Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostaria de pedir a vossa ajuda/orientação sobre um problema de humidade por condensação?/mau isolamento de paredes? que estou a ter com a minha moradia.

Adquiri a moradia recentemente (no final de 2022/início de 2023) sendo este o meu segundo inverno passado na mesma mas só agora estou a conseguir alguma folga orçamental para lidar com este problema.

É uma moradia em banda, com primeiro andar, de construção recente (2020), num dos lados adjacentes existe uma outra moradia apenas de rés-de-chão, e no outro lado, apenas um terreno (no qual será construída outra moradia brevemente).

Apesar de recente, a moradia apresenta alguns problemas a nível de térmica, para os quais peço aqui a vossa ajuda. Aquando dias frios (o frio faz-se notar e bem no interior!) com temperaturas inferiores a 5-6 graus, as paredes interiores, especificamente as viradas a norte, começam a ganhar condensação nos cantos, junto ao tecto (deduzo que sejam vigas), e também nos pilares como mostram as fotos em anexo.

Igualmente existe imensa condensação nas janelas (vidro duplo).

Outro ponto a referir é a existência de um sótão que não está, de todo, isolado (foto em anexo)

Penso que a falta de ventilação seja o problema em relação às janelas, agora o que acontece nas paredes acredito que seja pelo facto de não existir isolamento muito possivelmente nos pilares e vigas.

Exposto isto, gostaria de saber a vossa opinião de como poderei eventualmente resolver este problema. O sótão gostaria de o isolar, fazendo uma pequena divisão do mesmo. Em relação às paredes, após alguma leitura pelo fórum, penso que a solução passaria pelo isolamento das mesmas e pela instalação de algum sistema de ventilação.

Referente ao isolamento, este teria de ser efectuado pelo interior, uma vez que já percebi que dificilmente conseguiria chegar a acordo com um vizinho para isolar as paredes exteriores (primeiro andar) com etics, uma vez que teria de lhe "roubar" algum espaço,

Para a ventilação, não sei se uma VMC descentralizada (1 em cada divisão) iria ajudar, ou mesmo alguma solução como a colocação de um ventilador auto regulável na caixa dos estores?

Qualquer feedback será muito bem vindo.

O meu obrigado desde já.
      quarto1_1_min.jpg
      quarto1_2.jpg
      quarto2_1_min.jpg
  2.  # 2

Peço desculpa, ficaram a faltar as fotos do sótão.
      sotao2_min.jpeg
      sotao1_min.jpeg
  3.  # 3

numa obra de 2020, isso é inadmissivel.

pilares e vigas não foram isolados... obrigatorio desde 2006

ventilação nem vê-la .... obrigatorio desde 2013
    Concordam com este comentário: joaomgf, linhares84, handelus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nebula
  4.  # 4

o sótão é obrigatorio ser isolado no piso do sótão...

eu não me calava...
    aperte com o construtor

tem certificado energetico?
  5.  # 5

Colocado por: fernandoFerreiratem certificado energetico?

Provavelmente será mais um daqueles assinados de cruz em que o que lá está descrito não corresponde ao executado
    Concordam com este comentário: joaomgf
  6.  # 6

Colocado por: zedasilvaProvavelmente será mais um daqueles assinados de cruz em que o que lá está descrito não corresponde ao executado

de certeza...
    mas essa malta tem de ser "apertada"
    senão nada muda
    e as pessoas continuam a ser enganadas
  7.  # 7

Colocado por: fernandoFerreiramas essa malta tem de ser "apertada"

Conheço pelo menos 2 que já vão sentar o dito cujo no mocho.
    Um até é bem feito que pelo visto é conhecido por isso
    A outra coitada, foi na lábia do DO, que a casa era para ele mas que o orçamento não deu para mais, que tinha consciência que ia ter alguns problemas mas que com o tempo os iria resolver.
    Apanhou o certificado nas mãos e colocou logo a casa à venda.
    O comprador quando se apercebeu que foi enganado colocou o vendedor em tribunal.
    O vendedor agora alega que foi enganado pelo Diretor técnico e pelo técnico da térmica
  8.  # 8

Colocado por: zedasilva
    A outra coitada, foi na lábia do DO, que a casa era para ele mas que o orçamento não deu para mais, que tinha consciência que ia ter alguns problemas mas que com o tempo os iria resolver.
    O comprador quando se apercebeu que foi enganado colocou o vendedor em tribunal.
    O vendedor agora alega que foi enganado pelo Diretor técnico e pelo técnico da térmica

Em tribunal adianta-lhe muito lol

Ele depois que lhes peça contas a eles.
  9.  # 9

Colocado por: angelicousEle depois que lhes peça contas a eles.

