Estou num processo de compra de uma moradia e gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Fiz um CPCV referente a um imóvel que originalmente era uma ruína e foi reformado por uma construtora. A moradia é anterior a 1951 e está atualmente num processo de regularização de áreas e emissão da licença de habitação junto à Câmara Municipal de Gaia, um processo que está em andamento desde 2023.
A construtora sugeriu a possibilidade de recorrer ao Simplex para acelerar o financiamento, uma vez que já tenho a certidão do imóvel e a caderneta predial regularizadas e no nome da construtora. Além disso, o banco já avaliou o imóvel e não levantou questões relativas às áreas, que coincidem com as informações da caderneta predial.
No entanto, tenho algumas dúvidas: 1. É possível avançar com o Simplex mesmo havendo este processo de regularização em curso em nome da construtora ? 2. Caso consiga o financiamento via Simplex, isso pode ter algum impacto no futuro para a obtenção da licença de habitação ou na regularidade do imóvel?
Agradeço imenso a vossa ajuda e esclarecimentos, especialmente se alguém já passou por uma situação semelhante.