Iniciar sessão ou registar-se
    • Kepe
    • 18 janeiro 2025 editado

# 1

Olá a todos

Estou num dilema em relação ás minhas descargas de água pluviais.

Tenho saídas de 110 mm da platibanda, não me perguntem o que se passou , porque eram para ser 90mm, agora tbm já não estou interessado em partir o murete para reduzir.

O proposto foi colocar umas descargas de agua com caixa e depois um tubo ( conforme imagem ), mas como duas descargas ficam na frente da casa acho que não fica esteticamente muito funcional.

Tubo em redondo ficaria melhor? Ou é uma diametro muito grosso, de 110 mm? Será fazer um tê e reduzir de 110 mm para 90 mm?

Obrigado pelas sugestões e ajuda.
      tee-de-inox-1-14-benecke1-f6ea840f79d188694816800927210813-480-0__01.png
      IMG_20250118_130845__01.jpg
      IMG_20250118_131308__01.jpg
    • sito
    • 18 janeiro 2025

# 2

Já agora, como leigo, deixo a pergunta se é possível (algo recomendável), logo desde o início da construção, conseguir esconder este tipo de escoamento de água pluviais (para evitar o impacto nas fachadas). Por exemplo, por dentro de uma parede?

Obrigado e peço desculpa "roubar" o tópico para esta pergunta.
    • Kepe
    • 18 janeiro 2025

# 3

Colocado por: sitoJá agora, como leigo, deixo a pergunta se épossível(algo recomendável), logo desde o início da construção, conseguir esconder este tipo de escoamento de água pluviais (para evitar o impacto nas fachadas). Por exemplo, por dentro de uma parede?

Obrigado e peço desculpa "roubar" o tópico para esta pergunta.

Sim é possível esconder, mas por opção escolhi pelo exterior.
    Hoje depois de ver onde elas ficaram secalhar tinha optado pelo interior e encaminhar as tubagens por uma zona técnica.
  1.  # 4

Este é mais um dos pormaiores dos nossos projetos.
    Raramente a arquitetura prevê os tubos de queda. É mais uma daquelas coisas que "depois em obra vê se"
    O engenheiro da especialidade mete os onde lhe apetece.
    O picheleiro faz como lhe dá na real gana.
    Tubos no interior da parede é estéticamente muito bonito mas tecnicamente uma bela ...
    Concordam com este comentário: Na_mouch, joaomgf
  2.  # 5

Kepe
    isso de reduzir ou aumentar não é assim ad hoc, o engenheiro das águas e esgotos tem que ter isso calculado conforme a superficie a drenar. pessoalmente tento nos projetos esconder mas muitas vezes opto por assumir e sinceramente não me parece que a estetica vá abaixo por isso. pinte o tubo á cor da fachada e siga, o que é bom mesmo é que a drenagem esteja eficaz.
    • Kepe
    • 18 janeiro 2025

# 6

Colocado por: marco1Kepe
    isso de reduzir ou aumentar não é assim ad hoc, o engenheiro das águas e esgotos tem que ter isso calculado conforme a superficie a drenar. pessoalmente tento nos projetos esconder mas muitas vezes opto por assumir e sinceramente não me parece que a estetica vá abaixo por isso. pinte o tubo á cor da fachada e siga, o que é bom mesmo é que a drenagem esteja eficaz.

Assumia esta caixa?? Da imagem.

Ou preferia assim como estava no projeto?

Eu acho que somente com tubo fica mais limpa a imagem, mesmo na cor do inox.
    O problema para mim agora prende-se como fazer a redução para 90 mm.
      IMG_20250118_131308__01__01.jpg
      Screenshot_20250118-210929.jpg
    • Kepe
    • 18 janeiro 2025

# 7

Colocado por: zedasilvaEste é mais um dos pormaiores dos nossos projetos.
    Raramente a arquitetura prevê os tubos de queda. É mais uma daquelas coisas que "depois em obra vê se"
    Tubos no interior da parede é estéticamente muito bonito mas tecnicamente uma bela ...
    Concordam com este comentário:Na_mouch

Concordo consigo e por isso é que optei por fazer por fora..até me lembro de alterar a minha opinião graças a um comentário seu.
  3.  # 8