Sei que pelo menos a estes dois técnicos existe já participação às respetivas ordens.
    Até podem não lhe acontecer grande coisa mas pelo menos fica o registo.
    Como este mundo da construção é muito pequeno, talvez sirva de exemplo para outros que há por ai com o mesmo modus operandi
  10.  # 10

Eu que não percebo nada de construção civil vejo estas fotos e só penso como é possível estas situações. Vale tudo para vender e lucrar. Quem constrói sabe muito bem o que está a fazer, e mesmo assim siga pa bingo. Depois quem fica com o menino nas mãos é que se lixa.
  11.  # 11

Colocado por: nebulaAquando dias frios (o frio faz-se notar e bem no interior!) com temperaturas inferiores a 5-6 graus, as paredes interiores, especificamente as viradas a n

Falta de isolamento sendo a única forma de corrigir, com isolamento térmico pelo exterior ETICS (Capoto).

Colocado por: nebulaIgualmente existe imensa condensação nas janelas (vidro duplo).

Falta de ventilação.
    Abra as janelas sempre que possível, nesta fase, para minimizar.
    Se não tiver ventilação nas casas de banho pondere seriamente colocar.
    Reveja a extração na cozinha e se não tiver uma grelha de admissão de ar pondere colocar já que aumentará a eficiência do exaustor.

Colocado por: nebulaOutro ponto a referir é a existência de um sótão que não está, de todo, isolado (foto em anexo)

Se não pretendesse dividir o sotão dir-lhe-ia para aplicar isolamento térmico diretamente na laje.
    Pretendendo dividir, deveria colocar isolamento térmico a sério no telhado mas acho que deve retirar a tela com alumínio que tem no momento por baixo da telha. Desconfio que qualquer solução que pondere acabe por ter problema de condensações.

Colocado por: nebulaPenso que a falta de ventilação seja o problema em relação às janelas, agora o que acontece nas paredes acredito que seja pelo facto de não existir isolamento muito possivelmente nos pilares e vigas.

A condensação acontece sempre que a superfície está com uma temperatura abaixo do ponto de orvalho.
    O ponto de orvalho é influenciado pela humidade relativa e pela temperatura.
    Nos vidros não pode fazer nada à temperatura dos vidros, resta-lhe conseguir baixar a humidade relativa.
    Nas paredes consegue aumentar a temperatura da superfície colocando isolamento.

Colocado por: nebulaReferente ao isolamento, este teria de ser efectuado pelo interior

Vai obrigá-lo a isolar todas as paredes que tenham pontos de contacto com o exterior.

Colocado por: nebulaPara a ventilação, não sei se uma VMC descentralizada (1 em cada divisão) iria ajudar

Ajudaria mas tenha sempre em atenção que há muitos dias em que o ar exterior tem mais humidade do que no interior.
    Por exemplo nos últimos dias, frios e com muita humidade, ventilar irá introduzir mais humidade no interior.

Fica com algumas ideias e mais virão dos restantes participantes.
    Concordam com este comentário: linhares84, handelus
  12.  # 12

Noutra thread discutia-se porque é que no Fórum da Casa o preço da construção andava nos 1500/m2 quando se compravam moradias acabadas a 1000-1200. Aqui está um belo exemplo de como se chegam a esses preços porreiros.

De qualquer modo nebula, no meu entendimento de leigo, para haver condensação é necessário ter duas coisas:
    -Superfícies da casa frias, onde o ponto de orvalho da água desce;
    -Humidade no ar para condensar.

Vai ter dificuldade em atacar rapidamente as superfícies. É um pincel, é uma obra, requer pensar bem as coisas. Mas nada o impede de gastar 250-400€ num bom desumidificador ou dois e começar a bombar essa humidade toda cano abaixo já amanhã. Até pode ser que chegue para resolver o problema. Vale bem o dinheiro enquanto apura o que quer fazer.
  13.  # 13

Agradeço desde já a todos pelos os comentários!

Colocado por: fernandoFerreirao sótão é obrigatorio ser isolado no piso do sótão...

eu não me calava...
    aperte com o construtor

tem certificado energetico?

De facto começam aqui os problemas, pelo que apurei, o construtor abriu falência já antes de comprar a moradia. A mesma tem certificado energético B.

Colocado por: zedasilva

Revejo-me exatamente neste contexto, segundo os donos anteriores, e faço ao meu desconhecimento, a casa não teria problemas!

Colocado por: SEEING Falta de ventilação.
    Abra as janelas sempre que possível, nesta fase, para minimizar.
    Se não tiver ventilação nas casas de banho pondere seriamente colocar.

É de facto o meu modo operandis por estes dias, sempre que posso (estou em casa) abro as janelas para tentar minimizar e ventilar.
    Infelizmente, a única ventilação existente nas casas de banho são apenas as janelas oscilobatentes.

Colocado por: SEEING Reveja a extração na cozinha e se não tiver uma grelha de admissão de ar pondere colocar já que aumentará a eficiência do exaustor.

Agradeço-lhe por este ponto! É de facto também um problema existente, a cozinha! Não existe grelha de admissão de ar de todo, apenas o exaustor. Sempre que se cozinha (e que envolva ferver água) diria que é quase surreal a condensação que ali se gera.

Colocado por: SEEING Vai obrigá-lo a isolar todas as paredes que tenham pontos de contacto com o exterior.

Esta é no presente a ideia que tenho em mente de como atacar o problema do isolamento, isolar todas as paredes interiores em contacto com o exterior.

