Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a pensar trocar de carro por um veículo novo, gostaria de saber:
    1 A garantia mínima em carros novos é de três anos?
    2 A garantia mínima de um carro novo tem limite de km?
    3 Como saber todos os itens excluídos pela garantia?
    Nota: pneus, lâmpadas, travões, embraiagem, etc e do senso comum sabermos que são elementos de desgaste natural mas noutros fica a dúvida como por exemplo num alternador ou motor de arranque.
    Aguardo resposta
    Obrigada
  2.  # 2

Olá!

Aqui estão as respostas às suas questões:

1. Garantia mínima em carros novos:
    A garantia mínima na União Europeia, a garantia mínima obrigatória é de 2 anos. No entanto, muitas marcas oferecem uma garantia de 3 anos ou mais, dependendo do fabricante e do modelo. O prazo da garantia pode variar, por isso é importante confirmar com o revendedor ou fabricante.

2. Garantia mínima com limite de quilómetros:
    A garantia de um carro novo pode ter um limite de quilómetros, mas isso varia conforme o fabricante e o modelo. Normalmente, a garantia de 2 ou 3 anos inclui uma cobertura de até um determinado número de quilómetros, como 100.000 km, mas esse limite também pode ser diferente dependendo da marca e do tipo de carro.

3. Itens excluídos pela garantia:
    Em relação aos itens excluídos pela garantia, normalmente a garantia não cobre desgaste natural de peças, como pneus, lâmpadas, pastilhas de travão, embraiagem, correias e outros itens que sofrem desgaste com o uso normal do veículo. No entanto, componentes como o alternador e o motor de arranque, por exemplo, são geralmente cobertos pela garantia, a menos que apresentem defeitos devido a mau uso ou manutenção inadequada. Para garantir que está bem informada, é fundamental ler o manual do proprietário e o contrato de garantia, onde os itens cobertos e excluídos estão especificados detalhadamente.

Se tiver dúvidas sobre componentes específicos ou precisar de mais informações sobre um modelo em particular, é aconselhável contactar diretamente a marca ou concessionário.
  3.  # 3

Se está a pensar em comprar novo em Portugal, já pensou em importar da Alemanha?

Ainda à bocado estava em apreciação e vi este.

BMW 420d xDrive Gran Coupé
    Valor base: €29,999 (negociável)
    ISV: 5481.00€
    Transporte: 1000€
    Documentos: 300€

Por 37000 fica com um carrão, e o mais barato em Portugal no Standvirtual está por 49500. Claro que têm outras opções mais de acordo com o que procura, eu dei esta por referência.
  4.  # 4

Colocado por: rod_2000Se está a pensar em comprar novo em Portugal, já pensou em importar da Alemanha?

Ainda à bocado estava em apreciação evi este.

Por 37000 fica com um carrão, e o mais barato em Portugal no Standvirtual está por 49500. Claro que têm outras opções mais de acordo com o que procura, eu dei esta por referência.

Primeiro: isso são os seus gostos. Nem sabe quanto o utilizador quer gastar.
    Segundo: Acha que gastar 37000 eur num veiculo a diesel, hoje em dia, é um negócio ponderado?
    Concordam com este comentário: mafgod, hangas, pribeiro
    • FFAD
    • 16 janeiro 2025 editado

# 5

Colocado por: PalhavaOlá!

Aqui estão as respostas às suas questões:

1. Garantia mínima em carros novos:
    A garantia mínima na União Europeia, a garantia mínima obrigatória é de 2 anos. No entanto, muitas marcas oferecem uma garantia de 3 anos ou mais, dependendo do fabricante e do modelo. O prazo da garantia pode variar, por isso é importante confirmar com o revendedor ou fabricante.

2. Garantia mínima com limite de quilómetros:
    A garantia de um carro novo pode ter um limite de quilómetros, mas isso varia conforme o fabricante e o modelo. Normalmente, a garantia de 2 ou 3 anos inclui uma cobertura de até um determinado número de quilómetros, como 100.000 km, mas esse limite também pode ser diferente dependendo da marca e do tipo de carro.

3. Itens excluídos pela garantia:
    Em relação aos itens excluídos pela garantia, normalmente a garantia não cobre desgaste natural de peças, como pneus, lâmpadas, pastilhas de travão, embraiagem, correias e outros itens que sofrem desgaste com o uso normal do veículo. No entanto, componentes como o alternador e o motor de arranque, por exemplo, são geralmente cobertos pela garantia, a menos que apresentem defeitos devido a mau uso ou manutenção inadequada. Para garantir que está bem informada, é fundamental ler o manual do proprietário e o contrato de garantia, onde os itens cobertos e excluídos estão especificados detalhadamente.

Se tiver dúvidas sobre componentes específicos ou precisar de mais informações sobre um modelo em particular, é aconselhável contactar diretamente a marca ou concessionário.

a garantia em Portugal para bens móveis novos é de 3 anos. Creio que foi actualizada em 2023.

sinceramente, acho que quem compra carros novos, ou é milionário ou não sabe o que faz.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  5.  # 6

sinceramente, acho que quem compra carros novos, ou é milionário ou não sabe o que faz.

