Vim aqui parar através do Google. Vivo desde adolescente no estrangeiro e por isso não estou muito bem informada sobre as leis.
A minha mãe faleceu há 3 semanas. Sempre foi a minha intenção não aceitar a herança, fosse esta qual fosse. Disseram-me que custa 800 euros por pessoa para repudiar. E se seria mais barato pagar o resto do empréstimo do carro que sobrar depois de se vender o carro e usar o dinheiro da venda para tal empréstimo. Seriam os 200 euros por pessoa. Não é um grande valor mas eu não queria mesmo ter laços nenhuns com esta herança (nem eu nem as minhas filhas) além disso acho injusto que os 2 filhos que ela criou receberam um apartamento em vida mas todos os filhos têm de ter despesas.... Além disso os pais da minha mãe ainda são vivos e quando falecerem tenho outra vez uma herança para resolver... Repudiando agora tratava logo de 3 heranças.
A minha questão é se esses 800 euros podem mesmo se? Acho estranho ser tão caro. E se eu não repudiar e aparecerem dívidas mais tarde, tem problema?
talvez seja preciso pagar a algum advogado para tratar do processo e claro que é preciso pagar os seus honorários, e talvez existam taxas e taxinhas, mas tb estou a achar os 800€ exagarados.
Em vez de gastar dinheiro, já pensou em vender a sua parte da herança aos outros herdeiros? Ou em alternativa, em vender a terceiros que não os herdeiros?
Em vez de gastar dinheiro, ainda lhe pagam para ficar com a sua parte...
Já fiz uma vez e apenas paguei a um Notário por um valor que não ultrapassou os 100€. Depois é entregar nas Finanças que não cobram nada. E nunca se herdam dividas.
Isto é mesmo assim? Quando se herda, creio que são os activos e eventuais passivos. Claro que se o passivo for maior do que os activos, só herda quem não repudiar a herança, ou seja, quem quiser.
Os herdeiros só são responsáveis por dividas se existir fraudes anteriores de transferência de bens antes da morte, caso do Oliveira e Costa, Rendeiro e outros. Por isso a renuncia a uma herança serve apenas para evitar conflitos familiares. Foi o que eu fiz com uma herança a que tinha legalmente direito mas que em consciência achava que não tinha.
A renuncia a uma herança serve para o herdeiro precindir do direito a essa herança. A razão pela qual o herdeiro toma essa atitude são as mais variadas. A mais comum muito provavelmente é quando o valor liquido da herança (património-encargos) é nulomou negativo, mas óbviamente que pode ser qualquer outro. Uma divida de alguem que morre, não é necessáriamente proveniente de uma fraude ou de qualquer outra situação desse tipo, mas mesmo que seja esse o caso, não creio que altere nada. No caso do Rendeiro p.e. a mulher, que era a única herdeira, repudiou a herança exactamente porque os milhões que herdava não chegavam para pagar as dividas que o marido tinha, quer ao estado, quer a terceiros. Outra coisa diferente são as manobras que alguém possa fazer, em vida, para salvaguardar/ocultar património nomeadamente de credores ou do fisco.
Colocado por: Icegirl1987além disso acho injusto que os 2 filhos que ela criou receberam um apartamento em vida mas todos os filhos têm de ter despesas.
Tem todo o direito à sua revolta. Mas isso é reversível através da colação. Deve obter aquilo que é seu e não teve em vida.
Pessoalmente e independente dos motivos que tem para entender que deve repudiar a herança … só está a ajudar á festa de quem já (aparentemente) lucrou e repudiando a sua parte , só aumenta a parte destes. É aceitar e ou mete a render a longo prazo para as suas filhas ou doa a uma instituição .
Ao repudiar só estará a aumentar o lucro dos restantes herdeiros.
Agradeço a todos as respostas! Fiquei mais esclarecida!
Falei entretanto a um solicitador e por causa de ter uma filha menor, fica caro e complicado. 600 euros e um monte de papelada. Se fosse só eu eram 125 euros.
E no fundo não faz sentido gastar esse dinheiro, se não se herda dívidas. O carro será vendido, o crédito pago e não sobra nada.
Eu simplesmente não queria ter nada a ver com esta herança ou dos meus avós. Não pelos bens mas mesmo por nem o meu nome lá querer ter metido. Eu já nem o apelido materno tenho....
Vou dizer uma coisa e não me leve a mal, mas é o que sinto. E vale o que vale. Conseguiu erguer-se sozinha. É certamente uma grande mulher. As suas filhas têm de si aquilo ❤️ que não recebeu.Amor. ❤️
É honesta pois podia não querer saber. E não era o seu nome que ficava em embrulhadas. Eram os outros que ficam que não conseguiriam descortinar os assuntos.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Icegirl1987