E porque tem que fazer a redução para 90?
    110 fica assim tão trambolho na fachada?
    Eu tenho dois de 90 lado a lado e não desgosto
    • Kepe
    • 18 janeiro 2025

# 9

Colocado por: zedasilvaE porque tem que fazer a redução para 90?
    110 fica assim tão trambolho na fachada?
    Eu tenho dois de 90 lado a lado e não desgosto

Era isso que tinha receio.
    110 não fica muito forte?
    • SrR
    • 18 janeiro 2025 editado

# 10

Pode fazer com secção quadrada, ou colocar um capitel e reduzir a secção para 90, ou manter os 110, é ao gosto do freguês
  4.  # 11

Colocado por: Kepe

Era isso que tinha receio.
    110 não fica muito forte?

Não creio. Com a vantagem que tem mais caudal de escoamento.
    Passado 2 meses já nem vê os tubos na fachada
  5.  # 12

a primeira imagem parece-me bem mudava apenas a cor
    a segunda imagem para mim é muito bom
    • Kepe
    • 18 janeiro 2025

# 13

Colocado por: marco1a primeira imagem parece-me bem mudava apenas a cor
    a segunda imagem para mim é muito bom

Obrigado pela opinião.
    Vou assumir os 110 e seja o que deus quiser.

Marco fazendo um pouco de offtopic, o que acha desse cinza na fachada da porta de entrada?
      Screenshot_20250118-212557__01__01.jpg
    • Kepe
    • 18 janeiro 2025

# 14

Colocado por: zedasilva
    Não creio. Com a vantagem que tem mais caudal de escoamento.
    Passado 2 meses já nem vê os tubos na fachada

Isso tbm é verdade.

Mandava lacar a branco ou assumia o cinza do inox?

Obrigado pela vossa opinião.
  6.  # 15

esse cinza parece-me muito bem aplicado
    • sito
    • 19 janeiro 2025

# 16

Colocado por: zedasilvaEste é mais um dos pormaiores dos nossos projetos.
    Concordam com este comentário:Na_mouch,joaomgf

Alguém possui 2 ou 3 exemplos da coisa bem pensada? Estou a imaginar que a alternativa a ter a tubagem pelo interior seria tê-la exterior, mas por uma parede que mal se veja da maior parte dos angulos da casa? A mim ainda me faz alguma confusão ver estes "tubos" parede fora, e como ainda estou a começar, pode ser interessante planear já isto, ou pelo menos ter ideia de alternativas.

Noutra nota, temos água a entrar e a sair das nossas casas por dentro das nossas paredes internas. Qual a razão das águas pluviais não poderem ir parede dentro?
    • SrR
    • 19 janeiro 2025

# 17

Colocado por: sito

Alguém possui 2 ou 3 exemplos da coisa bem pensada? Estou a imaginar que a alternativa a ter a tubagem pelo interior seria tê-la exterior, mas por uma parede que mal se veja da maior parte dos angulos da casa? A mim ainda me faz alguma confusão ver estes "tubos" parede fora, e como ainda estou a começar, pode ser interessante planear já isto, ou pelo menos ter ideia de alternativas.

Noutra nota, temos água a entrar e a sair das nossas casas por dentro das nossas paredes internas. Qual a razão das águas pluviais não poderem ir parede dentro?
    mal feito podem criar condensações na tubagem e ainda algum problema na tubagem a água aparece dentro de casa, uma das últimas situações que apanhei foi uma fuga dessas mas foi o ralo em zinco k se desfez, foi a primeira vez k vi isso.
    Concordam com este comentário: joaomgf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  7.  # 18

Colocado por: sitoA mim ainda me faz alguma confusão ver estes "tubos" parede fora,

A mim faz-me confusão enviar para dentro de casa ou das paredes as águas pluviais.
    Há sempre a possibilidade de dar problemas, e não se esqueça que a temperatura no interior da tubagem é a temperatura exterior, o tubo tem que ser bem isolado.
    E esqueça as paredes exteriores para a passagem dos tubos, porque não dá.
  8.  # 19

Colocado por: zedasilvaTubos no interior da parede é estéticamente muito bonito mas tecnicamente uma bela ...
    porque ? Um tubo dentro de outro e pronto.
  9.  # 20

Ou entao umas bicas e pronto.

0.0213 seg. NEW