Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Vivo em Almada em um prédio em que a minha fração de garagem é individual, ou seja, todas as garagens, tanto a minha como a dos restantes moradores são separadas por parede e têm portão individual.
    Por razões profissionais, montei na minha garagem um mini, ou antes, micro ginásio porque por razões profissionais tenho obrigatoriamente que praticar desporto. O mesmo consiste em uma bicicleta spinning e um saco de boxe.
    Raramente dou uso ao mini ginásio, sendo que será mais no inverno quando o tempo não permite que faça desporto outdoor e mesmo assim só lá vou uma ou duas vezes por semana.
    Em termos de ruído posso afirmar que é quase nulo e em termos de comparação é menor do que alguém a aspirar.
    Contudo prefiro colocar o mini ginásio na garagem do que em casa para não correr o risco dos vizinhos se queixarem de possíveis ruídos ou vibrações.
    Para não haverem pedras a deitar à cara, não utilizo a luz da garagem quando uso o ginásio, tendo comprado um projetor de iluminação que recarrego em casa com a minha eletricidade.
    Apesar de já ter reparado que vizinhos utilizam a luz da garagem para fazerem trabalhos de bricolage, entre outras coisas, prefiro não me meter em polémicas e utilizo a minha luz.

Na vossa opinião, há alguma coisa que os vizinhos ou administração de condomínio se podem queixar em relação a mim?
  2.  # 2

Face ao que descreve, não. Acho que não devia ter problemas em usar a iluminação existente. Se fizer as contas vai ver que é um custo ridículo, especialmente se for uma lâmpada led...
    Felicidades
  3.  # 3

não deixa de ser estranho que as boxes utilizem a luz geral do condominio. sendo boxes deviam ter luz proria agregada á fração.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Se tivesse um aquecedor, era capaz de notarem a diferença.

Se for só uma luz enquanto treina, eu nem me chateava a andar com focos... O custo é minimo se for uma lampada LED como já lhe disseram.

Assumindo que é uma daquelas de 5/6watts, numa tarifa normal, tem que ter a luz ligada umas 150 horas para gastar 1kw.... Que custa a astronómica quantia de 15/20 centimos. Se fosse um aquecedor é que já podia estar a gastar o dobro disso por hora e ai iam notar.
  5.  # 5

A lâmpada que tenho na garagem e que presumo ser igual às dos restantes vizinhos, não é led. Não sei o nome em específico, mas é daquelas cumpridas, daquelas que se utilizam muito no teto das cozinhas. Independentemente disso prefiro utilizar o meu foco, para não ouvir bocas nas reuniões de uso indeciso da fração da garagem. Sim, porque numa reunião anterior uma vizinha queixou -se que um outro vizinho não utilizava a garagem de forma devida, porque a garagem é para colocar e tirar o carro e nada mais.
  6.  # 6

Colocado por: Riclifnquanto treina, eu nem

Se quer que lhe diga, acho que faz bem só para não se chatear, embora concorde com o que já foi dito pelos restantes users que já lhe responderam.
    As pessoas ( os seus vizinhos) falam de mais, mas não é só eles, pois eu também já me deparei com ma situação dessas no meu prédio de alguém a reclamar por um vizinho utilizar a luz do prédio para aspirar o carro ou por fazer lá a revisão ao carro fazendo que tenha de estar com a luz ligada.
    Se realmente fizessem os cálculos iam ver que o valor é irrisório.
  7.  # 7

Podem sempre alegar que não estás a dar o devido uso à tipologia e queixarem-se... Os meus implicariam.

