Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Vou reconstruir o telhado da minha casa, pelo que estou inclinado a optar por uma placa de cobertura com abobadilhas em EPS. Terá mais vantagens que desvantagens? Onde encontrar as ditas cujas pela melhor relação preço qualidade (zona do Porto)?
    Obrigado
    José Dias
    • Mac
    • 27 maio 2008

     # 2

    Boas
    Sr Dias. Se colocar placa de telhado deve ser mesmo de abobadilhas em EPS. Menor peso e melhor isolamento. Pessoalmente vou ponderar a hipótese de não colocar placa de telhado. Em vez disso isolar a placa de tecto e colocar as telhas assentes em ripas de cimento. Penso que vai facilitar muito a circulação de ar junto às telhas com todos os benefícios que daí advém. As telhas secam mais rapidamente e retarda-se assim o aparecimento de fungos e do telhado sujo.
    Gostaria que os entendidos se pronunciassem.
    Cumprimentos
    • migabc
    • 25 fevereiro 2010 editado

     # 3

    Será que as abobadilhas em EPS são recomendadas para lajes de pisos para habitações, coberturas inclinadas, etc?

    Aqui só vejo vantagens:

    http://www.acepe.pt/pdf/acepe_abobadilhas.pdf
    http://www.plastimar.pt/imagens/pdf/0811_aligeiramento.pdf
    http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/Abobadilhas_FINAL_1.pdf


    E as desvantagens em relação às abobadilhas tradicionais?
    Preços?
  2.  # 4

    Colocado por: MacPessoalmente vou ponderar a hipótese de não colocar placa de telhado. Em vez disso isolar a placa de tecto e colocar as telhas assentes em ripas de cimento. Penso que vai facilitar muito a circulação de ar junto às telhas com todos os benefícios que daí advém. As telhas secam mais rapidamente e retarda-se assim o aparecimento de fungos e do telhado sujo.
    Depende da utilização que der ao sotão.
    Se não lhe der NENHUMA utilização, ok... Se voarem umas telhas não há grande problema.
    Mas não se esqueça de isolar e IMPERMEABILIZAR a placa sobre o último piso (debaixo do telhado).
  3.  # 5

    Boas

    Será que as abobadilhas em EPS são recomendadas para lajes de pisos para habitações, coberturas inclinadas, etc?

    As abobadilhas em EPS podem ser usadas em qualquer tipo de laje - lajes de vigotas, claro. As abobadilhas de qualquer laje deste tipo tem como única função servir de cofragem (perdida) à camada de compressão (aquela camada de betão que se aplica por cima das vigotas e abovadilhas) e podia até ser retirada no final sem qualquer consequência na estrutura. Assim, pode usar seja que material for. As de EPS têm duas vantagens: menor peso e algum contributo para o isolamento térmico. Esta última vantagem pode não se aplicar quando se trata de uma laje de cobertura inclinada sobre desvão (sótão) não habitável.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migabc
  4.  # 6

    Colocado por: j cardosoBoas

    Será que as abobadilhas em EPS são recomendadas para lajes de pisos para habitações, coberturas inclinadas, etc?

    As abobadilhas em EPS podem ser usadas em qualquer tipo de laje - lajes de vigotas, claro. As abobadilhas de qualquer laje deste tipo tem como única função servir de cofragem (perdida) à camada de compressão (aquela camada de betão que se aplica por cima das vigotas e abovadilhas) e podia até ser retirada no final sem qualquer consequência na estrutura. Assim, pode usar seja que material for. As de EPS têm duas vantagens: menor peso e algum contributo para o isolamento térmico. Esta última vantagem pode não se aplicar quando se trata de uma laje de cobertura inclinada sobre desvão (sótão) não habitável.

    cumps
    José Cardoso

    Estas pessoas agradeceram este comentário:migabc



    E em preço fica mais barato que as tradicionais de ceramica?
  5.  # 7

    Boas

    Não tenho esses preços actualizados, não posso responder. Eram ligeiramente mais caras que as de cerâmica.

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 8

    Olá Boa Noite
    Será que alguém me pode ajudar?
    Estou a construir uma vivenda de raiz e na cobertura inclinada estou a usar abobadilha de esferovite.
    Em 2 divisões e na sala por baixo do tecto tenho um tecto de madeira, tb inclinado não completamente estanque tipo usado no Alentejo de tábuas sobrepostas. Alguém me pode informar se é prejudicial para a saúde ter as abobadilhas de esferovite?
    Optei por esta solução porque tb serve de isolamento térmico.
  7.  # 9

    Boa noite
    Eu além de isolar com rofmate 4cm a lage de esteira (tecto do primeiro andar) também vou isolar cobertura com abobadilha de eps. Após consulta a vários técnicos da bolsa de peritos da adene todos me dizem que tirar isolamento por tiat que tire na cobertura mas se optar por por nas duas só benificia. O que tem que fazer é deixar a ripa em cimento a cerca de 5 cm de altura para que a tekha possa respirar, nunca esquecendo as telhas de ventilação que ninguem usa, erradamente.
    A abobadilha de eps é mais cara que a tradicional, por exemplo a ababadilha que vou colocar 48x12 com 12 de altura e 15 de densidade (não ponha menos de 15 de densidade) com 1 m de comprimento, custa cerca de 3,53€ cada uma. Se quer um conselho isole a lage de esteira e a cobertura. Telha aconselho-o j.Coelho, modelo tecno.

    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: montedalua
    • Mac
    • 22 março 2010

     # 10

    Colocado por: montedaluaOlá Boa Noite
    Será que alguém me pode ajudar?
    Estou a construir uma vivenda de raiz e na cobertura inclinada estou a usar abobadilha de esferovite.
    Em 2 divisões e na sala por baixo do tecto tenho um tecto de madeira, tb inclinado não completamente estanque tipo usado no Alentejo de tábuas sobrepostas. Alguém me pode informar se é prejudicial para a saúde ter as abobadilhas de esferovite?
    Optei por esta solução porque tb serve de isolamento térmico.

