Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

estou com um "mistério" aqui em casa e queria alguns palpites do pessoal pois pode algo estar a escapar-me. Aqui por casa, com uma exigência eletrica que tem vindo a aumentar, começou a ser recorrente o quadro ir abaixo. Estava com 4.6kva contratados e já na altura achava que com o que tinha ligado em casa, não devia estar longe do limite, mas não a ultrapassar para me fazer disparar o diferencial "geral" da companhia. (a casa tem dois, o da companhia e um já colocado posteriormente logo a seguir ao da companhia)

Depois de muita orelha puxada pela mulher pela situação de estar sempre a ir tudo abaixo, mudei a tarifa para o máximo monofasico. 6.9kva. Rapidamente a e-redes fez a intervenção remota. Foi basicamente de um dia pro outro. Isto foi no fim do mês de Dezembro.

Não fazendo nada de "anormal" ao que já estavamos a consumir, o quadro continuava a ir abaixo. Eu fiz as minhas contas e sabia que não estava nem perto de atingir os 6.9kva... Das duas uma pensei eu. Ou nos fizeram algum gato na linha e nos estão a roubar e me escapa das contas, ou algo que temos em casa está a consumir demasiado que não devia, o que seria estranho para os valores que faltavam.

Para controlar então o que estava a ser gasto, decidi meter depois do diferencial da casa, um medidor de energia, e as coisas estavam a bater mais ou menos com as minhas contas. Ou seja, a instalação ali por volta dos 4500w de consumo da casa, manda-me o dijuntor da companhia abaixo. O dijuntor da companhia é daqueles antigos, mas está supostamente regulado a 45A.

A minha comercializadora (endesa) tem que regular algo do lado dela depois da intervenção da e-redes ou depois da intervenção devia ter logo o contador a permitir os 6.9kva? A única coisa que vejo que pode ser o problema, será o diferencial antigo da companhia que está com algum problema na regulação e está a disparar bem antes dos 45A... Acham que é possível? Nesse caso, tenho que pedir à e-redes que o venha retirar?

Obrigado desde já
  2.  # 2

Só dispara no seu quadro elétrico ou o contador também corta?
    No contador dá para ver qual foi a potência mais alta atingida nos últimos dias. Veja quanto foi.
  3.  # 3

Fiquei sem entender, que equipamento de proteção dispara. Pode colocar foto?
  4.  # 4

Colocado por: elfo106Só dispara no seu quadro elétrico ou o contador também corta?
    No contador dá para ver qual foi a potência mais alta atingida nos últimos dias. Veja quanto foi.

Só o disjuntor/diferencial da companhia que está dentro de casa(foto abaixo).
    Se vi no menu certo (1.6.10) marcou 4.22.
  5.  # 5

Colocado por: BigmouseFiquei sem entender, que equipamento de proteção dispara. Pode colocar foto?

Claro.

Diferencial
  6.  # 6

4.22kW está bem abaixo da regulação desse disjuntor.

Agora palpites à distância com a informação que tenho:
    - O problema não tem nada a ver com a potência e há uma fuga que faz disparar o diferencial. Tem no seu quadro mais algum diferencial para além deste? (Uma foto do quadro pode ajudar).
    - Esse dispositivo pode ter alguma avaria
    - Pode ser algum problema no exterior. Já perguntou a algum vizinho se tem tido algum problema?
  7.  # 7

Colocado por: elfo1064.22kW está bem abaixo da regulação desse disjuntor.

Agora palpites à distância com a informação que tenho:
    - O problema não tem nada a ver com a potência e há uma fuga que faz disparar o diferencial. Tem no seu quadro mais algum diferencial para além deste? (Uma foto do quadro pode ajudar).
    - Esse dispositivo pode ter alguma avaria
    - Pode ser algum problema no exterior. Já perguntou a algum vizinho se tem tido algum problema?

Respondendo por ordem:

-Tenho. Os fios que sai do da foto vão ligar a esse logo de seguida. É um Merlin Gerin de 40A 300mA. Ou seja acho que até é mais sensível que este da foto. Em tudo semelhante a este do link abaixo, só que o meu tem os valores que referi:
    IMAGEM DIFERENCIAL

-Como penso que era o que antigamente se vinha mudar para regular a potência contratada, é o que estou a achar. Que algo no mecanismo de regulação não está bem e manda-se abaixo daquilo que marca.

-Nunca perguntei. Nem sei que potência tem contratada eles para saber se fazia sentido, mas posso perguntar. Mas do contador até ao meu quadro, são prai 2 ou 3 metros apenas também... Eu abro a porta de casa e está literalmente a um braço de distância da entrada. Só se puder existir algum problema antes do contador...
  8.  # 8

Colocado por: angelicousTenho. Os fios que sai do da foto vão ligar a esse logo de seguida. É um Merlin Gerin de 40A 300mA. Ou seja acho que até é mais sensível que este da foto. Em tudo semelhante a este do link abaixo, só que o meu tem os valores que referi

Estando os dois em boas condições, a ser um problema de fuga de corrente, o seu deveria disparar.

