Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Está a ver Palhava. 80 mil limpinhos. Até para Carcavelos para o lado da sua prima ela ia se quisesse. E não sabemos se tem poupanças sequer. Como pode ver, não é obrigação ou ficar prejudicada... é não quer. E é legitimo como qualquer outra escolha, desde que encaremos as consequências.

Com 40 anos já se achar velha é que até a mim me deprime xD

Joana, parece-me a mim que você se sobrecarrega de preocupações por antecipação. E nem são suas neste momento, são do seu ex. Você a mim parece-me mais que resolvida quanto à casa. É grande, não é apropriada pelo que diz, e por si desapegar-se não parece ser o problema... o problema continua a ser preocupar-se com algo que já não vai fazer parte da sua vida. Você se quiser comprar outra casa de 300 mil, também não consegue... O seu ex preocupa-se quanto a isso? Está disposto a entrar noutro crédito consigo para a ajudar também?

Isso é uma consequência da vossa decisão de se divorciarem... Ele tem que ter condições para manter o estilo de vida que leva, e se não as tem, que arranje uma solução. É arranjar alguém que lhe sirva de fiador no seu lugar e pagar a sua parte para a tirar da propriedade. É duro dizer-lhe que vai perder a casa? É. Muito. Eu imagino se fosse comigo, ter capacidade de pagar a casa e não poder porque o banco não autoriza... Ele que fale com o Dr. Finanças a ver se lhe arranjam alguma solução também. Mas você não tem que criar condições para que ele se sinta bem. Tem que o forçar a arranjar uma solução. Ele não vai fazer o mesmo por si.

E olhe que apanhar uma casa para remodelar, pode ser uma optima oportunidade. É algo que dá dores de cabeça sem dúvida, e convém ser bem aconselhada. Mas desde que apanhe o preço certo, e a casa tenha o layout que lhe agrade, é de considerar, porque pode poupar muito dinheiro no mercado atual.
  2.  # 42

Colocado por: NostradamusSe a casa valer 500 mil no mercado mas a parte reminiscente que toca à Joana for de 50 mil, duvido que a Joana aceite "ceder" a casa apenas pelos 50 mil correspondentes à sua parte do crédito, independentemente do ex-companheiro ter ou não capacidade monetária para sustentar a casa.

E é aqui que as excelentes relações que tinha com o ex, acabam por ir pelo cano.

Isto nunca vai acabar bem.

Ora. Ela nunca vai receber só o que pagou e falta pagar do crédito. A casa valorizou muito nestes 15 anos. Era o que faltava também só receber o que pagou da parte dela do crédito. A casa é avaliada e tem que receber metade dela menos o que falta pagar do crédito. Isso é que é o justo
  3.  # 43

Colocado por: NostradamusSe a casa valer 500 mil no mercado mas a parte reminiscente que toca à Joana for de 50 mil, duvido que a Joana aceite "ceder" a casa apenas pelos 50 mil correspondentes à sua parte do crédito, independentemente do ex-companheiro ter ou não capacidade monetária para sustentar a casa.

E é aqui que as excelentes relações que tinha com o ex, acabam por ir pelo cano.

Isto nunca vai acabar bem.

certo, daí que terem de acordar um valor de venda da parte de cada um, para o EX pode não fazer sentido pagar metade de um valor "atual" do imóvel à OP e continuar a pagar o remanescente do CH ao banco. Têm que chegar a um acordo, e com isto tem igualmente de ter em atenção os deveres parentais do EX, nomeadamente com a comparticipação das despesas de alimentação, saúde e educação.
  4.  # 44

Colocado por: angelicous

Ora. Ela nunca vai receber só o que pagou e falta pagar do crédito. A casa valorizou muito nestes 15 anos. Era o que faltava também só receber o que pagou da parte dela do crédito. A casa é avaliada e tem que receber metade dela menos o que falta pagar do crédito. Isso é que é o justo

O que é inteiramente justo é pagarem os dois o CH na mesma proporção, venderem a casa e dividirem o valor pelos dois.
    Concordam com este comentário: Pereira_89, Nostradamus, angelicous
  5.  # 45

Colocado por: Palhava
    Tenho uma prima solteira que ganha muito bem, o banco empresta 500 mil euros, mas ela tem que arranjar 75 mil para a entrada.
    💥 o "Nosso 🥩🔨"... péssimo.

15% de capitais próprios não me parece nada exagerado..
    Provavelmente a prima apesar de ganhar bem, das duas uma:
    - também gasta bem;
    Ou
    - não tem arcaboiço para este negócio;

Por isso que sou totalmente contra a Garantia do Estado..
    O Estado garante aquele 10 ou 15%, mas se o crédito entrar em incumprimento, entra na totalidade e o Estado só assume aquela fatia.. assim como a isenção de IMT.. quer isto dizer que eu sem ter um1€ no bolso posso comprar uma casa de 300k..

mas isso seriam outros 500..

Colocado por: Zé Meirinho
    Pode elaborar?
    Aqui sustenta-se que parece estar errado.

Fonte:https://www.doutorfinancas.pt/creditos/credito-habitacao/quantas-pessoas-podem-ser-titulares-de-um-credito-habitacao/

O que o Dr. finanças diz, nem sempre tem aplicação prática..

Tanto quanto sei, salvo 1 ou duas exceções, a banca nao financia sequer CH a agregados familiares diferentes.
    Entenda-se por agregados familiares, pessoas individuais com IRS separado..

Por exemplo: 2 irmãos, um pai e um filho, 2 casais, etc.. o Que Di o Dr. Financas, em CH é ficção..
  6.  # 46

Em relação ao tópico, nunca vai surgir o cenário ideal, que seria por exemplo venderem a casa cara e comprarem uma barata..

