Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Meus caros,

Bem sei que este é um tema que não está propriamente relacionado com obras, mas assumindo que pelo menos alguns de vós tenham feito formações, ou tenham conhecimentos relativamente ao amianto, venho solicitar os vossos préstimos em duas questões.

Há uns meses, e no decorrer de remodelações que estão a decorrer na instituição em que trabalho, estive a selecionar todos os reagentes e material antigo existentes num laboratorio para posteriormente descartar.

Eis que me deparo com o frasco da foto abaixo, que de acordo com a etiqueta, contem amianto (em fibras parece-me). Como não sabia como descartar o frasco em segurança, e a comissão de segurança não me soube responder, coloquei o frasco de lado e posteriormente guardei-o num armário até que alguém da comissão de segurança me desse uma solução.

Hoje uma colega, mais experiente digamos assim, precisou de guardar coisas nesse armário, ao que eu lhe disse: atenção que tem aí um frasco com amianto. Perante isto ela já nem se quis aproximar do armário, alegando que era muito perigoso (ainda que eu tenha indicado que o frasco estava selado com uma rolha de cortiça).

Ora as minhas questões são as seguintes:
    1- Foi de facto perigoso da minha parte ter manuseado o frasco, estado ele fechado, ou a minha colega está a exagerar? É verdade que a rolha é de cortiça, mas parece-me que o frasco nunca tinha sido sequer aberto e na altura não considerei que fosse perigoso mudar o frasco de sítio.

2- Como é que devemos descartar o frasco? Eu vou ""chutar" a questão para a comissão de segurança, mas devido a outras situações, eu prefiro capacitar-me com mais informação.

Obrigado desde já
      Screenshot_2025-01-15-20-38-17-837_com.microsoft.office.outlook.jpg
  2.  # 2

O perigo do amianto é quando inalado e é relativamente elevado em casos de exposição prolongada (embora penso que não é conhecido um tempo de exposição abaixo do qual não existam riscos).

Deve ser manuseado com máscara FP3, luvas e fato de proteção com capuz para que não hajam transferências para a roupa.

Após os trabalhos os EPI's vão para o lixo e a pessoa para o duche.

No seu caso, e estando o frasco bem fechado, acho que o risco é praticamente irrisório, até porque na realidade todos estivemos e estamos expostos ao amianto e a outros riscos todos os dias sem que tenhamos sequer noção.

Por isso eu não me preocupava muito com o que já está feito e ligava para alguma empresa que trabalhe com remoção de amianto que eles saberão o que fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  3.  # 3

Enviem para um aterro proprio para receber amianto , na chamusca existe um.
  4.  # 4

Colocado por: psergio57ligava para alguma empresa que trabalhe com remoção de amianto que eles saberão o que fazer.

Colocado por: larkheEnviem para um aterro proprio para receber amianto , na chamusca existe um.
    Sabem se uma empresa dessas que remove as telhas de fibrocimento com amianto, toma conta da ocorrencia? De qualquer forma irei ligar para uma perguntar
  5.  # 5

Colocado por: HAL_9000

Sabem se uma empresa dessas que remove as telhas de fibrocimento com amianto, toma conta da ocorrencia? De qualquer forma irei ligar para uma perguntar

Deve tomar , tem formação para isso
  6.  # 6

Contacte a Unidade de Saúde Pública da área de jurisdição da sua morada e exponha a situação à equipa de Técnicos de Saúde Ambiental. Eles saberão orientá-lo da melhor forma.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 7

Entretanto, para descansar a sua colega, envolva o frasco e película de cozinha ou feche-o dentro de um saco de plástico.
    • joni
    • 16 janeiro 2025

# 8

Bom dia, tal como já aqui referido o frasco como está não representa perigo para a saúde. O perigo do amianto é a sua inalação, pelo que estando selado, não há risco para ninguém.
    Em relação ao método de descarte, deverá contactar uma empresa de residuos junto da sua zona que esteja autorizada à recolha de resíduos perigosos. Deve identificar o resíduo como perigoso, por exemplo: L.E.R 170605 (*) Materiais de construção contendo amianto. Tambem é necessário a empresa emitir a E-Gar de resíduos perigosos, mas isso é uma questão que o departamento de ambiente da sua empresa deve estar mais que familiarizada.
    Como indicado, existe uma empresa na chamusca (CISAV - EGEO) que faz esse tipo de recolhas. é uma alternativa.
    Tambem posso indicar a RDUZ, que tambem opera residuos de amianto.
    Como não sei a zona do HAL_9000 não consigo indicar mais operadores.