Acho que se todos os condóminos tem luz do prédio na garagem deles, eu usava a luz geral.
  8.  # 8

Mas o que será dar a devida utilização à garagem? Colocar e tirar o carro? E já agora durante quanto tempo? Também existe tempo estipulado? Se as pessoas fossem nos seus apartamentos tao rigorosos com as regras e bons costumes de como são com o uso das garagens, decerto não haveriam tantos problemas entre vizinhos por ruídos fora de horas, etc. O ser humano por regra é muito preocupado com o que acham que os outros estão a fazer mal, mas quando se vêm ao espelho, disfarçam ao máximo para não verem os seus erros. Por isso eu prefiro usar o foco de luz.
  9.  # 9

Colocado por: RiclifA lâmpada que tenho na garagem e que presumo ser igual às dos restantes vizinhos, não é led. Não sei o nome em específico, mas é daquelas cumpridas, daquelas que se utilizam muito no teto das cozinhas. Independentemente disso prefiro utilizar o meu foco, para não ouvir bocas nas reuniões de uso indeciso da fração da garagem. Sim, porque numa reunião anterior uma vizinha queixou -se que um outro vizinho não utilizava a garagem de forma devida, porque a garagem é para colocar e tirar o carro e nada mais.

Se eu ligasse ao que os meus vizinhos dizem, nem na minha casa mandava..... Chegaram a dizer-me que tinha que lhes ter pedido autorização para ter o cão, cão que já eu tinha quando comprei a casa lol

Quando se tem vizinhos é preciso perceber que alguns são desocupados, e gostam de enfiar o nariz na vida dos outros.

No seu caso, a única coisa que pode gerar incómodo será o cheiro e eventualmente o barulho. O facto de ser mais baixo que um aspirador, não quer dizer que não incomoda. Um saco de boxe, dependendo como está fixo, a ser batido pode provocar vibrações que se sentem bem mais nas habitações que um aspirador. É como a saltos altos por exemplo. Um salto alto da vizinha de cima, não fará tanto barulho como o aspirador a trabalhar, contudo eu sinto bem mais os saltos. E óbvio que o suor do treino deixa cheiro que pode não ser agradável aos outros... Acho que as suas chatices podem mais vir por ai.
  10.  # 10

Cheiro não há. Não há hipóteses de haver cheiro porque a aragem de ar que entra na garagem não permite a acumulação de cheiros. Cheiro aguento eu quando algum dos vizinhos tira o carro da garagem e o deixa a trabalhar nas áreas comuns da garagem e eu a respirar aquele combustível todo. Em termos de vibração do saco de boxe, comprei um suporte já por causa disso. Ou seja, não está preso a um suporte de parede, mas sim a um daqueles que estão no chão. Por isso a vibração vai toda para o chão e nunca para paredes ou teto.
  11.  # 11

Colocado por: RiclifCheiro não há. Não há hipóteses de haver cheiro porque a aragem de ar que entra na garagem não permite a acumulação de cheiros. Cheiro aguento eu quando algum dos vizinhos tira o carro da garagem e o deixa a trabalhar nas áreas comuns da garagem e eu a respirar aquele combustível todo. Em termos de vibração do saco de boxe, comprei um suporte já por causa disso. Ou seja, não está preso a um suporte de parede, mas sim a um daqueles que estão no chão. Por isso a vibração vai toda para o chão e nunca para paredes ou teto.

Não quero ir contra si, mas os suportes no chão sentem-se em cima... O meu vizinho do RC, tem um porta paletes com rodas daquelas de plastico rigido, e eu ouço aquilo rolar 3 andares acima... Também nada esta preso às paredes. Depende muito da construção.

Não estou contra si ou dizer que você não pode. Só estou a dizer que a ouvir algo, eu via mais por ali. Quem se queixe do cheiro do seu treino, pode queixar do cheiro dos carros também como você. E queixar vale o que vale. Não quer dizer que não pode.
  12.  # 12

E quer comparar um poeta paletes que já por si é pesado e que carrega ainda por cima com objetos ainda mais pesados e que ainda por cima se desloca? O saco de boxe está preso a um suporte, mas os socos não são dados diretamente no suporte,.mas sim no saco. Vibração a passar do saco para o suporte são mínimas. Mesmo assim o ruído é feito durante o dia. E existem tantas pessoas que o fazem à noite e madrugadas em jantares e convívios que não deixam ninguém dormir
  13.  # 13