No entanto, ainda não consegui perceber/sentir confortável com uma possível solução para a ventilação, por modo a que consiga atacar ambos os problemas (diga-se falar com alguém para começar estas remodelações).

Colocado por: zemvpferreiraVai ter dificuldade em atacar rapidamente as superfícies. É um pincel, é uma obra, requer pensar bem as coisas. Mas nada o impede de gastar 250-400€ num bom desumidificador ou dois e começar a bombar essa humidade toda cano abaixo já amanhã. Até pode ser que chegue para resolver o problema. Vale bem o dinheiro enquanto apura o que quer fazer.

Foi exatamente a minha primeira acção - comprar um desumidificador - e é o que me tem ajudado para já a combater a humidade.

Acrescento também ainda o ponto da humidade: a ideia que transparece - e segundo o medidor de humidade que adquiri - é que a humidade dentro de casa é praticamente igual a da rua, mesmo com as janelas fechadas! Pela manhã, quando acordo, o mediador chega a indicar 94% - 97%

A todos, uma vez mais, o meu obrigado desde ja!
  14.  # 14

Olá, sendo o 2° inverno, estas patologias aconteceram no primeiro inverno?
  15.  # 15

Nestes dias frios qual a temperatura max/min no exterior e max/min no interior da casa?
  16.  # 16

+90% de humidade dentro de casa é demasiado, mas não é necessariamente culpa da construção. Se a casa for bem fechada e vocês não a ventilarem muito no inverno é natural que a água vá acumulando.

Que área tem a casa e quantas pessoas vivem lá? Que temperatura interior mantêm no inverno? Fazem coisas como secar a roupa no interior? Ligam o exaustor e abrem uma janela quando cozinham? Deixam a janela da casa de banho completamente aberta depois de tomar banho?

O nosso clima é punitivo no que toca a humidade e desumidificar electricamente é quase sempre boa ideia, de qualquer modo.
    Concordam com este comentário: handelus
    •  
      SEEING
    • 17 janeiro 2025 editado

# 17

Colocado por: SEEINGPor exemplo nos últimos dias, frios e com muita humidade, ventilar irá introduzir mais humidade no interior.

Cometi esta incorreção pelo que a devo corrigir.
    Humidade elevada + temperaturas baixas = menor humidade relativa.
    Portanto ventilar em dias frias mesmo com 100% de humidade no exterior, estaremos a introduzir menos humidade no interior da habitação.
    Aqui os sistemas de ventilação com recuperador de calor são uma mais valia pois irão introduzir ar novo a uma temperatura próxima da temperatura interior.

Perdoem o erro!
    Concordam com este comentário: ffteixeira
  17.  # 18

Colocado por: zemvpferreiraNoutra thread discutia-se porque é que no Fórum da Casa o preço da construção andava nos 1500/m2 quando se compravam moradias acabadas a 1000-1200. Aqui está um belo exemplo de como se chegam a esses preços porreiros.

Este tipo de patologias e tao 'barato' de resolver que nao era por mais 100/m2 que nao faziam uma coisa em condicoes.
    Isto sera um bom exemplo do oposto. De malta que quer venda a 1000 ou a 3000/m2, quer e 'ganhar dinheiro'. So que como nao e profissional a trabalhar regra geral tambem nao sera muito profissional na gestao, ate acabou na falencia numa altura onde so alguem muito burro nao ganha dinheiro nas obras... e agora o OP fica com o problema nas maos. Espero que pelo menos o preco de aquisicao tenham compensado substancialmente. Caso contrario e vender e passar o problema a outro.

Uma coisa e certa... aqui na zona um construtor destes com este tipo de problemas numa moradia com menos de 5 anos dificilmente fazia mais uma obra ou vendida mais uma casa/apartamento.
  18.  # 19

Bom dia. Muitas ideias excelentes ! Especialmente nos cuidados basicos que se deve ter. Tomar banho de porta fechada. Antes de sair abrir a janela, sair e fechar a porta. Na cozinha, ao cozinhar, abrir a janela e ligar exaustor. Porta fechada, se possivel. Acredito que irá reduzir, em muito, o seu problema.
    Para melhorar, sugiro aplicar um barramento com AERO-Therm numa divisoria e observar os resultados.
    http://en.thermoindustry.com/
    Fornecedor em Portugal 965105000
    Cumprimentos
  19.  # 20

Colocado por: handelusBom dia. Muitas ideias excelentes ! Especialmente nos cuidados basicos que se deve ter. Tomar banho de porta fechada. Antes de sair abrir a janela, sair e fechar a porta. Na cozinha, ao cozinhar, abrir a janela e ligar exaustor. Porta fechada, se possivel. Acredito que irá reduzir, em muito, o seu problema.
    Para melhorar, sugiro aplicar um barramento com AERO-Therm numa divisoria e observar os resultados.
    http://en.thermoindustry.com/
    Fornecedor em Portugal 965105000
    Cumprimentos

Como é que a aplicação de um produto deste género melhora (de forma significativa) um problema como o que é apresentado?

0.0200 seg. NEW