    As abobadilhas de esferovite servem essencialmente para retirar peso à laje. Elas isolam mas pelas vigas onde elas apoiam entra calor/frio que se farta. O meu conselho é colocar abobadilhas cerâmicas e utilizar o valor poupado para um bom isolamento da cobertura. Em vez de abobadilhas de esferovite + 3 cm de isolamento coloque abobadilhas cerâmicas e 6 cm de isolamento (EPS 60, por ex.).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: montedalua
  8.  # 11

    alguem sabe os preços para este tipo de cobertura.?
    preço por m2, e espessura aconselhada
    Esta aplicação faz parte da arte de pedreiro na costrução de uma moradia?
    • migabc
    • 23 março 2010 editado

     # 12

    Colocado por: Mac
    Colocado por: montedaluaOlá Boa Noite
    Será que alguém me pode ajudar?
    Estou a construir uma vivenda de raiz e na cobertura inclinada estou a usar abobadilha de esferovite.
    Em 2 divisões e na sala por baixo do tecto tenho um tecto de madeira, tb inclinado não completamente estanque tipo usado no Alentejo de tábuas sobrepostas. Alguém me pode informar se é prejudicial para a saúde ter as abobadilhas de esferovite?
    Optei por esta solução porque tb serve de isolamento térmico.

    As abobadilhas de esferovite servem essencialmente para retirar peso à laje. Elas isolam mas pelas vigas onde elas apoiam entra calor/frio que se farta. O meu conselho é colocar abobadilhas cerâmicas e utilizar o valor poupado para um bom isolamento da cobertura. Em vez de abobadilhas de esferovite + 3 cm de isolamento coloque abobadilhas cerâmicas e 6 cm de isolamento (EPS 60, por ex.).

    Estas pessoas agradeceram este comentário:montedalua



    Penso que as abobadilhas de EPS na construção da laje não substituem o isolamento que depois se coloca por cima da laje.
    A minha ideia é fazer a laje com abobadilhas de EPS (vantagem: retirar peso à laje e contribuir para uma resistência térmica adicional no conjunto) mas vou colocar na mesma o XPS de 80 por cima.


    1 – Cobertura inclinada constituída por laje em betão aligeirada com abobadilhas em EPS
    2 – Barreira pára-vapor para controlo de condensações.
    3 – Isolamento térmico XPS de 80mm.
    4 – Placas de impermeabilização e ventilação SubTelha.
    5 – Ripado de travamento em PVC.
    6 – Telha cerâmica Lusa.
    7 – Remate de cumeeira em fita asfáltica.

    Para além da cobertura inclinada, estou a pensar colocar abobadilhas EPS também nas outras lajes (exemplo, nas laje do tecto e piso – estas lajes depois tb vão levar placas de XPS) - alguma razão para que não o faça?
      untitled5.JPG
      untitled6.JPG
      untitled7.JPG
  9.  # 13

    Colocado por: migabc(...)Para além da cobertura inclinada, estou a pensar colocar abobadilhas EPS também nas outras lajes (exemplo, nas laje do tecto e piso – estas lajes depois tb vão levar placas de XPS) - alguma razão para que não o faça?


    Para lhe responder coloco umas perguntas: como pretende revestir os tectos? Tectos falsos, estuques, rebocos ou outros?
  10.  # 14

    Colocado por: aperes
    Colocado por: migabc(...)Para além da cobertura inclinada, estou a pensar colocar abobadilhas EPS também nas outras lajes (exemplo, nas laje do tecto e piso – estas lajes depois tb vão levar placas de XPS) - alguma razão para que não o faça?


    Para lhe responder coloco umas perguntas: como pretende revestir os tectos? Tectos falsos, estuques, rebocos ou outros?


    Vou colocar tectos falsos em pladur.
    As outras hipoteses (estuques, rebocos, etc) não aderem, pois não?
    • MDA
    • 24 março 2010

     # 15

    E porque não?!

    1 – Cobertura inclinada constituída por laje em betão aligeirada com abobadilhas em EPS, com abas por debaixo das vigas.
    2 – Cordões de lá mineral a recobrir as vigas, ate as abobadilhas.
    3 – Malha metálica recoberta por betão e ripado em betão executado directamente, sob o qual assenta directamente telha, seja pousada ou fixa em determinados pontos.
    4 –Isolamento térmico pladur com XPS pelo interior, tornando o sótão habitado.

    Penso que assim a estrutura respira melhor, permitindo a saída de humidades para o exterior, o melhoramento do isolamento pelo interior poderá ser feito a posteriori, a estrutura fica mais solida e é mais fácil prender a telha em caso de necessidade.

    Esta é uma das soluções que estou a pensar para a remodelação do meu telhado de 250 m2 agora gostava de ouvir opiniões construtivas.
    Obrigado
  11.  # 16

    Boa tarde,

    Eu já fiz o telhado em abobadilha de esferovite. Uma parte do telhado não tem sótão e ficara com o teto inclinado.Qual a melhor solução para o teto, reboco ou placa em pladur?
  12.  # 17

    Placa em pladur, não é fácil garantir a adesão do reboco.
  13.  # 18

    Obrigado Skinkx.
    Já estava desconfiado, o reboco irá se partir com o tempo.
  14.  # 19

    Colocado por: PortalegreObrigado Skinkx.
    Já estava desconfiado, o reboco irá se partir com o tempo.


    Não é certo/seguro que parta, mas é mais difícil a adesão do reboco.
 
0.0225 seg. NEW