Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Surgiu-me uma oportunidade de comprar uma moradia nova interessante numa pequena vila que deve ter umas 20 ou 30 moradias se tanto nela e tem comércio minimo, um cafézito e um micro mercado.

A 3km - 4km de distancia tenho a "civilização" pequena mas com tudo o que é preciso, boa comida, alguns hipermercados, qualidade de vida, boas praias, etc...

A minha questão de fundo é algum de vocês já se mudou de um apartamento de cidade onde tem tudo e decidiram ir morar para uma moradinha numa aldeia pacata muito simples mas que em poucos minutos de carro tem acesso a tudo e qual foi a vossa experiência.

Nós não temos filhos, logo não existe o tema arranjar escolas, atividades, etc...

Muito obrigado
  2.  # 2

Só vocês é que podem responder a tal, acho que é um tema muito individual.

Eu vou mudar nesse cenário, ainda que não seja uma aldeia com tão poucas casas. Porquê? Por que detesto cidade para morar, gosto de ir para lá trabalhar e ver "mundo" mas ao final do dia quero o meu refúgio sossegado. Já nem falo que fui criado no campo e sou muito influenciado pelas vivências passadas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, A. Madeira, fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
  3.  # 3

PowerPT realmente tem toda a razão.

O nosso ponto principal é que estamos fartos da cidade e de tudo o que isso acarreta, e a idade também já passa o meio século eheeh, então queremos mais tranquilidade e acima de tudo muito melhor qualidade de vida que honestamente não acredito que tenhamos.

No que toca a trabalho a minha esposa está totalmente em teletrabalho, eu faço teletrabalho em regime hibrido tenho que ir 1 ou 2 vezes por semana ao escritorio em lisboa, no entanto se precisar de ficar em casa 2 ou 3 semanas sem ir ao escritório também não é o fim do mundo.

Estamos a falar de uma distancia de 60km de lisboa...

Dai tentar perceber sobre experiências sobre quem mudou o que acharam, foi positivo, negativo, etc...
  4.  # 4

Colocado por: pribeiroA minha questão

Qual é o primeiro motivo que lhe passa pela cabeça, assim a frio sem pensar muito, para querer viver numa aldeia?
  5.  # 5

o que é bom para mim pode não ser para si e vice-versa.

porque em vez de dar o passo e comprar a moradia, não vai com mais calma e tenta alugar uma casa, se não nessa localidade, noutra semelhante. Se gostar da vida, então daqui a um ano ou dois, dá o salto e compra a casa.
  6.  # 6

Colocado por: pribeiromoradia nova interessante numa pequena vila

Nova ou reabilitada?
    Interessante em que aspeto?
    O preço é convidativo?
    Daqui a 5 anos quanto valerá essa moradia?
  7.  # 7

Colocado por: Nostradamus

Qual é o primeiro motivo que lhe passa pela cabeça, assim a frio sem pensar muito, para querer viver numa aldeia?

Assim a frio, é sair de um apartamento onde não temos o espaço que precisamos, o facto de estar num prédio com os problemas que isso acarreta a todos os niveis.

A cidade em geral tem um ambiente tendencialmente tóxico.

A moradia é numa aldeiazita porque na aldeia "maior" com alguma infraestrutura não existem moradias em condições de habitabilidade minima e os preços rondam o preço da moradia nova a estreia na tal aldeia menor.

Mas por outro lado fazer um percurso de 4 ou 5 minutos e ter acesso a tudo também não achamos ser o fim do mundo. ALém de que pode-se sempre pedir nos hipermercados online para entregarem em casa que também é interessante.

NO que toca á moradia é um T3 com 150m2 de area construida que é suficiente para o que precisamos e no exterior não é muito grande mas o suficiente para o conforto que gostariamos de ter no exterior.

Depois aquele contacto pessoal de aldeia, onde acabaremos por conhecer as pessoas sem o stress da cidade onde não existe tempo nenhum para nada e tudo acontece a correr.

Assim por alto acho que é isso.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

Realmente é uma excelente ideia, não tinha pensado em viver la um ano, mas tirar 2 ou 3 semaanas alugar por ali perto para ver se gostavamos, mas um ano parece-me bastante interessante.
  9.  # 9

Colocado por: zedasilva
    Nova ou reabilitada?
    Interessante em que aspeto?
    O preço é convidativo?
    Daqui a 5 anos quanto valerá essa moradia?

Boas,

Eu por norma prefiro casas novas se tiver capacidade financeira para as adquirir.

Neste caso concreto:

1) Moradia nova.
    2) Sim o preço é convidativo. Assim por alto deve estar a rondar o 2500 EUR por m2 e na outra aldeia deverá rondar os 3500 EUR por m2. Comparativamente é convidativo.
    3) Daqui a 5 anos, não gosto de fazer futurologia, mas não acredito que tenha grande valorização a não ser para quem der valor a isso. Mas também duvido que perca grande dinheiro. Mas isso lá está, vai depender da macroeconomia.
  10.  # 10

Colocado por: pribeiroDaqui a 5 anos, não gosto de fazer futurologia

Neste caso em concreto, tentar perceber a valorização que o imóvel poderá ter, pode ser um fator decisivo.

Colocado por: pribeironão acredito que tenha grande valorização

Porquê?
    O local não tem potencial para ser atrativo daqui a 5 anos?
  11.  # 11

Colocado por: zedasilva
    Neste caso em concreto, tentar perceber a valorização que o imóvel poderá ter, pode ser um fator decisivo.

