Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia Caros,

De vez em quando deparo-me com uma das folhas do portão de batente, da entrada da minha casa, a não fechar totalmente. Esta situação acontece muito pontualmente e a dita folha fica a cerca de 5 a 10 cm de ficar totalmente fechada.
    Quando esta situação acontece, a solução passa por abrir novamente o portão e voltar a fechar, o que, a maioria das vezes, resolve. Ás vezes, raramente, é necessário repetir esta ação para que feche totalmente.

Alguma sugestão do que poderá ser?

Obrigado.

AL
  2.  # 2

Provavelmente os braços do portão entram em esforço e param. Isso deve ser necessidade de lubrificação dos braços e dobradiças do portão. Com tudo bem lubrificado os braços fazem menos esforço.
  3.  # 3

Caro Clioll,

Obrigado pela sua ajuda.
    Então, se eu aplicar WD-40 nos braços e dobradiças, deverei resolver a situação?

Obrigado.
  4.  # 4

O WD40 é bom e útil quando as coisas já estão bastante perras: ajuda a dissolver lubrificantes secos e a soltar peças que estejam emperradas.

Mas o WD40 não é durável, rapidamente vai secar e voltar ao mesmo.

Utilize um lubrificante de silicone e/ou lítio.
    Concordam com este comentário: sousal
  5.  # 5

Obrigado Caro Clioll.

Ainda pensei que eventualmente o problema se devesse a alguma questão de programação do motor e a necessidade de algum ajustamento...
  6.  # 6

Conheço um caso em que essa situação ocorre em dias de maior temporal, desconfio que tenha a ver com o vento, ou eventualmente alguma areia/pedra que prenda o portão.

Naquela rosca interior já tenho colocado massa consistente, comprei uma bisnaga daquelas da silicone e dá pra usar o mesmo aplicador.
  7.  # 7

De facto, e agora que fala nisso, quando há vento essa questão é mais frequente. Deduzo que tenha relação com o atrito, pelo vento, que atrasa o tempo estipulado para fechar o portão.

Também reparo que nos dias de maior frio, nomeadamente com geada, o problema vai surgindo. De tarde ou ao fim do dia a situação não tem ocorrido.
  8.  # 8

As ajudas descritas são boas y necessárias, o problema poderá também ser no controlador de força ou em algum componente que seja preciso substituir.
  9.  # 9

Colocado por: sousalAs ajudas descritas são boas y necessárias, o problema poderá também ser no controlador de força ou em algum componente que seja preciso substituir.

Boa tarde caro sousal,

A solução pode estar na reprogramação ou no reajustamento do controlo da força?

Caro sousal, verifico que trabalha em automatismos. E verifico também que é da zona de Ermesinde. Terá disponibilidade para me fazer o diagnóstico e a possível resolução do problema? O portão em questão é de muito próximo da sua zona!
  10.  # 10

Pode experimentar definir o sitio de fecho dos braços novamente, mas acredito mais que seja mesmo por defeito/anomalia nesse braço.
    Assumindo que o user Sousal é da sua zona e que ele tem disponibilidade é aproveitar a ajuda do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousal
  11.  # 11

Colocado por: André_Lobão

Boa tarde caro sousal,

A solução pode estar na reprogramação ou no reajustamento do controlo da força?

Caro sousal, verifico que trabalha em automatismos. E verifico também que é da zona de Ermesinde. Terá disponibilidade para me fazer o diagnóstico e a possível resolução do problema? O portão em questão é de muito próximo da sua zona!

Sim, claro.
    914012347
    Disponha.

0.0160 seg. NEW