Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Este verão vou avançar com a renovação das paredes exteriores da minha casa (por motivos estéticos, mas não só) e queria ouvir as vossas opiniões/experiências para encontrar a solução que melhor se adequa à minha situação.

Comprei recentemente uma moradia na região de Aveiro (a região é muito húmida e ventosa e a casa fica bastante exposta). A casa, tem cerca de 15 anos e apresenta a massa de acabamento da parede exterior a rachar, a descolar e a expor o cimento da parede que está por baixo (diria que 20% a 30% da massa de acabamento já lá não está). Alguns profissionais que já viram o problema referiram que esta situação se deveu à aplicação da massa sem colocar também a malha de fibra de vidro que impede o aparecimento de fissuras.

A casa tem 2 andares e é nas paredes mais altas que mais se nota este problema.

Para além disso, mesmo com aquecimento central a lenha, tenho dificuldade em manter uma temperatura agradável no andar de cima.
    A casa é também bastante húmida (não tenho ventiladores nos WCs, mas será também um próximo investimento), e, mesmo arejando com regularidade, todas as manhãs se notam condensações significativas nas janelas e, na divisão que tem mais área exposta ao exterior, aparecem com frequência, bolores nas paredes e teto. A humidade relativa nestas divisões está sempre acima dos 70%. Usando o desumidificador a humidade diminui, mas rapidamente volta a atingir os valores iniciais.

Assim, decidi avançar para a renovação das paredes exteriores e estou à procura da solução que melhor se adaptará às minhas necessidades.

A solução mais simples que me apresentaram foi para remover a massa de acabamento que se encontra solta e fazer um novo barramento com massa da marca Barbotherm e rede de 160 g. Sei que com esta solução não terei ganhos ao nível térmico, mas será que ajuda a controlar a humidade que, possivelmente também se infiltra através das paredes exteriores?

Apresentaram-me também uma solução para aplicação de capoto com placas EPS 100 de 6 cm, também com acabamento de massa da marca Barbotherm e rede de 160 g. Será esta uma solução para aumentar o conforto térmico e diminuir a humidade no interior da casa?

Sugerem alguma outra solução alternativa ou complementar a estas?

Obrigado!
  2.  # 2

Bom dia Luis, eu em primeiro lugar procurava saber que tipo de parede tem em casa, e depois adequar o revestimento exterior... É que pode ocorrer o oposto e ficar ainda com mais humidade.
    Relativamente ao manter a temperatura interna, que tipo de janelas tem? Tem isolamento na laje do telhado?

Cumprimentos
  3.  # 3

Colocado por: luis_araujoA solução mais simples que me apresentaram foi para remover a massa de acabamento que se encontra solta e fazer um novo barramento com massa da marca Barbotherm e rede de 160 g. Sei que com esta solução não terei ganhos ao nível térmico, mas será que ajuda a controlar a humidade que, possivelmente também se infiltra através das paredes exteriores?

Se efetivamente tem problemas de infiltrações pelas paredes sim, a solução que refere corrigirá esse problema.

Colocado por: luis_araujoApresentaram-me também uma solução para aplicação de capoto com placas EPS 100 de 6 cm, também com acabamento de massa da marca Barbotherm e rede de 160 g. Será esta uma solução para aumentar o conforto térmico e diminuir a humidade no interior da casa?

Melhorará garantidamente o conforto térmico mas não terá qualquer impacto nos valores elevados de humidade que tem no interior.
    Em última análise aplicar isolamento térmico pelo exterior pode até contribuir para que, ao reduzir a permeabilidade ao vapor de água das paredes exteriores, tenha valores ligeiramente mais elevados de humidade relativa no interior.

Colocado por: luis_araujoPara além disso, mesmo com aquecimento central a lenha, tenho dificuldade em manter uma temperatura agradável no andar de cima.

Se não tiver isolamento térmico na laje que cobre o seu andar de cima, pondere seriamente aplicar.

Colocado por: luis_araujoA casa é também bastante húmida (não tenho ventiladores nos WCs, mas será também um próximo investimento)

Exatamente. Se vai fazer obra no mínimo coloque ventilação nas casas de banho, principalmente naquelas onde tomam banho.
    É importante que seja eficiente em eliminar o vapor de água produzido nesses locais.

Colocado por: luis_araujoe, mesmo arejando com regularidade, todas as manhãs se notam condensações significativas nas janelas e, na divisão que tem mais área exposta ao exterior, aparecem com frequência, bolores nas paredes e teto. A humidade relativa nestas divisões está sempre acima dos 70%. Usando o desumidificador a humidade diminui, mas rapidamente volta a atingir os valores iniciais.

Deve ponderar colocar uma solução de ventilação mecânica centralizada ou descentralizada.
    Se vai fazer obras tenha em atenção esta solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis_araujo
  4.  # 4

Boa tarde Pedro.
    Colocado por: PedroRibeiro09Bom dia Luis, eu em primeiro lugar procurava saber que tipo de parede tem em casa, e depois adequar o revestimento exterior... É que pode ocorrer o oposto e ficar ainda com mais humidade.

De acordo com a ficha técnica da habitação, as paredes exteriores são duplas, em tijolo de 11, com isolamento XPS de 4 cm. No entanto, já tive de as furar para instalar o ar condicionado e o isolamento é EPS e não XPS. Por isso, também não sei até que ponto a espessura utilizada é aquela referida na ficha.

