Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, estamos avaliando a possibilidade de aquisição de uma moradia com construção anterior a 1951.
    Iremos recorrer a financiamento junto ao banco BPI.
    Minha dúvida é: será que a falta da CERTIDÃO CONSTRUÇÃO EDIFICADA EM DATA ANTERIOR A 7 DE AGOSTO DE 1951 irá atrapalhar a aprovação do financiamento?
    As alterações do Simplex não mudam nada a este respeito?

O que temos até o momento para este processo é a certidão das Finanças de Silves confirmando a data de registro anterior a 1951, a caderneta predial onde também consta o registro antes deste ano. Porém o que o meu agente financeiro me disse é que o banco respondeu que não exigirá a certidão da Câmara, mas que o avaliador poderá exigir tal.

Alguém que tenha passado por processo parecido para me dizer como resolver isso?

Agradeço desde já a atenção!
    • PRDZ
    • 14 janeiro 2025

# 2

Boa noite, adquiri um imóvel na mesma situação em dezembro, no meu caso o banco não exigiu a certidão e o avaliador apenas indicou isso no relatório de avaliação ("não foi apresentada licença de utilização"). No caso foi a CGD, e o negócio concretizou-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dani.ela
  2.  # 3

Tanto pode atrapalhar como pode não ser o caso, depende de quem apanhar nesse processo. Isto no banco, porque o avaliador o máximo que pode fazer é avaliar o imóvel pelo valor mais baixo, isto é: se a casa era de 70 metros quadrados, sendo isso que está na caderneta, mas agora já tem 100 metros e mais um piso (em obras ilegais), o avaliador pode avaliar apenas os 70 metros. Isso pode atrapalhar para o banco conceder o crédito...
    • PRDZ
    • 15 janeiro 2025

# 4

a questão mais importante é entender se o motivo de não ter licença é apenas por ser antigo, ou se além do imóvel ser antigo tem como o sr. jorge disse obras ilegais (em particular ampliações). No meu caso ele também indicou que as áreas indicads na caderneta predial e certidao da conservatória estavam corretas.

Ou seja, fez a avaliação, avaliou no meu caso num valor um pouco abaixo do valor da compra, mas no meu caso tendo em conta o capital que ia dar de entrada chegou. Mas o facto de ser casa isenta de licença não serviu como impedimento, devido as areas e tipologia estarem corretas.
  3.  # 5

A nossa situação é que apenas não temos a certidão da câmara que confirma a antiguidade da moradia. Não houve nenhuma alteração na fachada nem na metragem. Única coisa que há a mais é um pérgolado simples de madeira atrás da casa.

Então pela opinião dos senhores, e tendo em conta que o banco já disse que por eles a falta da certidão não impediria a conclusão do financiamento… as chances de termos sucesso parece boa, correto?
  4.  # 6

O banco é que define as regras do jogo, isto é, quais os documentos necessários para fazer a escritura pois o interesse e salvaguarda é todo deles. Se já lhe deram o OK que não era necessária a apresentação da LU eu não me preocuparia muito com isso, pelo menos nesta fase.
  5.  # 7

E em qual fase isso poderia ser um problema?
    Desculpem a ignorância mas esta é minha primeira compra de imóvel, e desconheço o que me aguarda.
  6.  # 8

Se o banco lhe disser agora que está tudo OK e nas "vésperas" de fazer a escritura lhe disserem que afinal vão necessitar desse documento. No meu caso esta obrigação só foi apontada pelo banco algum tempo depois de ter sido feita a avaliação do imóvel.

Em todo o caso, só teria de o solicitar na sua câmara municipal, não a LU, mas sim a isenção da mesma por se tratar de um imóvel anterior ao RGEU.

Existe alguma imobiliária a intermediar o negócio?
  7.  # 9

Sim, existe uma imobiliária. Porém, a senhora não sabe dizer se teremos ou não de ter o documento, disse que depende de cada banco.
  8.  # 10

Colocado por: Dani.elaSim, existe uma imobiliária. Porém, a senhora não sabe dizer se teremos ou não de ter o documento, disse que depende de cada banco.

Pois, típico...
    De qualquer forma, esse documento terá um custo de 20€ ou 30€ e pode ser pedido por qualquer pessoa junto da Câmara Municipal, se tem mesmo interesse no imóvel eu pediria o mesmo.
    Qual a CM?
  9.  # 11

Câmara de Silves.
    Concordam com este comentário: PRDZ
  10.  # 12

Colocado por: Dani.elaPois, típico...
    De qualquer forma, esse documento terá um custo de 20€ ou 30€ e pode ser pedido por qualquer pessoa junto da Câmara Municipal, se tem mesmo interesse no imóvel eu pediria o mesmo.
    Qual a CM?

