Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Estou no processo de construção de uma moradia com 135m2 dos quais cerca de 25m2 são no sotão/1ºandar, na zona Oeste.

Estou indeciso qual o sistema de aquecimento colocar, por isso estou aberto a conselhos.

PRH daria um conforto térmico excelente no Inverno no entanto no Verão não ajudaria (posso estar errado e realmente arrefecer a casa no Verão). No entanto para as temperaturas que temos na nossa zona, não sei se compensa o investimento.
    A/C seria uma solução mais versátil tanto para Inverno como Verão, e com um investimento menos dispendioso, no entanto não sei se ao final de alguns anos não se tornará mais caro que o PRH.
    PRH ou A/C são as soluções que me parecem mais interessantes, mas estou aberto a outras opções.

Vou utilizar bomba de calor para AQS e VMC (o que também poderia ajudar a aquecer/arrefer ligeiramente a casa) e talvez não inicialmente mas também vou colocar paineis fotovoltáicos.

Obrigado desde já!
  2.  # 2

Na minha opinião, entre as duas opções, A/C.
    O PHR é bom para o r/c para pisos em cerâmica, para manter o piso confortável e você poder andar descalso.

O AC é versátil e reponde ao problema de forma rapida. É barato quer a manter, instalar e em termos de consumos.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  3.  # 3

Colocado por: setaevraO PHR é bom para o r/c para pisos em cerâmica
    ?!?!? pode desenvolver pois a opinião generalizada é contraria.

Colocado por: setaevraO AC

Colocado por: setaevraconsumos
    consome muito mais sem ter o mesmo conforto.

fale com quem relamente tem o sistema devidamente concebido, instalador e mantido, depois escolha o que couber no seu orçamento.
    ps: sim o piso radiante arrefece a casa.
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvesconsome muito mais sem ter o mesmo conforto.

Depende muito do isolamento da habitação.
  5.  # 5

Colocado por: jorgealves!?!? pode desenvolver pois a opinião generalizada é contraria.

O PHR é excelente para r/ chão com pisos cerâmicos, garantindo aquecimento uniforme e eficiente pois a cerâmica é um ótimo condutor de calor, o que melhora a retenção e distribuição térmica.

No geral proporciona conforto constante sem afetar a estética do espaço. É uma escolha eficiente em termos energéticos e de conforto.

Contudo o investimento inicial é muito elevado, e requer uma BC. Manter isto é mais complexo, tem custos de consumos na mesma comparando com AC (ate que possam ser mais baixos).

A questão que se coloca é o break even, ou seja, quando é que terá retorno do investimento do PHR, daqui a 15 anos? 15 anos é muita fruta, e até lá muita coisa pode mudar.
  6.  # 6

Se voce tiver hipótese opte pelas 2 opções (+VMC e Domotica preparada para gerir isto tudo e monitorizaçãode consumos). Um investimento de ~30k, muito bem aplicado.
  7.  # 7

Colocado por: setaevraA questão que se coloca é o break even, ou seja, quando é que terá retorno do investimento do PHR, daqui a 15 anos? 15 anos é muita fruta, e até lá muita coisa pode mudar.
    para ser simpactico diria que está absolutamente errado em relação a muitos dos sues presupostos:
    1º: não tem nada a ver com o revestimento ser em cerâmico ou noutro acabamento (por exemplo com pedar não funciona? com betão idem? e micro-cimento?)
    2º: uma instalação de ac para ser uniforme e centralizada não são 3 ou 4 split´s murais na parede, e isso por vezes até é mais caro que o PRH.
    3º: o PRH não precisa de uma bomba de calor mas actualemnet eé uma das melhores fontes termicas podendo serem usadas muitas outras onde o consumo electrico pode ser inclusivamente nulo
    4º: é o sistema que melhor se integra com energias alternativas sejam termicas ou electricas.
  8.  # 8

Os aspectos técnicos são praticamente todos a favor do PRH, mas em termos de custo de instalação e facilidade de contratar bons instaladores e fazer manutenção, A/C domina.
    • HFSF
    • 13 janeiro 2025

# 9

Colocado por: setaevraA questão que se coloca é o break even, ou seja, quando é que terá retorno do investimento do PHR, daqui a 15 anos? 15 anos é muita fruta, e até lá muita coisa pode mudar.

Qual break even? PRH é um gasto não um investimento. Tal como um aquecedor é um gasto.
    Pode é comparar quando é que uma bomba de calor atinge um break even em relação a uma caldeira a gás ou um aquecedor por exemplo.