Porquê?
    O local não tem potencial para ser atrativo daqui a 5 anos?

Eu até acho que daqui a 5 anos muitas pessoas não ver ter alternativa, a não ser morar a "60km de Lisboa".

Vai ser um verdadeiro luxo...
    •  
      NTORION
    • 20 janeiro 2025 editado

# 12

Tá visto que vai pra zona Oeste :P , 60km de Lisboa é mesmo a minha vila... resta saber se a aldeia tb é.

Tirando o vento, a qualidade de vida é boa, e há de tudo mais km menos km.
  12.  # 13

Zé,

Como é que eu vou perceber a valorização de um imovel numa aldeia, a unica coisa que vejo como valorização é o facto de existirem algumas moradias em construção a valores muito superiores a esta e tem as mesmas areas construidas na planta.

Por outro lado está a 4km de uma vila (com mais de 20k habitantes) e onde trás muito turismo no verão devido ás praias.

Assumindo que os preços na tal vila são bastante superiores para moradias, então existe margem de valor na tal aldeia para quem quiser comprar mais barato e estar num sitio mais sossegado mas ao mesmo tempo perto da vila onde tem tudo o que precisa.

Mas agora quantificar isso em valorização objetiva é muito dificil.
  13.  # 14

Colocado por: pribeiroAssim a frio, é sair de um apartamento onde não temos o espaço que precisamos, o facto de estar num prédio com os problemas que isso acarreta a todos os niveis.

Tem interesse em natureza/jardingem/agricultura? Projecta-se a fazer estas coisas? Ou é para ficar fechado em casa na sua tranquilidade e sossego?

Porque se o problema é mesmo sentir essa "claustrofobia" colectiva, e evitar o ambiente tóxico de cidade, por outro lado uma aldeia com 20 ou 30 casas pode parecer uma solução a curto prazo agradável, mas que longo prazo nunca se vai sentir verdadeiramente em casa.

A minha opinião é enviesada, mas quem quer viver numa aldeia com essas características, com "meia dúzia de casas" como a minha, é preciso ter também um certo gosto pela verdadeira vida do campo. Caso contrario acaba por trocar um mal por outro e psicologicamente pode vir a sentir-se meio exilado (ou em total liberdade)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, barreira, pribeiro
  14.  # 15

Colocado por: pribeiroZé,

Por outro lado está a 4km de uma vila (com mais de 20k habitantes) e onde trás muito turismo no verão devido ás praias.

Se duvidas existiam, agora muito menos. Falta de valorização, seguramente, não será problema.

Também aposto na zona Oeste. Maravilhosa! É meu pequeno sonho de consumo :)

Sinceramente, se não têm filhos (e mesmo que tivessem)... teletrabalho, etc...

Não me parece estarem a tomar uma má decisão. Daí a Lisboa, é um tiro.
  15.  # 16

Colocado por: NTORIONTá visto que vai pra zona Oeste :P , 60km de Lisboa é mesmo a minha vila... resta saber se a aldeia tb é.

Tirando o vento, a qualidade de vida é boa, e há de tudo mais km menos km.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pribeiro

Sim acertou,

A aldeia é no sobral da Lourinha e a vila é a lourinha ehehe.
  16.  # 17

Prepare-se para o clima do Oeste :-) húmido, mais frio que Lisboa, nevoeiros matinais...

E tb estou na zona, mas mais na zona da Malveira :-)

Engraçado que na A8, passando o cabeço de Montachique, é como se tivessemos dois climas :-)
  17.  # 18

Tem interesse em natureza/jardingem/agricultura? Projecta-se a fazer estas coisas? Ou é para ficar fechado em casa na sua tranquilidade e sossego?

Porque se o problema é mesmo sentir essa "claustrofobia" colectiva, e evitar o ambiente tóxico de cidade, por outro lado uma aldeia com 20 ou 30 casas pode parecer uma solução a curto prazo agradável, mas que longo prazo nunca se vai sentir verdadeiramente em casa.

A minha opinião é enviesada, mas quem quer viver numa aldeia com essas características, com "meia dúzia de casas" como a minha, é preciso ter também um certo gosto pela verdadeira vida do campo. Caso contrario acaba por trocar um mal por outro e psicologicamente pode vir a sentir-se meio exilado (ou em total liberdade)

Tenho interesse de ter uma vida sossegada e gosto muito da natureza, além disso como estaremos perto de uma vila que tem de tudo um pouco, iremos aproveitar muito mais a natureza, boa comida e acesso a praias a 10 minutos de casa. Acho que isso é bastante qualidade de vida.

Não estamos a pensar ficar "exilados" na casa da aldeia.

Acima de tudo é trocar a polvorosa da cidade pelo sossego do campo, com acesso a muitas atividades que por norma não temos a oportunidade de fazer.
  18.  # 19

Colocado por: pribeiroComo é que eu vou perceber a valorização de um imovel numa aldeia

Zona Oeste é por norma uma zona com potencial.
    Infelizmente a construção nem sempre tem a melhor qualidade e as casas acabam por ter no futuro algumas patologias.
    O ideal seria fazer uma avaliação técnica da moradia para que pudesse decidir com mais certezas
  19.  # 20

Colocado por: pribeiroA aldeia é no sobral da Lourinha

Os meus sogros têm uma casa bem perto dessa aldeia.
    Essa zona é uma zona com imenso potencial de valorização futura.
    Se a construção tiver alguma qualidade, e o valor for simpático, eu não pensava duas vezes

0.0194 seg. NEW