Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 21 janeiro 2025

# 1

Colocado por: jorgealvesexiste uma posição da marca que é pública vindo descrito em TODOS os manuais que acompanham os equipamentos.

Até pode ter mas todos os instaladores aos quais a propria daikin enviou o meu contacto TODOS sugeriram 2 bombas.

Se é assim tão clara a mensagem que a Daikin quer passar não pode ter instaladores a forçarem caminhos alternativos.
  1.  # 2

Colocado por: HFSFSe é assim tão clara a mensagem que a Daikin quer passar não pode ter instaladores a forçarem caminhos alternativos.

A Daikin tem diferentes tipos de sistemas. O instalador é o responsável por indicar o que considera mais adequado.
    Quando lhe falaram em manuais anteriormente, referem-se à instalação que supostamente estaria mal efetuada do autor do topico. Não tem a ver com o facto de ser uma ou duas bombas. Isso não é um erro por si só como lhe tentei explicar. Mas compreendo que o sinta assim se só vier beber informação a este forum.
  2.  # 3

Confirmo que aquece, faz AQS e refresca sem gerar condensações (depois de lavar o chão em cerâmico custa mais a secar, é verdade).

O "meu" instalador também disse que refrescava "um pouco". Imagino que tenha tido experiências menos boas em casas mal projetadas em termos isolamento térmico e janelas, não é o caso da minha casa, faz 22/23ºC e porventura faria menos, mas as meninas cá de casa iam passar frio. O que mais gosto são os consumos, no ano passado AQS+aquecer+arrefecer=730 kWh.
  3.  # 4

Colocado por: RUIOLIConfirmo que aquece, faz AQS e refresca sem gerar condensações (depois de lavar o chão em cerâmico custa mais a secar, é verdade).

O "meu" instalador também disse que refrescava "um pouco". Imagino que tenha tido experiências menos boas em casas mal projetadas em termos isolamento térmico e janelas, não é o caso da minha casa, faz 22/23ºC e porventura faria menos, mas as meninas cá de casa iam passar frio. O que mais gosto são os consumos, no ano passado AQS+aquecer+arrefecer=730 kWh.

Se não me engano, a sua casa terá 120m2 úteis?
    Com esse valor de 730kwh e 120m2, pode considerar a sua casa como sendo passiva!
  4.  # 5

Colocado por: jpmassena

Se não me engano, a sua casa terá 120m2 úteis?
    Com esse valor de 730kwh e 120m2, pode considerar a sua casa como sendo passiva!
    a localização e orientação solar tem muitissiimmmaa influência, se for o interior alentejano a conversa é outra muito diferente mas com o mesmo resultado interior e consumo igualmente diferente.
  5.  # 6

Colocado por: jpmassenaSe não me engano, a sua casa terá 120m2 úteis?
    135 m2.

Colocado por: jpmassenaCom esse valor de 730kwh e 120m2, pode considerar a sua casa como sendo passiva!

Foi projetada e construída para isso, mas não certifiquei, talvez um dia...
  6.  # 7

Colocado por: HFSF

Até pode ter mas todos os instaladores aos quais a propria daikin enviou o meu contacto TODOS sugeriram 2 bombas.

Se é assim tão clara a mensagem que a Daikin quer passar não pode ter instaladores a forçarem caminhos alternativos.
    que razão existirá para quer a Daikin quer os demais fabricantes desenvolverem e comercializarem maquinas que fazem ambas as funções??

Está moda de múltiplas máquinas para o mesmo serviço é uma coisa exclusivamente tuga provavelmente por causa do enorme espaço desperdiçado nos imóveis onde ter uma sala com 8 ou 10m2 para equipamentos não custa quase nada, no norte e centro da Europa isso não existe, o espaço é relativamente pequeno e todo aproveitado não existindo espaços mortos
    • HFSF
    • 21 janeiro 2025

# 8

Mas eu concordo consigo, tanto que o sistema que está em minha casa é o que descreve.

Só digo que mesmo sendo um tema tuga, os tugas da daikin deveriam ter a certeza que os instaladores que eles recomendam pelo menos estão alinhados com o discurso da marca, nacional ou internacionalmente.

Mas faça você mesmo o teste, é só meter um contacto no site e uns dias mais tarde liga-lhe um instalador referenciado pela daikin.
    Concordam com este comentário: NGC
  7.  # 9

Colocado por: jorgealvesque razão existirá para quer a Daikin quer os demais fabricantes desenvolverem e comercializarem maquinas que fazem ambas as funções??