Eu meti PRH e estou super contente. Não é fisica quantica por a funcionar também.
    Fale com alguns instaladores e já ouve a opinião deles (também muitos me disseram que não funciona a arrefecer).

Não sei quanto fica o AC para casas novas mas pelos orçamentos que vejo para a casa dos meus pais a coisa não é assim tão diferente. E ainda precisa de fazer AQS
  9.  # 10

Embora possa não ter um break even tradicional como uma bomba de calor comparada a uma caldeira a gás, o phr oferece benefícios tangíveis em conforto e distribuição de calor. Mas será que se justifica para um segundo andar?

Os custos iniciais devem ser ponderados contra a melhoria do ambiente interior, e a decisão muitas vezes depende das preferências pessoais de conforto e das condições específicas da casa.

De facto, obter opiniões de instaladores pode elucidar o user do funcionamento e adequação para necessidades específicas, mas vão querer sempre "vender o peixe deles". Já comparar custos com outras opções como AC é crucial, embora AQS permaneça realmente um consideração adicional.
  10.  # 11

Colocado por: setaevraEmbora possa não ter um break even tradicional como uma bomba de calor comparada a uma caldeira a gás, o phr oferece benefícios tangíveis em conforto e distribuição de calor. Mas será que se justifica para um segundo andar?

E porque não?

Nunca vi alguém ter essa dúvida
    • SrR
    • 13 janeiro 2025

# 12

Não percebi a questão do segundo andar
    • HFSF
    • 13 janeiro 2025

# 13

Colocado por: setaevraEmbora possa não ter um break even tradicional como uma bomba de calor comparada a uma caldeira a gás, o phr oferece benefícios tangíveis em conforto e distribuição de calor. Mas será que se justifica para um segundo andar?

Bem o que está a comprar a relação custo beneficio.
  11.  # 14

Façam aí as contas do break even entre prh e um robe 😅 dá para 3 gerações
  12.  # 15

Colocado por: LrLisboaFaçam aí as contas do break even entre prh e um robe 😅 dá para 3 gerações

Na verdade ja vem de algumas gerações, somando mais 3, está tudo bem. Cá em casa, não usamos robe, o phr não é ligado e o AC apenas quando está [<10° ext , >30° ext]. A malta se tiver frio vai para a cama ou veste roupa / usa uma manta, se tiver calor tira roupa 😀 no final do mês a conta da electricidade ronda os ~50€.
  13.  # 16

Colocado por: powerPTE porque não?

Nunca vi alguém ter essa dúvida

Nao há duvidas, mas é uma questão pertinente.
    Tipicamente, em um r/c, é frequentemente justificado pelo contato + direto com o solo ou em pisos cerâmicos, que tendem a ser mais frios, aumentando o conforto térmico. No entanto, eu acredito que em um primeiro andar, o PHR ainda pode valer a pena se o objetivo for manter uma temperatura uniforme e confortável em toda a casa, especialmente em climas frios.

Mas continuo a dizer que avaliar a eficiência energética desejada e o conforto que se pretende alcançar ajudará a decidir se os benefícios do PHR justificam o custo tanto no r/c quanto no andar superior.

Será o PHR a melhor solução para o verão, eu acredito vivamente que não, aqui o AC é mais eficaz e mais rápido atuar.
  14.  # 17

Colocado por: setaevraacredito
    crenças cada tem as que quiser.
  15.  # 18

O PHR não foi projetado para arrefecer/resfriar ambientes, mas sim para aquecimento eficiente no inverno, e não oferece o mesmo nível de controle térmico que o AC oferece durante os meses mais quentes. Portanto, a minha crença, é que para enfrentar o calor do verão, o AC é a melhor opção.
    Concordam com este comentário: linhares84
  16.  # 19

Colocado por: setaevraou em pisos cerâmicos, que tendem a ser mais frios

É essa a sua percepção contudo se medir a temperatura entre um pavimento de madeira e cerâmico devem estar com temperaturas muito próximas.

Colocado por: setaevraeficiência energética desejada

O aquecimento radiante está provado que é a forma de aquecimento mais eficiente pois privilegia a radiação térmica ao contrário de um AC onde predomina a convecção.

Colocado por: setaevraaqui o AC é mais eficaz e mais rápido atuar.

Mais rápido é mas também mais rápido no caso de abrir uma porta ou janela em perder o conforto.
  17.  # 20

Colocado por: setaevraO PHR não foi projetado para arrefecer/resfriar ambientes
    diz você mas está errado, como está comprovado múltiplas vezes até por aqui.

Fique com a sua fê mas quem tem não partilha da sua religião

0.0220 seg. NEW