Iniciar sessão ou registar-se
    • PRDZ
    • 18 janeiro 2025

# 1

Boa noite,

possuiu um imóvel que faz parte de um grupo de imóveis dos anos 30, tendo certidão da câmara recente a indicar que é isento de licença de utilização. Tinha-me sido dito que um imóvel sem licença não poderia ser alugado legalmente, porém um dos vizinhos alugou recentemente o seu imóvel, que não só é idêntico ao meu como está na mesma situação de licença.

Pelo que entendo, um imóvel sem licença que está sem licença por ser anterior a 1951 pode ser alugado ? Já está alugado há 2 meses e para já ninguém disse nada, e tem contrato de arrendamento (perguntei ao inclino um dia deste porque surgiu em conversa). A menos que o contrato tenha sido feito apenas por fazer e nunca tenha sido oficialmente declarado, significa então que poderia vir a alugar também a minha casa ?
  1.  # 2

O termo técnico é "Arrendar".

Tem que ir às Finanças com esse certificado da câmara ( que atesta que o imóvel é anterior a 1951) para alterarem.
    Julgo que é o Modelo 1 para preenchimento.

E na conservatória como está o registo?
    Concordam com este comentário: fadadolar
    • size
    • 18 janeiro 2025

# 3

Colocado por: PRDZ

Pelo que entendo, um imóvel sem licença que está sem licença por ser anterior a 1951 pode ser alugado ?

Claro que pode. Apenas tem que fazer constar no contrato que a construção do imóvel é anterior a 1951.
    Concordam com este comentário: PRDZ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PRDZ
    • PRDZ
    • 18 janeiro 2025

# 4

Colocado por: PalhavaO termo técnico é "Arrendar".

Tem que ir às Finanças com esse certificado da câmara ( que atesta que o imóvel é anterior a 1951) para alterarem.
    Julgo que é o Modelo 1 para preenchimento.

E na conservatória como está o registo?

No modelo 1 do imi indica: "Prédio Não licenciado em condições muito deficientes de habitação" e noutra área da caderneta apenas indica que é anterior a 1951. Na cartografia da camara de 1942 já aparece o imóvel, não tendo 100% de certeza em relação ao ano exato da casa.

Teria que alterar o quê no modelo 1 do imi ?
    • PRDZ
    • 18 janeiro 2025

# 5

Colocado por: size

Claro que pode. Apenas tem que fazer constar no contrato que a construção do imóvel é anterior a 1951.
    Concordam com este comentário:PRDZ
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PRDZ

Ok, já fiquei esclarecido então.

0.0119 seg. NEW