"Ter duas bombas de calor separadas, uma para o aquecimento do ambiente (clima) e outra para as águas sanitárias (AQS), oferece várias vantagens, como:

Eficiência energética otimizada:

Cada bomba de calor pode ser dimensionada e otimizada para a sua função específica. A bomba de calor do ambiente pode ser ajustada para climatizar o espaço de forma mais eficaz, enquanto a bomba de calor para águas sanitárias pode ser otimizada para aquecer a água com maior eficiência.
    Maior vida útil dos equipamentos:

Como cada bomba de calor trabalha em condições ideais para sua função, isso pode resultar em uma vida útil mais longa para os equipamentos, já que não há sobrecarga de trabalho em uma única bomba de calor.
    Redundância:

Caso uma das bombas apresente problemas ou necessite de manutenção, a outra ainda pode continuar funcionando, garantindo que você tenha climatização ou água quente sem interrupções.
    Menor desgaste:

Com duas bombas dedicadas a funções distintas, o desgaste de cada uma é reduzido, pois elas não precisam realizar tarefas simultâneas, o que pode ocorrer em sistemas integrados.
    Controle mais preciso:

É possível ajustar de forma independente as configurações de cada bomba de calor. Isso proporciona maior controle sobre a temperatura ambiente e da água quente, garantindo maior conforto e economia.
    Menor risco de desequilíbrio de desempenho:

Em sistemas combinados, pode ocorrer um desequilíbrio no desempenho entre as duas funções, especialmente em climas extremos. Com sistemas separados, cada bomba pode operar de maneira mais eficiente sem interferir na outra.
    Possibilidade de aproveitar fontes de calor distintas:

Para aquecimento de água, por exemplo, a bomba de calor pode tirar vantagem de fontes de calor com temperaturas mais elevadas (como ar ou solo em diferentes condições), enquanto a bomba de climatização pode ser ajustada para as necessidades específicas de refrigeração ou aquecimento do ambiente.
    Em resumo, ter duas bombas de calor independentes pode trazer maior eficiência, controle, flexibilidade e durabilidade, garantindo melhor desempenho e conforto no dia a dia.
    "
    • HFSF
    • 21 janeiro 2025

# 10

Para os DOs interessados, há 2 instaladores no YouTube, heat geek e urban plumbers que estou a gostar bastante de ver para optimizar o sistema.

Ao user que criou o tópico, recomendo vivamente.
  8.  # 11

Colocado por: arturandresilvaEm resumo
    tudo falsos argumentos aliás nem um dos supostos argumentos é real e verdadeiro.

Só tem uma única vantagem: o instalador pode fazer as asneiras que quiser que tem sempre alguma coisa a funcionar, mesmo que não seja econômico, nem eficiente, nem duradouro nem fiável.

Mas continuem afinal comeca a ser uma área de negócio deveras vantajoso: a reparacao das asneiras alheias.
  9.  # 12

Colocado por: arturandresilvaMaior vida útil dos equipamentos
    este argumento eu somente contraponto que este inverno vou na 6 máquina que reparo.

Nenhuma delas é de ciclo combinado e também nenhuma delas foi aplicada por mim e ainda por cima ficaram semanas (1 caso foram 2 meses) a espera que alguém conseguisse lá ir e dar com o problema.
  10.  # 13

Em relação a arrefecer, como já alguém disse, só funcionará com imóveis bem isolados, exactamente porque pela condensação não se conseguirá ir abaixo dos 18ºC (mesmo em zonas de baixa humidade no Verão; como é o meu caso).
    Nisso acho que estou à vontade, já vi como se comportou o Verão passado sem sistema de refrigeração.

A questão das duas máquinas para mim faz sentido apenas numa perspectiva: poucos técnicos qualificados e portanto simplificar circuitos e configuração poderá ser uma alternativa. E mea culpa minha, mas a "casa das máquinas" são 1.6 por 4.5m, cabiam lá duas.
    Se Portugal quizer andar com o "mandato Europeu da bomba de calor" para a frente, dada a incompetência (não é crítica ao sector, é geral, a todas as áreas) não estou a ver outra maneira, senão as bombas de calor vão continuar com a reputação que têm.

