Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Nós compramos uma casa o ano passado e esta vem com um recuperador de calor q tem 2 saidas, uma para o hall de entrada e outra para o quarto principal.

(Não sei se importa mas os tubos passam por dentro do teto falso)

É a primeira vez que tenho um recuperador, mas eu acho q quase não aquece nada, e ao colocar a mão nas saidas fde calor apenas se sente uma leve brisa morna, embora o recuperador esteja em labaredas.

De lado, o recuperador tem 2 grelhas, uma embaixo a puxar ar frio, e uma em cima q liberta ar quente.

Eu abri uma porta que tem do lado da chaminé e reparei que o recuperador tem 2 tubos, um enorme, em aço que está a ferver, e outro mais fino que é mole e está frio.

Reparei também que tem lá uma zona, numa esquina em que sai muito ar quente (possivel fuga?).

Posto isto, é normal o tubo estar frio? É normal haver ar a sair de uma esquina? É normal apenas sair uma leve brisa morna das saidas de calor?

Agradeço em avanço
      PJMV-recuperador.jpg
  2.  # 2

Não é muito normal , tem foto do interior do recuperador ?

esse esquema é bonito mas é o normal dos recuperadores.
  3.  # 3

Meta aqui fotos do exterior de lado e de frente

E pelo interior foto para cima e para baixo. Meta o telefone na grelha e tire para cima e baixo, não deixe cair o telef lá dentro.

Só assim se conseguirá ajudar.

Alguns recuperadores têm ventiladores muito fracos e essas saídas de ar para outras divisões acabam por não ter ar nenhum pois não têm força. Quanto maior a distância, pior.
  4.  # 4

Obrigado pelas respostas.

Eu abri as 2 grelhas, em cima não tem nada, é apenas uma saida de calor.

A de baixo tem um caminho para a esquerda mas não consigo tirar fotos lá, para cima e para baixo não tem nada.

Nem consigo encontrar a ventoinha para mostrar.

Vou enexar as fotos.
      3.jpg
      2.jpg
      12.jpg
  5.  # 5

a segunda parte das fotos
      6.jpg
      5.jpg
      4.jpg
  6.  # 6

Esse tubo mole é onda saída dos ventiladores para os quartos/hall?
  7.  # 7

O ventilador do prorio recuperador deve ser muito fraco se quer maior calor nos quartos e partido do principio que não ve fugas de calor devia de instalar no tubo mole um ventilador deste genero

https://www.abranfogo.com/product/ventilador-de-distribucao-ar-quente-350-m3-h
  8.  # 8

Colocado por: larkheO ventilador do prorio recuperador deve ser muito fraco se quer maior calor nos quartos e partido do principio que não ve fugas de calor devia de instalar no tubo mole um ventilador deste genero

https://www.abranfogo.com/product/ventilador-de-distribucao-ar-quente-350-m3-h

Isso não vai provocar depressão no recuperador?
  9.  # 9

Que bela bosta de serviço aí está.

Essa lã de rocha toda exposta e vocês a respirar isso tudo que a lã liberta. Deviam tirar isso tudo fora...

Com grelha em baixo e grelha em cima, pela de cima tinha de sair calor pois esse tubo de exaustão fica estupidamente quente. Se não sai poderá estar a ir para a rua se for aberto na chaminé. (foto da possível abertura com a seta verde)

Se fosse meu, tirava toda a lã de rocha fora, aspirava bem aspirado, tirava o tubo que vai para cima e colocava um tubo simples de inox afinal de contas ali dentro vai estar muito calor não faz sentido nenhum estar isolado. E isolava com gesso e sisal a parte de cima no tubo/parede.

Mas da maneira que isso está eu não o ligava nem mais uma vez.
      recup2.jpg
  10.  # 10

Colocado por: taunus

Normalmente colocam esse motor a aspirar o ar de dentro da hotte, não tem nada a haver com o recuperador. Mas pode ser colocar a aspirar o calor das saídas superiores do recuperador não tem problema nenhum.
  11.  # 11

Colocado por: taunus

Vai ...

Mas o calor que vai para esta saída vem da indução provocada pelo fogo na chapa do recuperador e não tem contacto direto com o fogo , so poderá existir algum perigo no caso de fugas
  12.  # 12

Colocado por: larkheVai ...

Não vai pq não influencia o ar que está dentro do recuperador.

0.0167 seg. NEW