Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.

Sou novo aqui neste sítio.
    Queiram desculpar-me qualquer inconveniente na forma como poderei utilizar este fórum.

Tenho uma dúvida relativamente a uma situação que encontrei recentemente na fachada da minha moradia recentemente adquirida.
    A casa foi comprada há mais ou menos 11 meses e é uma construção nova.
    Acontece que o capoto (ETICS) aplicado apresenta algumas zonas com alguns defeitos que passo a explicar:

_ Segundo o arquiteto que promoveu o projeto, a casa chegou a ter uns frisos negativos em toda a volta para delimitar o rés do chão do primeiro andar. Entretanto, e por ter tido experiência negativa em outra obra que estava a decorrer em simultâneo, desistiu-se dessa ideia. Ora, ao que parece, em vez de se retirarem os frisos, os mesmos terão sido preenchidos com massa e nem sequer terá sido aplicada rede de fibra de vidro por cima, ou seja um barramento como deve ser!!

CONCLUSÃO: Em alguns percursos desses ditos frisos, ao longo da fachada, nota-se que a massa se está a exteriorizar, o que faz com que haja ali uma quebra no capoto (ETICS) e ligeiras fissuras. Não é coisa que aconteça em todo o percurso dos "frisos".

Ora, a minha questão é se com um barramento armado completo, à semelhança do que se faz quando se aplica o capoto (ETICS) pela primeira vez, será a solução para corrigir esta situação? E, em caso afirmativo, será necessário uma intervenção de barramento armado em toda a fachada ou apenas nas zonas dos ditos frisos, uma vez que o restante da fachada está em perfeitas condições?

Não sei se me fiz entender bem.

Fico desde já muito agradecido por qualquer opinião que me possam dar.

Escusado será dizer que já ninguém sabe do paradeiro do empreiteiro...
  2.  # 2

Pode colocar fotos?

Salvo melhor opinião, o barramento armado terá uma espessura não desprezível para ser eficaz.
    Por isso, irá notar onde foi feito se não o fizer na fachada toda.
  3.  # 3

Boa noite,

Também tenho interesse neste post.
    Se alguém puder ajudar seria ótimo.
  4.  # 4

Colocado por: JFreitas007Ora, ao que parece, em vez de se retirarem os frisos, os mesmos terão sido preenchidos com massa e nem sequer terá sido aplicada rede de fibra de vidro por cima, ou seja um barramento como deve ser!!

O que eu faria:
    1º Arrancar os frisos com cuidado de forma a descobrir a rede de fibra de vidro que estará por cima e por baixo do friso.
    2º Preencher o local onde estava o friso com espuma de poliuretano de baixa expansão.
    3º Cortar o poliuretano rente ao isolamento já existente.
    4º Fazer um primeiro barramento sobrepondo na rede por cima e por baixo "descoberta" no ponto 1º.
    5º Fazer um barramento armado completo em toda a superfície que ficaria neste caso também por cima do primeiro barramento na zona do frio.
    6º Aplicar o revestimento final do sistema ETICS ou uma pintura.
  5.  # 5

Bom dia SEEING,

Obrigado pela informação.

A aplicação do barramento armado e da rede, com os devidos passos completos até à execução final, sem arrancar os frisos, é insuficiente para cobrir/reparar essas imperfeições dos ditos frisos? A situação que descrevo não se verifica em toda a "linha" dos frisos.

Um barramento armado bem executado tem a capacidade suficiente para esta correção que pretendo? Ou seja, as massas e a rede são suficientemente robustas para o efeito?

JF
  6.  # 6

Colocado por: JFreitas007A aplicação do barramento armado e da rede, com os devidos passos completos até à execução final, sem arrancar os frisos, é insuficiente para cobrir/reparar essas imperfeições dos ditos frisos?

Não acredito que seja suficiente até porque o facto de ter o friso preenchido com argamassa vai criar um diferente nível de absorção de água nesse local o que implica que se vá sempre notar diferença.

Colocado por: JFreitas007A situação que descrevo não se verifica em toda a "linha" dos frisos.

Com o tempo parece-me que se vá acabar por notar. Como disse o facto de ter mais absorção de água nesse local, demorar mais tempo para secar, no tempo vai acabar por se notar no revestimento final.

Mas é apenas a minha opinião!
    Se alguém lhe garantir que elimina definitivamente o problema com um barramento completo por cima, é avançar 🤷‍♂️
  7.  # 7

SEEING,

Obrigado.

Vou esperar por mais opiniões, não que a sua não esteja a ser por mim valorizada, mas para ter um leque de opiniões mais abrangente por, eventualmente, foristas que já tenham experiências similares.

Até porque me parece ser um investimento um pouco avultado!!
  8.  # 8

Colocado por: SEEINGCom o tempo parece-me que se vá acabar por notar. Como disse o facto de ter mais absorção de água nesse local, demorar mais tempo para secar, no tempo vai acabar por se notar no revestimento final.

Disto não se vai livrar.
    Esteticamente até pode conseguir desfaçar a imperfeição mas num futuro próximo vai ter aí uma zona do revestimento com uma coloração diferente.
  9.  # 9

Colocado por: zedasilva
    Disto não se vai livrar.
    Esteticamente até pode conseguir desfaçar a imperfeição mas num futuro próximo vai ter aí uma zona do revestimento com uma coloração diferente.

zedasilva,

Bom dia.

Se o problema maior for a coloração diferente, não é nada que me aborreça!! Basta efetuar os acabamentos finais da fachada com cor clara que sempre favorecerá o disfarce de qualquer descoloração iminente!
  10.  # 10

Colocado por: JFreitas007

zedasilva,

Bom dia.

Se o problema maior for a coloração diferente, não é nada que me aborreça!! Basta efetuar os acabamentos finais da fachada com cor clara que sempre favorecerá o disfarce de qualquer descoloração iminente!
  11.  # 11

Colocado por: JFreitas007Se o problema maior for a coloração diferente,

A coloração vai resultar dos diferentes níveis de absorção de humidade. Quanto mais claro for o barramento mais essa mancha se irá notar.
  12.  # 12

Colocado por: zedasilva
    A coloração vai resultar dos diferentes níveis de absorção de humidade. Quanto mais claro for o barramento mais essa mancha se irá notar.

OK zedasilva.

Então deverei utilizar cores mais escuras!!
  13.  # 13

Mas a calha está perfeita?
    Não será preferível retirar o seu preenchimento a assumi-la com um novo barramento mas feito em condições?

0.0110 seg. NEW