Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia Caros,

Hoje deparei-me com uma fotografia da minha casa no anúncio da empresa de construção que me fez a obra, por forma a promover a respetiva empresa.

A minha questão é se esta situação é legal, uma vez que a propriedade é privada e não dei qualquer autorização para que a casa estivesse exposta num site de promoção de uma empresa de construção/imobiliária.

Obrigado.
  2.  # 2

Muitas empresas de construção tem o seu portfólio exposto na net, não vejo qual é o problema.
  3.  # 3

O problema é que a fotografia postada não é da vista da via pública. É de dentro do terreno e expõe alguma da privacidade que me é devida!!!

Ninguém tem de saber se há ou não há acesso ao meu jardim através deste ou doutro local...

A propriedade e a casa são privadas. Tantas questões com o RGPD e proteção de imagem... não pode ser só quando dá jeito!!!!!
  4.  # 4

Então, é falar com a empresa que facilmente resolvem isso, não precisa de ir já para tribunal.
  5.  # 5

Colocado por: PickaxeEntão, é falar com a empresa que facilmente resolvem isso, não precisa de ir já para tribunal.

É por causa destas leviandades que estes inergúmenos fazem o que fazem e pensam que saiem sempre impunes!! Pensam que por andar a conduzir mercedes topo de gama com as suas enormes barrigas, todos entupidos e quase a ter AVC´s são os melhores e se safam sempre!!!

Estes tipos têm muito pouco de honestidade e hombridade. Porque hei-de ser conivente com os "coitadinhos"?
  6.  # 6

Bom dia André, tenha calma senão ainda lhe dá um AVC a si 😅

Já enviou e-mail a solicitar a remoção da foto?

Parece-me que a sua indignação não é só sobre ieso. Teve algum desentendimento com a construtora?

Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: Iko, desofiapedro
  7.  # 7

Caro PedroRibeiro09,

Bom dia.

Não há qualquer desentendimento com a construtora, de facto!
    O que há é um abuso de confiança por parte desta em publicar fotografias do interior da minha propriedade em que se expõem imagens que em pouco abonam na privacidade que pretendo.
    Esta malta julga-se riquinha e que está acima de tudo e de todos! Esta falta de noção pelo respeito individual é que me tira do sério!
    No mínimo, e reitero, "no mínimo", eu deveria ter sido informado. E como é óbvio, nunca autorizaria as imagens do teor das que estão publicadas.
    Depois admiram-se que os nomes e estas atitudes sejam expostas na comunicação social...
  8.  # 8

Eu colocava os em tribunal e exigia ai uns 30000 euros de indemnização, no minimo
  9.  # 9

Colocado por: André_LobãoBom dia Caros,

Hoje deparei-me com uma fotografia da minha casa no anúncio da empresa de construção que me fez a obra, por forma a promover a respetiva empresa.

A minha questão é se esta situação é legal, uma vez que a propriedade é privada e não dei qualquer autorização para que a casa estivesse exposta num site de promoção de uma empresa de construção/imobiliária.

Obrigado.

Se não for da via pública é obviamente ilegal.
    Carta de advogado, já.
  10.  # 10

Colocado por: larkheEu colocava os em tribunal e exigia ai uns 30000 euros de indemnização, no minimo

30.000 não pode, a jurisprudência não vai nesse sentido. Mas é obviamente um dano indemnizável.
    Aliás, a minha sugestão ao autor do tópico é que faça já um print da página da net onde consta a foto (o dia fica marcado na própria folha) para efeitos de prova. Mas se o seu advogado souber o que faz, certamente já o terá feito.
  11.  # 11

Não é de todo da via pública. É do interior do terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beira Interior Power
  12.  # 12

Colocado por: Beira Interior Power

30.000 não pode, a jurisprudência não vai nesse sentido. Mas é obviamente um dano indemnizável.
    Aliás, a minha sugestão ao autor do tópico é que faça já um print da página da net onde consta a foto (o dia fica marcado na própria folha) para efeitos de prova. Mas se o seu advogado souber o que faz, certamente já o terá feito.

Print Screens efetuados. Obrigado pela dica!!
  13.  # 13

Energúmeno foi também quem à revelia fez anúncio na internet para vender uma propriedade minha.
    Sem contrato, nada. Nem autorizei verbalmente.
    Ele achava que se me chegasse com um comprador eu lhe dava a comissão.
  14.  # 14

Está tudo muito nervoso..

É falar com a empresa e eles retiram..

Mania das pessoas agora quererem indemnizações por tudo e por nada.. isso nem é cultura nossa, foi importada..
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Na_mouch
  15.  # 15

Braga V,

...mania é das pessoas pensarem que são donas de tudo e de todos e que passam sempre impunes...

Há pessoal que eu não entendo quando comenta aqui coisas como "...é por isso e por outras que estes empreiteiros, e outros, abusam e passam impunes... pois ninguém se queixa e ninguém faz nada...". Quando alguém os quer pôr na linha, os discursos são logo apaziguadores!

É preciso sim que este pessoal seja colocado no sítio. E a via que mais lhes dói é a indemnização... pois está malta vive dinheiro, dorme dinheiro, respira dinheiro... Ao ponto de se cortarem relações familiares com os próprios progenitores... Enfim!!! É a vida!

Depois, estes pseudo-empresários sentem-se muito ofendidos porque são sempre as vítimas a lutarem contra o sistema!!!

Haja paciência e cultura de meritocracia! Não de Chico Espertismo!

(...)
  16.  # 16

Colocado por: André_LobãoO problema é que a fotografia postada não é da vista da via pública. É de dentro do terreno e expõe alguma da privacidade que me é devida!!!

Quem é que vendo a fotografia saberá que é a sua casa?

Quem estiver com más intenções vai ao Google Earth e tem muito mais informação.
    Será que também está a pensar pedir indemnização à Google?
  17.  # 17

SEEING,

É uma questão de RESPEITO por património privado. Se o inergúmeno me tivesse solicitado, seria outra questão! Isto é abuso de confiança enquadrado em atividade indemnizável.

Este pessoal abusa sempre na época das vacas gordas. Quando estiverem na penumbra, é vê-los vergarem-se ao pessoal! Já não há pachorra para tamanha desonestidade.
  18.  # 18

Você deve ter algum problema com o empreiteiro e vem para aqui destilar ódio, tire uma férias que isso passa.
  19.  # 19

Colocado por: PickaxeVocê deve ter algum problema com o empreiteiro e vem para aqui destilar ódio, tire uma férias que isso passa.

(...) apesar de tudo o que eu escrevi ser verdade!!! Sendo que muitos que leram se revêem nas minhas letras...

O imobiliário em Portugal é um fenómeno estudado por várias entidades académicas e não só! Muito do que se passa neste meio, em Portugal, passa impune e até com contornos de facilitismo e posterior normalização de condutas, o que não é admitido em outras atividades económicas sob pena de repulsa e até criminalização. Não pode valer tudo!!!
    • Iko
    • 18 janeiro 2025

# 20

Se você um dia alugar a sua casa, e o seu inquilino colocar fotos nas redes sociais, como é que vai ser?

Atenção que eu até acho que você tem razão, mas que está a fazer uma tempestade num copo de água, está sim!!!

0.0220 seg. NEW