Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Tenho uma moradia nova, construída com Isolamento Capoto por fora (6cm - Preto) + Isolamento das Cimalhas (4cm Branco).
    Tenho ainda tijolo térmico 20 cm, e pladur colado às paredes interiores todas.
    Janelas 4/20/6 guardian sun, sistema ATi, caixilharia de alumínio.
    Ao nível do teto, tenho teto falso 15cm com lã de rocha por cima do teto falso.
    A única coisa que não tenho é isolamento no sótão, ou seja, tenho a placa e apenas o telhado por cima.
    Ao aquecer a casa através de radiadores, tenho 20-21 graus de temperatura por exemplo à meia noite. Ás 8 da manhã, a temperatura da casa fica entre os 15 e 16 graus.
    Se não aquecer a casa 1 dia, no dia seguinte a casa desce facilmente para os 14 graus.
    Pode justificar-se isto por falta de isolamento por cima da lage/por baixo do telhado? Ou deverei procurar outras fugas de temperatura?
    Muito obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

*O pavimento de toda a casa é chão vinílico SPC e tenho caixa de ar por baixo da casa.
  3.  # 3

qual o isolamento termico no pavimento?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Você tem um conjunto de soluções que mete em causa a bateria térmica da casa.

Também optou por divisórias interiores em pladur?

Colocado por: Fabien26Tenho ainda tijolo térmico 20 cm, e pladur colado às paredes interiores todas.

Nunca devia ter forrado estas paredes exteriores, com pladur no interior. Estas paredes são para deixar com outro acabamento.

Colocado por: Fabien26Ao nível do teto, tenho teto falso 15cm com lã de rocha por cima do teto falso.

Nunca deveria ter isolado esse tecto falso. O isolamento é sempre feito por fora. Na laje. Isolar os tectos falsos são boas maneiras de reter o calor, enquanto há fontes de climatização. Mas uma vez sem aquecimento, não há bateria térmica (inércia) para guardar o calor no interior.

Colocado por: Fabien26Ao aquecer a casa através de radiadores, tenho 20-21 graus de temperatura por exemplo à meia noite. Ás 8 da manhã, a temperatura da casa fica entre os 15 e 16 graus.
    Se não aquecer a casa 1 dia, no dia seguinte a casa desce facilmente para os 14 graus.
    Pode justificar-se isto por falta de isolamento por cima da lage/por baixo do telhado? Ou deverei procurar outras fugas de temperatura?

Se tiver também as paredes interiores em pladur, pouco há a fazer. A sua construção tem pouca inércia térmica, e retém pouco o calor no interior.

Este tipo de construção requer climatização 24/24h. Funcionam relativamente bem no outono e primavera, mas são uma catástrofe no inverno e verão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves, linhares84
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J0nasPst0las, Fabien26
  5.  # 5

O calor parece que está a fugir e a ficar bem armazenado na Lá mineral, que está por cima do teto em pladur.

Verá que terá melhor impacto térmico no verão, a casa vai ser fresquinha sem recorrer a ar mecânico.

Não se consegue ter tudo, na verdade, não existe a perfeição.
  6.  # 6

Colocado por: setaevracalor parece que está a fugir e a ficar bem armazenado na Lá mineral, que está por cima do teto em pladur.

Isso não acontece...
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradas

Isso não acontece...

Estava a ser um pouco irónico. Agora o calor, segundo o relato, dissipa-se muito rapidamente, no espaço de horas.

Como é o comportamento no verão? Passou o último na nova casa?
  8.  # 8

Tenho Blocos de 15cm a fazer as divisões interiores, forrados a pladur colado.
    Esta escolha apenas se deveu ao orçamento para rebocar e pintar ser superior a colar o pladur e pintar.
    Aplicando lã de rocha por cima da laje, terei o problema minimizado? Será o Poliuretano projetado por baixo da telha uma melhor solução?
    Comecei a habitar a casa apenas em Outubro por isso não tenho percepção se a casa será quente no Verão.
    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
  9.  # 9

Colocado por: Fabien26Será o Poliuretano projetado por baixo da telha uma melhor solução?

Esqueça isso!
    As telhas devem ventilar.
    Concordam com este comentário: linhares84
  10.  # 10

Colocado por: Fabien26Tenho Blocos de 15cm a fazer as divisões interiores, forrados a pladur colado.

Tem paredes interiores de quase 20cm de espessura!? Foi feito com blocos(de betão) ou com tijolo (barro)

Se tem isolamento com 15cm, sobre o tecto falso. a dissipação de energia não está na cobertura... estará noutro lado... por exemplo na laje de piso e no desvão.... Não chegou a responder, se o piso está isolado termicamente.

A ventilação da casa é efetuada como?
  11.  # 11

Zona onde é a casa?

6cm não é nada por demais. Qual a espessura do isolamento no piso e no tecto?

Os vãos têm alguma proteção?
  12.  # 12

Colocado por: Fabien26Ao nível do teto, tenho teto falso 15cm com lã de rocha por cima do teto falso.

Colocado por: NTORIONQual a espessura do isolamento no piso e no tecto?
  13.  # 13

.
  14.  # 14

Colocado por: Fabien26Ao aquecer a casa através de radiadores, tenho 20-21 graus de temperatura por exemplo à meia noite. Ás 8 da manhã, a temperatura da casa fica entre os 15 e 16 graus.

E que temperaturas tem no exterior nesses cenários que descreve?
  15.  # 15

Colocado por: Pedro Barradas

Pode ser uma questão de português, mas para mim o que diz é que tem teto falso com 15cm, e não a espessura do isolamento.
  16.  # 16

Foi feito com blocos de betão.
    O isolamento lã de rocha por cima do teto falso é de 6cm, não cobre todo o espaço do teto falso.
    No chão, sei que a betonilha foi cheia com uma mistura de espuma, não sei precisar o que foi colocado.
    Depois acima disso foi aplicado diretamente vinílico SPC, que já vinha com uma tela isoladora por baixo.
    Estes cenários de temperatura acontecem quando no exterior está uma temperatura de 15 graus ou inferior. No entanto, nunca vi a casa baixar dos 14 graus.
  17.  # 17

Colocado por: Fabien26não cobre todo o espaço do teto falso

Colocado por: Fabien26cheia com uma mistura de espuma

onde mais falta faz o isolamento termico é onde não existe
  18.  # 18

Colocado por: Fabien26O isolamento lã de rocha por cima do teto falso é de 6cm, não cobre todo o espaço do teto falso.

Tem de cobrir a totalidade.. e deveria ter o mínimo de 10cm de espessura.

O isolamento térmico teria melhor desempenho se estivesse dentro do espaço de 15cm de caixa de ar que descreve.

Parece-me que a solução de enchimento leve na laje térrea, não é suficiente.
  19.  # 19

Colocado por: Pedro BarradasTem de cobrir a totalidade.. e deveria ter o mínimo de 10cm de espessura.

Por isso até questionei a zona, tenho ideia de na grande Lisboa ser obrigatório no mínimo 10cm... Juntando isso a tb um insuficiente isolamento da laje térrea...

E os vãos, como são e como estão protegidos?
  20.  # 20

Colocado por: Fabien26Será o Poliuretano projetado por baixo da telha uma melhor solução?

Colocado por: Pedro BarradasEsqueça isso!
    As telhas devem ventilar.

Acho que seria bom explicar este ponto para desincentivar esta solução.
    Ouvi alguns relatos de que as telhas ficam quebradiças e algumas acabam até por partir mais tarde por não ventilar.

0.0217 seg. NEW