Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!

Eu estou interessada em comprar um terreno para construir uma casa. O terreno custa 55 000€.

Qual a taxa de IMT que vou ter que pagar?

Obrigada!

Emília
  2.  # 2

Pode usar este link por exemplo.
    Aconselho a utilizar a casa pronta.
    Sempre poupa uns euros.
  3.  # 3

O valor do IMT pode ser deduzido no IRS?
  4.  # 4

Colocado por: mafgodAconselho a utilizar a casa pronta.

Obrigada pela informação!
    Desculpe a minha ignorância, o que é a casa pronta?
  5.  # 5

O serviço Casa Pronta, disponibilizado pelos serviços do Ministério da Justiça, permite realizar de forma imediata todas as formalidades necessárias à compra e venda de casa (prédios urbanos), com ou sem recurso a crédito bancário, à transferência de um empréstimo bancário para compra de casa de um banco para outro ou à realização de um empréstimo garantido por uma hipoteca sobre a casa, num único balcão de atendimento.

Mais info.
  6.  # 6

o IMT não pode ser deduzido em IRS.
  7.  # 7

Boas

Nao interessa o quanto vai dar, mas sim qual o valor que o estado vai avaliar o mesmo.

Os terrenos também são valorizados por um coeficiente, ou seja 55 mil euros na foz do douro ou estoril é avaliado muito a cima do que um outro local.

Deixo-lhe um exemplo que espero que lhe seja util:

Não lhe vou dizer quanto paguei, no entanto digo-lhe que a média a onde comprei o terreno vale 250 euros/m2
    Comprei 352m2
    O estado avaliou-me o tereeno em 70.000 mil euros
    Vou ter que pagar ao estado - 260 euros/ano

Quanto ao site do IMT, desculpem mas é um mer.........

Depois diga algo
  8.  # 8

Colocado por: mafgodPode usar estelinkpor exemplo.
    Aconselho a utilizar a casa pronta.
    Sempre poupa uns euros.

Também dá para compra de terrenos?
  9.  # 9

Nao interessa o quanto vai dar, mas sim qual o valor que o estado vai avaliar o mesmo.

Eu vou comprar por 55 000€ mas as finanças avaliam em 47 000€.

Vou pagar IMT sobre que valor?
  10.  # 10

Boas ira pagar a taxa maxima visto que é para um terreno mais o imposto de selo que será outro tanto pelas minhas contas rondara os 4 mil euros não esquecendo tb o valor de escritura e todas as despesas associadas que claro no fim iram somar aos 4 mil
  11.  # 11

Ha e o valor base será sempre os 55000€ pois é o valor de aquisição esses 47000€ será o valor a ter em conta para o IMI que a percentagem varia de camara para camara e a sua respectiva zona
  12.  # 12

Boas

Aquilo que pagará não chegará ao 200 euros/ ano, no entanto passe nas finanças e coloque a questão que os mesmos lhe darão uma ideia de proximidade
  13.  # 13

Colocado por: Mi16rsHa e o valor base será sempre os 55000€ pois é o valor de aquisição esses 47000€ será o valor a ter em conta para o IMI que a percentagem varia de camara para camara e a sua respectiva zona

Penso que o IMI será pelo valor mais alto, se escriturar por 55 será sobre esse valor do IMI e não 47.
    •  
      FD
    • 16 março 2010

# 14

Terreno rústico paga 5% sobre 55.000€ = 2750€
    Terreno urbano paga 6,5% sobre 55.000€ = 3575€

0.0167 seg. NEW