Colocado por: angelicous-Como penso que era o que antigamente se vinha mudar para regular a potência contratada, é o que estou a achar. Que algo no mecanismo de regulação não está bem e manda-se abaixo daquilo que marca.

Pois, eu não descartava já essa hipótese.

Colocado por: angelicous-Nunca perguntei. Nem sei que potência tem contratada eles para saber se fazia sentido, mas posso perguntar. Mas do contador até ao meu quadro, são prai 2 ou 3 metros apenas também... Eu abro a porta de casa e está literalmente a um braço de distância da entrada. Só se puder existir algum problema antes do contador...

Eu quando disse exterior queria dizer para lá do contador e não entre o contador e o seu quadro. E nem era pela potência, era mais porque se o seu vizinho lhe disser que a luz dele também vai abaixo de vez em quando, aumentam as suspeitas que possa ser algum problema fora de casa.
  9.  # 9

Colocado por: elfo106

Estando os dois em boas condições, a ser um problema de fuga de corrente, o seu deveria disparar.

Pois, eu não descartava já essa hipótese.

Eu quando disse exterior queria dizer para lá do contador e não entre o contador e o seu quadro. E nem era pela potência, era mais porque se o seu vizinho lhe disser que a luz dele também vai abaixo de vez em quando, aumentam as suspeitas que possa ser algum problema fora de casa.

Vale a pena contactar a e-redes a relatar o problema?
  10.  # 10

Se tem urgência em resolver o problema eu tentava primeiro contactar um eletricista credenciado. Pode ser que seja algum problema na habitação e se for, por um lado a e-redes não lhe vai resolver nada que seja da sua responsabilidade e por outro lado tenho ideia que a e-redes não é propriamente expedita a dar resposta a pedidos de assistência.
  11.  # 11

Colocado por: elfo106Se tem urgência em resolver o problema eu tentava primeiro contactar um eletricista credenciado. Pode ser que seja algum problema na habitação e se for, por um lado a e-redes não lhe vai resolver nada que seja da sua responsabilidade e por outro lado tenho ideia que a e-redes não é propriamente expedita a dar resposta a pedidos de assistência.

Aqui na minha cidade rápidos pelo menos para remotos e problemas na via publica. Já reportei problemas na rua sem qualquer urgência, e em 1h estavam aqui. Posso ter tido sorte.

Já eletricistas é que é mais dificil. Já precisei de puxar a instalação eletrica para a garagem e mandaram-me todos à fava porque supostamente eram trabalhos "simples" e para "reformados que fazem biscates". Tanto pelo fixando como pelo OLX que foi onde procurei na altura.
  12.  # 12

Acabei por contactar a e-redes. Em menos de 4h passaram em casa.

Não fizeram nenhum teste mas como o diferencial estava regulado ao máximo, assumiram logo que se tinha degradado com o tempo para estar a disparar tão cedo.

Deram ordem de troca. Agora só daqui a 3 ou 4 dias, mas não me será imputado nenhum custo.
  13.  # 13

Ainda bem que são assim rápidos :) Pensei que ia ter de esperar muito mais só para eles passarem aí.
  14.  # 14

Curioso. Uma vez tive problema nesse diferencial e não deram ordem de troca: como já tinha contador inteligente com protecção integrada, retiraram o diferencial e shuntaram diretamente.
  15.  # 15

Colocado por: ClioIICurioso. Uma vez tive problema nesse diferencial e não deram ordem de troca: como já tinha contador inteligente com protecção integrada, retiraram o diferencial e shuntaram diretamente.

E é o que estou à espera que façam agora também uma vez que já tenho um diferencial próprio no quadro.

Eles falaram em ordem de substituição, mas duvido que venham meter um novo. Assim que vierem também informo o que foi feito.

Até porque a e-redes hoje em dia por aqui segundo sei, quando vai meter um contador, tira logo o diferencial da companhia e informa os clientes que tem que meter um novo caso não o tenham.
  16.  # 16

UPDATE: A e-redes passou em casa logo de manhã.

Retiraram o diferencial antigo e shuntaram como já estava a contar que fizessem.

O problema ficou aparentemente resolvido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  17.  # 17

Questão importante. Retiraram um disjuntor diferencial, a instalação possui outros diferencias.
  18.  # 18

Colocado por: BigmouseQuestão importante. Retiraram um disjuntor diferencial, a instalação possui outros diferencias.

Sim. Como disse já ao longo desta conversa, eu tinha dois diferenciais. O da companhia e um próprio. Até coloquei o modelo aqui na resposta #7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse

0.0210 seg. NEW