por radiação térmica, transferindo calor do ambiente para o piso resfriado. Essa abordagem pode ser eficiente e confortável, mas deve ser cuidadosamente projetada para evitar problemas com condensação e garantir um desempenho ideal."

Mais do que teoria, qualquer pessoa deveria pelo menos ter estado algum tempo numa casa com instalação de PRH para frio para perceber se agrada. E ser consciente dos riscos e chatices que pode encontrar pela frente.
  15.  # 20

Colocado por: jorgealvesO que é que o fabricante tem a ver com o instalador

Quando digo marca refiro-me ao responsável pela instalação. Não sei se foi a marca que mandou diretamente ou se foi um instalador multi marcas. Se foi o caso, quem instalou é que tem de resolver obvio.

0.0215 seg. NEW