Colocado por: PedroRibeiro09 Tem isolamento na laje do telhado?

A ficha também refere que a laje tem isolamento com XPS de 4 cm. Mas também duvido. Não tenho acesso ao sotão, pelo que não posso confirmar, mas no WC, as marcas de condensação são sempre mais acentuadas no local das vigotas, pelo que eu diria que o isolamento, a existir, é muito fraco.

Colocado por: PedroRibeiro09 Relativamente ao manter a temperatura interna, que tipo de janelas tem?

As janelas são de vidro duplo com caixilharia em alumínio (quase de certeza sem rotura térmica). Para agravar, são todas de correr. Mas a troca de janelas, neste momento, não é uma opção.
  5.  # 5

Duvido francamente que lhe valha a pena o gasto em capoto. Aquilo de que se queixa mais soa a humidade gerada no interior que tem de tirar arejando mais a casa, aquecendo mais a casa e sobretudo desumidificando mais a casa. Claro que reparar as paredes exteriores faz sentido, mas menos para melhorar a vivência da casa e mais para impedir que se degrade rapidamente.

Queime mais lenha e mantenha o desumidificador ligado 24 horas por dia regulado para 50% (o mesmo conselho que já repeti em n tópicos). Provavelmente vai precisar de mais 2-3 aparelhos em pontos diferentes da casa, de preferência a escoar directamente para um esgoto. É dinheiro melhor gasto do que em mais esferovite.
  6.  # 6

Obrigado SEEING pelo feedback.

Não me parece que o problema sejam infiltrações. Parece-me mais absorção de humidade em excesso pela parede. Nem sei se isto será possível/faz sentido porque a parede é dupla, mas a verdade é que a divisão mais exposta e com a parede exterior em pior estado é aquela que é mais húmida.

Já que se vai fazer uma intervenção, que tem um custo considerável, mais vale investir e fazer as coisas bem feitas. Por isso pergunto se o capoto com 6 cm será adequado, pois vivemos numa zona onde as temperaturas não são tão extremas como noutras regiões.

Como disse na resposta ao PedroRibeiro09, a ficha técnica indica que a laje é isolada com XPS de 4 cm, mas tenho algumas dúvidas. Vou aproveitar esta intervenção para também abrir um acesso ao sótão para confirmar isso porque é mais fácil fazer o isolamento sobre a laje do que estar a colocar tetos em pladur com isolamento.

Neste momento, não queria estar a fazer grandes obras no interior da casa, mas vou estudar as opções de VMC.
  7.  # 7

Colocado por: zemvpferreiraaquecendo mais a casa

Quanto mais alta a temperatura interior mais probabilidade existe de existirem condensações.

Colocado por: luis_araujoa divisão mais exposta e com a parede exterior em pior estado é aquela que é mais húmida.

Superfície mais fria = maior probabilidade de existirem condensações. Ventilar.
  8.  # 8

Colocado por: SEEINGSuperfície mais fria = maior probabilidade de existirem condensações. Ventilar

Ja agora uma curiosidade. O ventilar é apenas para baixar a humidade ou é suposto ter outro efeito (excluindo o potencial arrefecimento) que diminui a condensação?

Obrigado
  9.  # 9

Colocado por: PiafinhoO ventilar é apenas para baixar a humidade ou é suposto ter outro efeito

Sim, outro efeito muito importante, qualidade do ar interior.

Colocado por: Piafinhoexcluindo o potencial arrefecimento

Se optar por uma solução com recuperação de calor insufla ar exterior a uma temperatura próxima da temperatura interior.
  10.  # 10

Colocado por: SEEING
    Sim, outro efeito muito importante, qualidade do ar interior.

Sim, a luta contra os bolores, por exemplo, é uma constante com os níveis de humidade elevados.
    No meu caso não acontecem situações graves como se vai vendo/lendo por aqui, mas vai aparecendo bolor quer nas paredes/teto (só da divisão que não é usada e, por isso, não foi repintada, pelo que este facto também pode estar relacionado com a (fraca) qualidade da tinta original), atrás dos móveis, no calçado de pele guardado, ...
  11.  # 11

Colocado por: SEEINGSim, outro efeito muito importante, qualidade do ar interior.

Certo. Esse é um ponto bastante importante.

Mas estava a questional em particular sobre o impacto de ventilar na redução de potenciais condensações.
    É "apenas" para baixar a humidade ou existe outra coisa a ter em consideração. Por exemplo, se o fluxo de ar também ajudaria a garantir que as paredes ficam secas.

Obrigado
  12.  # 12

Colocado por: PiafinhoPor exemplo, se o fluxo de ar também ajudaria a garantir que as paredes ficam secas.

A humidade por condensação surge numa superfície quando a temperatura desta está abaixo do ponto de orvalho.
    O ponto de orvalho varia com a humidade relativa e com a temperatura.
    Existindo condensação nas superfícies pode baixar o ponto de orvalho, baixando a humidade relativa ou a temperatura.

A ventilação ao diminuir a humidade relativa diminui o ponto de orvalho e assim contribui para que as paredes não apresentem condensações.
    Em alguns casos (deficiente isolamento térmico) pode não ser o suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho

0.0171 seg. NEW