Colocado por: RiclifE quer comparar um poeta paletes que já por si é pesado e que carrega ainda por cima com objetos ainda mais pesados e que ainda por cima se desloca? O saco de boxe está preso a um suporte, mas os socos não são dados diretamente no suporte,.mas sim no saco. Vibração a passar do saco para o suporte são mínimas. Mesmo assim o ruído é feito durante o dia. E existem tantas pessoas que o fazem à noite e madrugadas em jantares e convívios que não deixam ninguém dormir

O meu exemplo não foi comparativo de nada, só o referi que não é por ser no chão que não faz barulho. Eu não faço ideia do que você tem montado como é óbvio. Só lhe disse que se ouvisse alguma coisa PODIA ser por ai... não quer dizer que seja. Passe bem
  14.  # 14

Caríssimo. Obviamente que o uso do saco faz barulho, como os sapatos de alguém que caminhe também fazem. Passe bem
  15.  # 15

Colocado por: Riclif
    Na vossa opinião, há alguma coisa que os vizinhos ou administração de condomínio se podem queixar em relação a mim?

Meu estimado, primeiramente importa atentar ao que dimana do nº 1 do art. 1430º do CC: "A administração das partes comuns do edifício compete à assembleia dos condóminos e a um administrador". Portanto, o administrador está descartado.

Quando à utilização da garagem, importa atendar ao disposto no art. 1305º do CC: "O proprietário goza de modo pleno e exclusivo dos direitos de uso, fruição e disposição das coisas que lhe pertencem, dentro dos limites da lei e com observância das restrições por ela impostas".

Estes limites têm-se elencados no nº 2 do art. 1422º do CC que estatui:
    "É especialmente vedado aos condóminos:
    a) Prejudicar, quer com obras novas, quer por falta de reparação, a segurança, a linha arquitectónica ou o arranjo estético do edifício;
    b) Destinar a sua fracção a usos ofensivos dos bons costumes;
    c) Dar-lhe uso diverso do fim a que é destinada;
    d) Praticar quaisquer actos ou actividades que tenham sido proibidos no título constitutivo ou, posteriormente, por deliberação da assembleia de condóminos aprovada sem oposição".

Que dizer?

As al. a) e b) não nos aproveitam;

A al. c) não se lhe aplica porquanto, não está a dar uso diverso à fracção autónoma (vide nº 1 deste preceito). A garagem, como uma sala ou um quarto é um cómodo que integra a fracção e a alteração do uso do mesmo insere-se no direito de uso e fruição (vide aqui: https://apropriedadehorizontal.blogspot.com/2023/03/o-fim-o-uso-fruicao-e-disposicao.html). Sobre o uso da garagem para outro fim que não o de parqueamento, vide aqui: https://apropriedadehorizontal.blogspot.com/2021/06/usar-garagens-para-outros-fins.html

Por uso, entende-se o direito de serventia do cómodo para a satisfação das necessidades do seu proprietário. Por exemplo, se a fracção possui uma cozinha, pode naquele espaço confeccionar alimentos.

Por fruição, entende-se o direito de tirar o proveito mais vantajoso do cómodo para o gozo pessoal do seu proprietário. Por exemplo, se a fracção possui 3 quartos, só necessitará de um para pernoitar. Destarte, nada obsta a que possa usar os outros 2 para outros fins (biblioteca, ginásio, escritório etc.).

No que concerne à al d), se a assembleia de condóminos pretender vedar a prática de determinadas actividades, entre as quais, a que pretende executar, carece a deliberação da aprovação por maioria (51% do capital investido, ou seja, 51 ou 501 votos, consoante de delibere em % ou ‰) sem oposição. Portanto, basta um voto contra para obstar qualquer tentativa de constranger o seu legitimo desiderato.

Finalmente, também nada obsta a que se possa servir da energia havida na garagem, sem mais constrangimentos...

https://apropriedadehorizontal.blogspot.com/
  16.  # 16

Caro happy hippy.
    Agradeço a sua intervenção tão específica e elaborada.

Pelo que entendi, posso utilizar o meu espaço de garagem para fazer as atividades que aqui referi, utilizando inclusivamente a luz do meu espaço da garagem, certo?
    Concordam com este comentário: happy hippy

0.0141 seg. NEW