Colocado por: NostradamusSe a casa valer 500 mil no mercado mas a parte reminiscente que toca à Joana for de 50 mil, duvido que a Joana aceite "ceder" a casa apenas pelos 50 mil correspondentes à sua parte do crédito, independentemente do ex-companheiro ter ou não capacidade monetária para sustentar a casa.
E é aqui que as excelentes relações que tinha com o ex, acabam por ir pelo cano.
Isto nunca vai acabar bem.
Colocado por: NostradamusSe a casa valer 500 mil no mercado mas a parte reminiscente que toca à Joana for de 50 mil, duvido que a Joana aceite "ceder" a casa apenas pelos 50 mil correspondentes à sua parte do crédito, independentemente do ex-companheiro ter ou não capacidade monetária para sustentar a casa.
E é aqui que as excelentes relações que tinha com o ex, acabam por ir pelo cano.
Isto nunca vai acabar bem.
Colocado por: angelicous
Ora. Ela nunca vai receber só o que pagou e falta pagar do crédito. A casa valorizou muito nestes 15 anos. Era o que faltava também só receber o que pagou da parte dela do crédito. A casa é avaliada e tem que receber metade dela menos o que falta pagar do crédito. Isso é que é o justo
Colocado por: Palhava
Tenho uma prima solteira que ganha muito bem, o banco empresta 500 mil euros, mas ela tem que arranjar 75 mil para a entrada.
💥 o "Nosso 🥩🔨"... péssimo.
Colocado por: Zé Meirinho
Pode elaborar?
Aqui sustenta-se que parece estar errado.
Fonte:https://www.doutorfinancas.pt/creditos/credito-habitacao/quantas-pessoas-podem-ser-titulares-de-um-credito-habitacao/
Colocado por: Bragas V
O que o Dr. finanças diz, nem sempre tem aplicação prática..
Tanto quanto sei, salvo 1 ou duas exceções, a banca nao financia sequer CH a agregados familiares diferentes.
Entenda-se por agregados familiares, pessoas individuais com IRS separado..
Por exemplo: 2 irmãos, um pai e um filho, 2 casais, etc.. o Que Di o Dr. Financas, em CH é ficção..
Colocado por: angelicousEstá a ver Palhava. 80 mil limpinhos. Até para Carcavelos para o lado da sua prima ela ia se quisesse. E não sabemos se tem poupanças sequer. Como pode ver, não é obrigação ou ficar prejudicada... é não quer. E é legitimo como qualquer outra escolha, desde que encaremos as consequências.
Com 40 anos já se achar velha é que até a mim me deprime xD
Joana, parece-me a mim que você se sobrecarrega de preocupações por antecipação. E nem são suas neste momento, são do seu ex. Você a mim parece-me mais que resolvida quanto à casa. É grande, não é apropriada pelo que diz, e por si desapegar-se não parece ser o problema... o problema continua a ser preocupar-se com algo que já não vai fazer parte da sua vida. Você se quiser comprar outra casa de 300 mil, também não consegue... O seu ex preocupa-se quanto a isso? Está disposto a entrar noutro crédito consigo para a ajudar também?
Isso é uma consequência da vossa decisão de se divorciarem... Ele tem que ter condições para manter o estilo de vida que leva, e se não as tem, que arranje uma solução. É arranjar alguém que lhe sirva de fiador no seu lugar e pagar a sua parte para a tirar da propriedade. É duro dizer-lhe que vai perder a casa? É. Muito. Eu imagino se fosse comigo, ter capacidade de pagar a casa e não poder porque o banco não autoriza... Ele que fale com o Dr. Finanças a ver se lhe arranjam alguma solução também. Mas você não tem que criar condições para que ele se sinta bem. Tem que o forçar a arranjar uma solução. Ele não vai fazer o mesmo por si.
E olhe que apanhar uma casa para remodelar, pode ser uma optima oportunidade. É algo que dá dores de cabeça sem dúvida, e convém ser bem aconselhada. Mas desde que apanhe o preço certo, e a casa tenha o layout que lhe agrade, é de considerar, porque pode poupar muito dinheiro no mercado atual.
Colocado por: angelicous
Relativamente a esta parte, o Dr Finanças não define fiadores nos processos de financiamento como é óbvio. E o que diz o artigo só pode ser o que a lei diz. Depois cada banco faz as praticas que bem entender dentro da lei e o que achar adequado ao seu tipo de clientes. Eu diria que nos pedidos de CH para os jovens, até é altamente espectável que os fiadores quando pedidos, sejam de agregados diferentes. Eu fiz o meu CH por eles, e das ofertas que pedia fiadores, nenhuma me mostrou requisitos além de estarem a trabalhar em território nacional e não receberem o salario minimo. Pode ter mudado também...
Colocado por: joanita33
mas como seria 2 habitação iria ser mt mais caro
Colocado por: Bragas V
Não entendi muito bem o que escreveu.. mas não estávamos a falar de fiadores..