Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: SEEINGE qual o mal de ter 2cm de espessura de isolamento no encosto à caixilharia?

Faça o cálculo.

Colocado por: SEEINGo que nunca se faz.

Precisamente!
    Depois Portugal é o país com melhor clima e onde mais frio se passa no Inverno.

Colocado por: SEEINGEu só pretendia mostrar que não é fácil encontrar uma solução perfeita e parece-me bastante sensato que o DO abra a pestana e esteja atento, mesmo tendo um fiscal a ajudá-lo.

Claro. Totalmente de acordo.
    Mas é precisamente esse "abrir a pestana" que tento fazer.
    Conheço muitos Donos de Obra que nem Fiscal tinham porque o Empreiteiro "resolve tudo" e arranja alguém para preencher o livro de obra.

Muito mais do que os deveres, interessa-me passar a mensagem de que os Donos de Obra têm muitos direitos que desconhecem. Qual o mesmo modo e mais rápido para poderem conhecê-los? Ter ao seu lado, alguém que perceba da poda e zela pelos seus interesses.
    Do mesmíssimo modo de quando aparece aqui alguém com problemas legais. Aconselhámos a que procurem Advogado... e ainda nos insultam pelo conselho dado.
  2.  # 62

Colocado por: N Miguel OliveiraFaça o cálculo.

Não é minha função fazer contas. Não sou técnico de térmica 😉

Colocado por: N Miguel OliveiraAconselhámos

Ainda hoje o fiz para alguém que não conheço, que nunca vi e onde não vendi um simples parafuso!!
  3.  # 63

Colocado por: SEEINGSe o DO acha que algo está errado porque não deve informa-se?

Colocado por: fabsilNão. Isso é um básico dos básicos no ETICS.

Colocado por: powerPTAtualmente este fórum serve para quê mesmo?

Precisamente por isso.
    Se há dúvidas com este tipo de coisas, imagino o resto da casa.
    Como escreveram e bem: Gerir uma obra não é para todos.
    Eu tendo consciência disso, o que faria era precisamente baixar o nivel de DIY e procurar ajuda profissional de forma permanente na obra.

Posso sempre ajudar e perpectuar o DIY, como posso trabalhar na consciencialização do Dono de Obra para levar as coisas a bom porto.
  4.  # 64

Colocado por: fabsilNão. Isso é um básico dos básicos no ETICS.
    Mas se estivesse no papel deste utilizador, até acho que ele fez bem.
    Por, aqui, muita gente pode abrir a pestana.

Ora aí é que está.
    A "resposta" vai de encontro ao modo de como se fez a "pergunta".
    Cada caso é um caso.

Provavelmente no seu caso... as perguntas que eventualmente possa ter são respondidas por sí próprio ao ler as fichas técnicas dos manuais, ao falar directamente com o fonecedor e aplicador, projectistas, etc... Ou perguntando na net, o grau de complexidade da sua pergunta traz também respostas mais concretas e precisas.

Neste caso, pelo grau de complexibilidade da pergunta, ou falta dela melhor dizendo, o meu conselho é precisamente para que o Dono de Obra vá ao encontro de alguém com uma visão parecida ao que escreveu o user ZedaSilva. Senão, qual é a consequência prática desta discussão?

A malta diz, "tem que ser assim e assado por isto e aquilo".
    O Dono de Obra com esta informação, chega ao empreiteiro a queixar-se... e este dar-lhe-á a volta com uma pinta que nem é bom pensar. A obra prosseguirá como que se nada tivesse acontecido... É preciso conhecimento técnico para argumentar e capacidade de decisão para parar a obra se fôr preciso.

Nem todos os Donos de Obra são capazes disso, porque não são imparciais a ajuízar. Para isso existem os Fiscais.
    Pelo menos é a sensação com que fico neste caso:

Colocado por: Rui Manuel MagalhaesSó em grande obras é que andam com andaimes a sério . Ai pelas as aldeias é só disto

Colocado por: Rui Manuel MagalhaesProblema uma pessoa pagar e ninguém quer saber de nada .
    Uma pessoa reclamar e as empresas até fogem enfim

Colocado por: Rui Manuel MagalhaesUma pessoa reclama ainda tem a lata de ameaçar que vão embora da obra . Nunca antes visto em Portugal .
    Anda tudo a esta base .
    E a praticar valores que enfim

Colocado por: Rui Manuel MagalhaesAgora talvez tenha apostado na empresa errado.
    As empresas passam a vida a dizer há muito que fazer se não é nesta há outras e outras . E aborrece uma pessoa .
  5.  # 65

Colocado por: N Miguel OliveiraSer velhote traz experiência. Ser novo traz inovação.

E relativo.
    Ha velhos com 20 anos de experiencia que mais nao sao que 1 ano de experiencia repetido 20x.
    Como ha novos com 1 ano de experiencia e com a capacidade de inovacao de um velho de 60 anos.

Colocado por: powerPTAtualmente este fórum serve para quê mesmo?

Para criticar ora... para apontar o que esta bem ja existe a malta fora do forum :D
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 66

Colocado por: dmanteigas

E relativo.
    Ha velhos com 20 anos de experiencia que mais nao sao que 1 ano de experiencia repetido 20x.
    Como ha novos com 1 ano de experiencia e com a capacidade de inovacao de um velho de 60 anos.

Para criticar ora... para apontar o que esta bem ja existe a malta fora do forum :D
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Um fórum e para ajudar users . Nem todos sabemos .
    Só devemos respeitar opiniões
    Concordam com este comentário: fabsil
  7.  # 67

Colocado por: Rui Manuel MagalhaesUm fórum e para ajudar users . Nem todos sabemos .
    Só devemos respeitar opiniões

Percebo perfeitamente Rui.

Mas eu prefiro uma critica negativa brusca e mal educada mas que faca melhorar algo, do que varias palmadinhas nas costas a dizer que esta tudo bem. Principalmente em algo que nos e proximo e onde conseguimos ser tudo menos objetivos.

Se receber so varias criticas negativas, mal educadas e que nao melhoram nada... bem, tambem nao perde nada :)
  8.  # 68

Colocado por: Rui Manuel MagalhaesBoas
    Estou na fase de acabamento . Começar a colocar o capoto mas acho estranho não colocarem as buchas nas placas .
    Faz diferença em não colocar ?
    Cunprimentos
      IMG_0107.jpeg

A titulo informativo, o capoto ocupa toda a área da ombreira? A caixilharia vai ser aparafusada ao capoto? É normal ser assim?

Cumprimentos
  9.  # 69

claro que não
    o caixilho é fixo á alvenaria nas ombreiras e depois o capoto vira e "morre" no caixilho
    tem tanto coisa na net a explicar todos estes procedimentos inclusive manuais.
  10.  # 70

Colocado por: marco1claro que não
    o caixilho é fixo á alvenaria nas ombreiras e depois o capoto vira e "morre" no caixilho
    tem tanto coisa na net a explicar todos estes procedimentos inclusive manuais.

Era a ideia que tinha... mas como vi assim na imagem, questionei
  11.  # 71

Colocado por: marco1claro que não

Mas o perfil dos estores vai ser aplicado sobre o capoto certamente.
    Fica um maravilha, em termos de resistência :)
  12.  # 72

setevra
    está farto de ver aqui no forum essa temática e soluções, admira-me o seu comentário.
    isso da calha do estore varia das soluções e da propria localização (distancia) da calha em relação á janela, de qualquer maneira tem sempre soluções embutidas e apenas fixas mas com fixação adequada.

0.0251 seg. NEW