Se há uma imobiliária não se preocupe. A responsabilidade de arranjar o documento é dos vendedores, eles (a imobiliária) que se mexam.
  11.  # 13

Colocado por: jorgemlflorencioSe há uma imobiliária não se preocupe.

LOL! :D
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • PRDZ
    • 16 janeiro 2025

# 14

O seu CPCV tem claúsula resolutiva de crédito ? Ou seja, uma claúsula para que caso não consiga financeiramente garantir o empréstimo (seja sequer aprovado ou que seja aprovado o valor que precisa) lhe devolvam o valor que deu para reservar a casa?

Se assim tiver a claúsula e o crédito falhar não perde nada.

Caso o crédito seja aprovado e o negócio não se concretizar por falta dessa dispensa de utilização no dia da escritura/dpa a culpa não seria sua também.

Portanto verifique isso. Qualquer questão avise, eu também sofri de ansiedade e início de depressão por questão imobiliárias, muitas burocracias, demoras e faltas de comunicação...
  12.  # 15

Ainda não assinamos CPCV, mas vou tomar atenção a esta cláusula!
    Grata!
    • PRDZ
    • 16 janeiro 2025

# 16

Colocado por: Dani.elaAinda não assinamos CPCV, mas vou tomar atenção a esta cláusula!
    Grata!
      Captura de ecrã 2025-01-16 165638.png
  13.  # 17

Estou numa situacao parecida, porem no meu caso a tenho a certidao da camara em que diz que esta isenta da LU por ser anterior a 1951.
    Ja assinei o cpcv, com a clausula resolutiva, pois a mimha preocupação e dores de cabeca tem sido acerca da avaliacao, no meu caso o proprietario aumentou a casa e ainda ia aumentar 1 piso que nao concluiu, e a casa em si ficou a meio de renovacao..
    O valor da avaliacao nao me preocupa muito pois penso que sera superior ao que preciso de pedir, porem teem-me dito que o problema vai ser o avaliador por irregularidades das areas ou que a casa.nao esta habitavel ainda.
    Tambem aqui na zona de silves
  14.  # 18

Desde que a avaliação da parte original seja suficiente, pode ser que "escape".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaofreitas180
  15.  # 19

Colocado por: jorgemlflorencioDesde que a avaliação da parte original seja suficiente, pode ser que "escape".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joaofreitas180

Infelizmente tive agora com o avaliador no imovel e nao me parece que vá ser favoravel..
    Em termos de valor de avaliação não é problematico porque so ia pedir metade do valor do imovel por emprestimo.. o problema é mesmo o banco não emprestar nada por causa deste aumento não licenciado que o vendedor fez :( apesar de ter isenção da licença de habitação..

Alguem sabe se há forma de dar volta a isto? já sei que o vendedor não vai tratar de legalizar pois já tem um casal holandes interessado na casa que não necessita banco.. por isso também não está preocupado caso não consiga eu não consiga credito até ao final do CPCV...

Não sei se na avaliação para o banco podia ser informado o valor "X" do imovel, e haver um valor "Y" para demolir o que foi feito ilegalmente e o banco realizar o emprestimo na mesma?
    Estou a procura já de casa a mais de 1 ano, e esta era o ideal com um valor em conta... e custa-me ir perder a casa por causa disto infelizmente
  16.  # 20

Há maneira de dar a volta, sim.

Contacte um intermediário de crédito, para o ajudar a arranjar um banco (eles andam aí) e quem faça a escritura. Entretanto, se quer mesmo a casa e está preocupado com os holandeses, contrate um advogado para o acompanhar neste processo, e comece por fazer o registo provisório do CPCV na conservatória (com isso a casa não é vendida a mais ninguém durante 6 meses, salvo erro).

E, o mais importante de tudo, cumpra escrupulosamente as suas obrigações no CPCV, nomeadamente a marcação da escritura dentro do prazo limite definido no CPCV. Se cumprir as suas obrigações (que incluem aparecer no dia marcado com o meio de pagamento), a falta é do vendedor e é ele que tem que resolver a questão.

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaofreitas180

0.0271 seg. NEW