O técnico entretanto também me falou em válvulas de 3 vias e resolver a questão da temperatura do AQS vs UFH ...mas a minha confiança é zero, a paciência é nenhuma para desenrascanços e para fazer frio e ter AQS, tenho sempre de ter os dois separados. Já só quero a/uma máquina reversível, ligar os sanitários a um "cilindro" (isso ele ainda consegue) e adeus.

Heat geaks já explorei, cheguei a contactar por e-mail, porque às vezes têm expats, mas infelizmente em PT não têm cá ninguém. Aqui na zona ainda não encontrei alguém com referências.

Do que vejo, e voltando ao tema isolamento, a maioria (incluíndo revendedores/instaladores) anda a "vender" máquinas sobredimensionadas para a construção actual.
    Eu não fui para o revendedor/instalador oficial local por um motivo...aquando da reunião que tivemos, exigiram instalação trifásica e isso para mim era/é impensável.
    Nos entretantos também já sei que foram eles que venderam a bomba (por sinal o mesmo modelo e potência que tinha na proposta deles) ao meu "instalador". Há uma terceira pessoa que veio cá arrancar a dita, que não sei quem seja.

Neste momento à espera que venham cá ver a bomba ("instalador" e "arrancador" juntos); já estipulei, para mim, um prazo de resolução até final de Fevereiro.
  11.  # 14

Colocado por: ALCLCFEm relação a arrefecer, como já alguém disse, só funcionará com imóveis bem isolados
    absolutamente errado apesra de depender de muita coisa mas não é somente em edificios com bom isolamento.
    • SrR
    • 23 janeiro 2025

# 15

Colocado por: ALCLCFpara fazer frio e ter AQS, tenho sempre de ter os dois separados.
    a mesma máquina faz isso.
  12.  # 16

Colocado por: ALCLCFHeat geaks já explorei
    essa rapaziada somente precisa de aquecimento sendo que a realidade deles é completamente diferente da nossa principalmente em mentalidade.

Colocado por: ALCLCFem válvulas de 3 vias e resolver a questão da temperatura do AQS vs UFH
    sinceramente isto é uma não questão pois faz parte dos conhecimentos basilares, quem a desconehce e qual a sua influencia na instalação, nem sei que nome lhe dar.
    • SrR
    • 23 janeiro 2025

# 17

Colocado por: jorgealvesabsolutamente errado apesra de depender de muita coisa mas não é somente em edificios com bom isolamento.
    do que tenho visto , exposição e vaos envidraçados sem protecção ao sol é um dos problemas
  13.  # 18

Colocado por: ALCLCFnão se conseguirá ir abaixo dos 18ºC
    quantas quer ver inloco com temperaturas de impulsão inferiores?

Colocado por: ALCLCFdada a incompetência (não é crítica ao sector
    não é somente em POrtugal, a Europa toda esta refem da brutal falta de pessoal qualificado
    • HFSF
    • 23 janeiro 2025

# 19

Colocado por: ALCLCFmas a minha confiança é zero, a paciência é nenhuma para desenrascanços e para fazer frio e ter AQS, tenho sempre de ter os dois separados.

Não precisa disto como o Jorge comentou.
    O sistema que tenho instalado faz climatização para quente e frio e AQS.

Colocado por: ALCLCFHeat geaks já explorei, cheguei a contactar por e-mail, porque às vezes têm expats, mas infelizmente em PT não têm cá ninguém. Aqui na zona ainda não encontrei alguém com referências.

Quando referenciei o pessoal da heatgeek foi para ver casos em que corre bem, apenas com 1 bomba de calor e retirar algumas ideias de configuração.

Infelizmente o meu instalador também acabou por deixar as temperaturas fixas, bomba circuladora no maximo e estou agora eu a tentar optimizar a coisa.
  14.  # 20

Do que percebi as bombas de calor reversíveis não conseguem fazer frio e calor ao mesmo tempo. Ou fazem frio ou fazem calor!?

Outra coisa que o "instalador" tb me quiz vender, é que era possível ligar para quente, depois para frio e comutar amiúde durante o dia...mesmo que fosse possível, mesmo com inversão do sentido de fluxo, parece algo ineficiente andar a aquecer e arrefecer tubagem.

Mas como digo a confiança é nula, mexer, para possivelmente piorar, não. Estou pendurado pela máquina até final de Fevereiro, depois logo se vê.

0.0212 seg. NEW