Ou então o banco aceitar a dívida em nome de um e o outro conseguir financiar-se e ficarem independentes..

Ou seja, apesar de não haver prazos, vocês são os únicos interessados em mudar a situação o quanto antes, enquanto prospera o bom senso..

Daqui a uns meses continuará a não haver a oportunidade, e pode já ter fugido o bom senso..
  7.  # 47

Colocado por: Bragas V

O que o Dr. finanças diz, nem sempre tem aplicação prática..

Tanto quanto sei, salvo 1 ou duas exceções, a banca nao financia sequer CH a agregados familiares diferentes.
    Entenda-se por agregados familiares, pessoas individuais com IRS separado..

Por exemplo: 2 irmãos, um pai e um filho, 2 casais, etc.. o Que Di o Dr. Financas, em CH é ficção..

Relativamente a esta parte, o Dr Finanças não define fiadores nos processos de financiamento como é óbvio. E o que diz o artigo só pode ser o que a lei diz. Depois cada banco faz as praticas que bem entender dentro da lei e o que achar adequado ao seu tipo de clientes. Eu diria que nos pedidos de CH para os jovens, até é altamente espectável que os fiadores quando pedidos, sejam de agregados diferentes. Eu fiz o meu CH por eles, e das ofertas que pedia fiadores, nenhuma me mostrou requisitos além de estarem a trabalhar em território nacional e não receberem o salario minimo. Pode ter mudado também...
  8.  # 48

Colocado por: angelicousEstá a ver Palhava. 80 mil limpinhos. Até para Carcavelos para o lado da sua prima ela ia se quisesse. E não sabemos se tem poupanças sequer. Como pode ver, não é obrigação ou ficar prejudicada... é não quer. E é legitimo como qualquer outra escolha, desde que encaremos as consequências.

Com 40 anos já se achar velha é que até a mim me deprime xD

Joana, parece-me a mim que você se sobrecarrega de preocupações por antecipação. E nem são suas neste momento, são do seu ex. Você a mim parece-me mais que resolvida quanto à casa. É grande, não é apropriada pelo que diz, e por si desapegar-se não parece ser o problema... o problema continua a ser preocupar-se com algo que já não vai fazer parte da sua vida. Você se quiser comprar outra casa de 300 mil, também não consegue... O seu ex preocupa-se quanto a isso? Está disposto a entrar noutro crédito consigo para a ajudar também?

Isso é uma consequência da vossa decisão de se divorciarem... Ele tem que ter condições para manter o estilo de vida que leva, e se não as tem, que arranje uma solução. É arranjar alguém que lhe sirva de fiador no seu lugar e pagar a sua parte para a tirar da propriedade. É duro dizer-lhe que vai perder a casa? É. Muito. Eu imagino se fosse comigo, ter capacidade de pagar a casa e não poder porque o banco não autoriza... Ele que fale com o Dr. Finanças a ver se lhe arranjam alguma solução também. Mas você não tem que criar condições para que ele se sinta bem. Tem que o forçar a arranjar uma solução. Ele não vai fazer o mesmo por si.

E olhe que apanhar uma casa para remodelar, pode ser uma optima oportunidade. É algo que dá dores de cabeça sem dúvida, e convém ser bem aconselhada. Mas desde que apanhe o preço certo, e a casa tenha o layout que lhe agrade, é de considerar, porque pode poupar muito dinheiro no mercado atual.

Nao fique deprimido por favor :) Nao me acho velha, mas a casa é de 3 andares, sem acesso a autocarros por perto a horas decentes..só passa 2 por dia...e ainda é preciso andar bues...já tive recentemente problema num pé e vi o que é ficar com dificuldades para subir 32 degraus e acabar por dormir na sala, foi provisorio foi!, por isso que digo, não é a casa para todo e sempre até minha velhice mais profunda, até que se eu precisar que alguem me venha auxiliar, nem podem vir de autocarro, têm q ter carro para lá chegar!! Se para empregada domestica tem q ter carro...imagine para tomar conta de mim!! ahaha

Quanto a eu pedir outro emprestimo e ele me ajudar, por acaso ja falamos nisso, mas como seria 2 habitação iria ser mt mais caro e sem logica, mas sim, da mesma forma que eu quero ajudar, sei que ele tb prontificou-se para me ajudar.
  9.  # 49

Colocado por: angelicous

Relativamente a esta parte, o Dr Finanças não define fiadores nos processos de financiamento como é óbvio. E o que diz o artigo só pode ser o que a lei diz. Depois cada banco faz as praticas que bem entender dentro da lei e o que achar adequado ao seu tipo de clientes. Eu diria que nos pedidos de CH para os jovens, até é altamente espectável que os fiadores quando pedidos, sejam de agregados diferentes. Eu fiz o meu CH por eles, e das ofertas que pedia fiadores, nenhuma me mostrou requisitos além de estarem a trabalhar em território nacional e não receberem o salario minimo. Pode ter mudado também...

Não entendi muito bem o que escreveu.. mas não estávamos a falar de fiadores..
  10.  # 50

Colocado por: joanita33

mas como seria 2 habitação iria ser mt mais caro

Mais caro o quê?
  11.  # 51

Colocado por: Bragas V

Não entendi muito bem o que escreveu.. mas não estávamos a falar de fiadores..

Confusão da minha parte, agora que li os comentários para trás, percebi que estavam a falar de titulares.

Eu é que na altura estava a associar a o ex arranjar um fiador para o lugar dela.

0.0216 seg. NEW