https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/eventos/catia_martins.pdf
  8.  # 9

Colocado por: zedasilvaEntretanto, para descansar a sua colega, envolva o frasco e película de cozinha ou feche-o dentro de um saco de plástico.
    É pá, eu pareceu-me uma reação exagerada dela, mas a verdade é que me deixou a pensar (será que o amianto passa pela cortiça?) e depois de ver a reação até fiquei com medo de voltar a tocar no frasco. Isto num laboratório cheio de quimicos.

Más já se reencaminhou a questão para a comissão de segurança, eles que resolvam.
  9.  # 10

Colocado por: joniEm relação ao método de descarte, deverá contactar uma empresa de residuos junto da sua zona que esteja autorizada à recolha de resíduos perigosos. Deve identificar o resíduo como perigoso, por exemplo: L.E.R 170605 (*) Materiais de construção contendo amianto. Tambem é necessário a empresa emitir a E-Gar de resíduos perigosos, mas isso é uma questão que o departamento de ambiente da sua empresa deve estar mais que familiarizada.
    Como indicado, existe uma empresa na chamusca (CISAV - EGEO) que faz esse tipo de recolhas. é uma alternativa.
    Tambem posso indicar a RDUZ, que tambem opera residuos de amianto.
    Muito Obrigado, isto ajuda.

Nós temos contratada uma empresa de recolha e tratamento de resíduos perigosos. A colega da comissão de segurança, com estes códigos já pode verificar se eles fazem parte do contrato actual, ou se temos de procurar alternativa, ou pagar um excedente.
    • Iko
    • 16 janeiro 2025

# 11

Se a cortiça veda vinhos com centenas de anos tb veda esse amianto, metam só uma etiqueta “Não Abrir de qq forma”

Para a sua colega relaxar.
  10.  # 12

Colocado por: Ikometam só uma etiqueta “Não Abrir de qq forma”

Com a seguinte nota:
    _ Se abrir, não respire!
    Concordam com este comentário: psergio57, Pedro Barradas
  11.  # 13

E notificar o act e chamar os "csi"
  12.  # 14

Colocado por: RicardoPortoE notificar o act e chamar os "csi"

Também não é preciso exagerar.
    Se a colega respeitar a recomendação de não respirar, basta notificar o cangalheiro da zona.
  13.  # 15

14.  # 16

Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://ec.europa.eu/taxation_customs/dds2/SAMANCTA/PT/Safety/Asbestos_PT.htm
    Já tinha lido esse documento, mas não tinha extraído daí a resposta às minhas questões.

A sua sugestão é que apenas um profissional devidamente autorizado pode deslocar aquele frasco contendo amianto até ao contentor apropriado?
  15.  # 17

Os Deuses devem estar Loucos II
  16.  # 18

HAL_9000,

Peça a opinião dos Técnicos de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública da sua área geográfica. Eles resolvem-lhe a situação.
    Basta fazer um telefonema e explicar a situação.
    Procure no Google por Unidade de Saúde Pública da ULS (escreva aqui a sua região).
    Se disser a sua região eu faculto-lhe o contacto da USP correspondente à área de jurisdição da sua morada.

Note que ULS - Unidade Local de Saúde
    USP - Unidade de Saúde Pública (anteriormente designadas por Delegação de Saúde)

Havendo risco para a saúde pública, como é o caso, eles resolvem.
  17.  # 19

Quando souber duma betonagem próxima é só enfiar isso no meio do betão. Problema resolvido.
  18.  # 20

Colocado por: rjmsilvaQuando souber duma betonagem próxima é só enfiar isso no meio do betão.

Mas tem que ser sem o frasco. Abre bem as fibras mistura bem que é para dar resistência ao betão.
    O fasco usa para fazer uma capsula do tempo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0214 seg. NEW