Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Pretendo mudar o cabo elétrico numa tomada da garagem, desde o quadro até essa tomada. Para no futuro poder instalar uma Wall Box de carregamento. Infelizmente o tubo é de diâmetro reduzido, pois na altura era assim, a casa é de 1986 e os cabos existentes são de 1,5mm, mas gostava de por de 2,5mm por segurança. Tenho a noção que os cabos normais serão difíceis de passar e provavelmente não dá. Ainda é uma distância significativa, tendo que passar em várias caixas de derivação. A minha questão é, os cabos de 2,5mm multifilares são mais flexíveis, mas serão os indicados para esta instalação?
    Desde já obrigado
    • ClioII
    • 14 janeiro 2025 editado

# 2

O tubo aí usado, para levar 3 condutores de 1.5 mm^2, deve ser VD16.
    O mesmo tubo é o indicado para 3 condutores de 2.5 mm^2 também se for em fios soltos (i.e., não agrupados num cabo único com bainha externa).
    Pode usar tanto fio de cobre rígido como flexível.

EDIT: se for para Wallbox eu colocaria fios de 4mm^2, que é o máximo que pode pôr em VD16 com 3 fios. Assim pode passar até 25A nessa ligação (5.7kW), o que lhe poderá vir a ser útil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedromG
  2.  # 3

Colocado por: ClioIIO tubo aí usado, para levar 3 condutores de 1.5 mm^2, deve ser VD16.
    O mesmo tubo é o indicado para 3 condutores de 2.5 mm^2 também se for em fios soltos (i.e., não agrupados num cabo único com bainha externa).
    Pode usar tanto fio de cobre rígido como flexível.

EDIT: se for para Wallbox eu colocaria fios de 4mm^2, que é o máximo que pode pôr em VD16 com 3 fios. Assim pode passar até 25A nessa ligação (5.7kW), o que lhe poderá vir a ser útil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedromG

Obrigado, eu vou chamar um eletricista pois não quero inventar, se der de 4mm era ótimo, mas não sei que é possível, veremos. Sim o tubo é de 16mm. Eu mudei só a instalação elétrica na cozinha e todos os disjuntores nos quadros, a esse nível está seguro. Tenho é receio de existir alguma curva mais acentuada, mas só tentando é claro. O meu receio era se o cabo multifilar (flexível) tinha menos condutibilidade. Claro a ideia é usar os 3 cabos separados.

0.0097 seg. NEW