Se ninguém comprasse carros novos , não se conseguia comprar carros usados
  6.  # 7

Colocado por: 4por1Se ninguém comprasse carros novos , não se conseguia comprar carros usados
    Talvez, ou então o mercado corrigia e o preço de um carro novo deixava de ser o valorde um T2 há 10 anos atrás
  7.  # 8

Colocado por: HAL_9000Talvez, ou então o mercado corrigia e o preço de um carro usada deixava de ser o valor ao preço de um T2 há 10 anos atrás

Não entendi bem o teu comentário , mas em qualquer produto , se não houver oferta , a tendencia será sempre a subida de preço.
  8.  # 9

Colocado por: rod_2000Se está a pensar em comprar novo em Portugal, já pensou em importar da Alemanha?

Ainda à bocado estava em apreciação evi este.

102.000 km muitos deles feitos no sal das estradas alemãs...
  9.  # 10

Colocado por: Belhinho

Primeiro: isso são os seus gostos. Nem sabe quanto o utilizador quer gastar.
    Segundo: Acha que gastar 37000 eur num veiculo a diesel, hoje em dia, é um negócio ponderado?
    Concordam com este comentário:mafgod

Não vejo porque não... antes a diesel do que eléctrico...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NGC
  10.  # 11

Colocado por: FFAD

a garantia em Portugal para bens móveis novos é de 3 anos. Creio que foi actualizada em 2023.

Concordam com este comentário:HAL_9000

A garantia é de 2 anos + 1 ano. Garantia mínima obrigatória por lei de qualquer produto ou equipamento.
    • HFSF
    • 16 janeiro 2025

# 12

Colocado por: Beira Interior Power

Não vejo porque não... antes a diesel do que eléctrico...

Porque não eletrico?
  11.  # 13

Porque ninguém fala no GPL?
  12.  # 14

Colocado por: 4por1Não entendi bem o teu comentário , mas em qualquer produto , se não houver oferta
    O seu ponto era "Se ninguém comprasse carros novos". Ora, o que deixava de haver era procura por este produto e não oferta.

Eventualmente os carros usados até poderiam inflacionar, mas pelo menos nos novos o preço deveria baixar.

O que não me faz sentido é que no exemplo atrás um carro que custa 29900 custe em Portugal 49500.
    • FFAD
    • 16 janeiro 2025

# 15

Colocado por: Beira Interior Power

A garantia é de 2 anos + 1 ano. Garantia mínima obrigatória por lei de qualquer produto ou equipamento.

perdoe-me a ignorância, mas qual a diferença entre 3 anos ou 2+1?
  13.  # 16

se todos comprassem carros novos, não havia mercado de usados para as retomas.

se todos comprassem carros usados, acabava-se o mercado dos carros

os dois tem de existe em conjunto.
  14.  # 17

Colocado por: pauloagsantosse todos comprassem carros novos, não havia mercado de usados para as retomas.

se todos comprassem carros usados, acabava-se o mercado dos carros

os dois tem de existe em conjunto.

Sim mas neste momento fez um ajuste para cima nos dois mercados. E não foi ao nivel da inflação... Depois queixam-se óbviamente dos chineses.

Criou-se uma crise de componentes, que fez com que os novos atrasassem as entregas, e em algumas marcas estamos a falar de anos. Como existiu fraca oferta imediata de novos, os usados subiram de preço, obviamente. Eu comprei o meu em 2021, e durante 2 anos nunca perdeu valor. Subiu inclusive.

Ora quando a crise de componentes acabou, os modelos novos viram preços "diferentes" nos usados, e ao entrar no mercado, chuta lá para cima os novos também. E falamos de carros dia a dia. Depois vemos os de "gama alta" que na boleia dos eletricos chutaram-se para preços de carros quase super desportivos só por causa da marca que tinham na frente... Resultado? Desvalorizaram que foi uma coisa brutal.

Algumas marcas já estão a corrigir a oferta, mas só quando lançam novos modelos que óbviamente não é todos os anos.
  15.  # 18

Colocado por: BelhinhoPrimeiro: isso são os seus gostos.

Colocado por: rod_2000eu dei esta por referência

Eu disse que o estava a apreciar, não disse que o ia comprar. Era mais para acentuar as discrepâncias de preço que existem em determinadas gamas entre Portugal e a Alemanha.

Eu faço com frequência viagens longas de auto-estrada, uma elétrico está fora de questão para mim.
  16.  # 19

A escolha mais sensata/inteligente é sempre a relação custo/benefício.
    A marca Dacia já deu provas da sua custo/efetividade. os seus motores a GPL são mais do que suficientes para as necessidades do usuário comum português. Além de que também têm motores híbridos e elétricos (se bem que, na minha modesta perspetiva, os elétricos da Dacia são duvidosos em termos de segurança.
    E quem diz Dacia diz outras marcas mais acessíveis.

Até parece que somos um país de ricos... a avaliar pelo parque automóvel português, parece mesmo!!! Mas isso é outra questão.
  17.  # 20

Colocado por: rod_2000

Eu disse que o estava a apreciar, não disse que o ia comprar. Era mais para acentuar as discrepâncias de preço que existem em determinadas gamas entre Portugal e a Alemanha.

Eu faço com frequência viagens longas de auto-estrada, uma elétrico está fora de questão para mim.

Para si pode não ser para os outros. Depende do que cada um tem e faz na realidade.
    Concordam com este comentário: rod_2000

0.0218 seg. NEW